Novembro 2013

Evento é realizado pelo Ministério das Cidades

Capital recebe especialistas em transporte urbano. (Foto: Gaúcha)

Nesta segunda-feira (02/12), Porto Alegre recebe o Seminário de Sensibilização para a Política e o Plano de Mobilidade Urbana, promovido pela SEMOB - Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, na Assembleia Legislativa do Estado. O encontro faz parte do Programa Capacidades, do Ministério das Cidades, que visa divulgar a política nacional de mobilidade, propagar conhecimentos mais aprofundados sobre o tema e dar subsídios técnicos aos municípios para a elaboração de seus planos.

Compartilhe

Novo site do programa reúne informações e eventos globais

Conhecimento partilhado é combustível para novas e melhores ideias. Com este foco, o SOLUTIONS (Sharing Opportunities for Low Carbon Urban Transportation) pretende apoiar o intercâmbio de soluções inovadoras e sustentáveis de mobilidade urbana entre cidades da Europa, América Latina e do Mediterrâneo. O projeto, realizado pela União Europeia em parceria com a EMBARQ Brasil, reúne consultores, organizações, cidades e especialistas envolvidos em problemas e soluções de transporte em nível global.

Compartilhe

Cidade optou em trocar VLT por sistema de ônibus rápidos

São José dos Campos (SP) será a mais nova cidade brasileira a contar com um sistema BRT (Bus Rapid Transit). O anúncio foi feito nesta segunda-feira (25/11) pelo prefeito Carlinhos Almeida. A obra será custeada com os R$ 800 milhões previstos inicialmente para o projeto VLT - Veículo Leve sobre Trilhos, que acabou sendo substituído em conversa com o Ministério das Cidades.

Compartilhe

Frank Wefering troca experiências com especialistas da EMBARQ Brasil

A Política Nacional de Mobilidade Urbana, aprovada em 2012, propõe novos modelos e prioridades para a mobilidade dos brasileiros. Com o intuito de apontar diretrizes para a construção de um plano eficiente e sustentável, o especialista alemão Frank Wefering esteve com a equipe da EMBARQ Brasil, neste final de semana, em Porto Alegre.

Compartilhe

Reunião aconteceu em São Paulo

Especialistas reunidos em SP. (Foto: EMBARQ Brasil)

O Brasil vive um momento único de desenvolvimento e obras viárias voltadas para a mobilidade de seus cidadãos. Com isso em vista, a Embaixada Britânica no país promoveu uma mesa-redonda, na tarde desta quinta-feira (21/11), entre empresários, especialistas e representantes do governo municipal e estadual de São Paulo para discutir sobre oportunidades e desafios.

O encontro contou com a participação do Ministro-adjunto Britânico de Transportes, Robert Goodwill; John Parkinson, diretor do Departamento de Transportes do Reino Unido; John Droddell, cônsul-geral da Embaixada Britânica, entre outros tomadores de decisão no cenário anglo-brasileiro.

Compartilhe

Em Teresina (PI), atividade reuniu em torno de 15 participantes

Nessa quarta-feira (20/11), coordenadores do projeto Road Safety in 10 Countries – Vida no Trânsito realizaram nova oficina com jornalistas, dessa vez em Teresina (PI). O objetivo das oficinas é debater a qualidade das coberturas midiáticas relacionadas a acidentes de trânsito e fornecer informações aos jornalistas com o intuito de qualificar as matérias produzidas naquela capital.

Compartilhe

Iniciativa é da Assembleia Legislativa do RS

A Comissão Especial de Mobilidade Urbana da Assembleia Legislativa do RS debaterá, nesta segunda-feira (25), políticas públicas e metodologias para elaboração planos de mobilidade urbana. A audiência pública, intitulada de Como fazer um plano de mobilidade urbana - experiência europeia, ocorre no Plenarinho da Assembleia Legislativa (Praça Marechal Deodoro, 101, 3º andar) em Porto Alegre, a partir das 14h30.

Compartilhe

Cidade vencedora será conhecida em Washington durante premiação

O Institute for Transportation and Development Policy (ITDP), em parceria com o Comitê Diretor do Sustainable Transport Award (STA – Premiação do Transporte Sustentável), anunciou as quatro cidades finalistas: Buenos Aires, Argentina; Indore, Índia; Lanzhou, China; e Suwon, Coreia. A EMBARQ, o centro de transporte sustentável e planejamento urbano do World Resources Institute (WRI), é um dos membros do Comitê Diretor do STA.

Compartilhe

EMBARQ apresentará práticas internacionais

BRT de Santiago de Cali, Colômbia. (Foto: David Rendón)

O diretor de Pesquisa & Prática da EMBARQ , Dario Hidalgo, conduzirá um webinar focado em práticas de financiamento para políticas e programas de transporte urbano, no dia 10 de dezembro, terça-feira. A reunião virtual iniciará às 21 horas, horário de Washington D.C. (meia-noite em Brasília), e será aberta ao público, que deve realizar cadastro prévio.

Compartilhe

Obras iniciam no próximo ano

Projeto do BRT da capital baiana (Divulgação | Prefeitura de Salvador)

O prefeito de Salvador (BA), ACM Neto, apresentou, na última semana, detalhes sobre o primeiro BRT (Bus Rapid Transit) da capital baiana, que ligará a estação da Lapa à região do Iguatemi. O trecho de 8,6 km contará com vias exclusivas de ônibus articulados e climatizados, três viadutos, cinco elevados e nove estações. O tempo gasto no trajeto passará para 16 minutos. A previsão da prefeitura é que as obras sejam iniciadas em abril de 2014 e sejam finalizadas no início de 2016.

Compartilhe

Evento discutiu diretrizes para um bom plano

Parauapebas, Pará. (Foto: Anderson Souza)

A cidade de Parauapebas (PA) recebeu a última edição do Seminário de Sensibilização para a Política e o Plano de Mobilidade Urbana, promovido pelo Ministério das Cidades, através da SEMOB - Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, nesta quarta-feira (13). O encontro faz parte do Programa Capacidades que tem o objetivo de divulgar a política nacional de mobilidade, propagar conhecimentos mais aprofundados sobre o tema e dar subsídios técnicos aos municípios para a elaboração de seus planos. A EMBARQ Brasil é parceira da SEMOB e fornece apoio técnico ao programa.

Compartilhe

Bolsa internacional tem foco em eficiência energética e transporte sustentável

Dr. Leon J. Scheeper (foto), co-fundador da EMBARQ. (Foto: EMBARQ)

Estão abertas as inscrições para a Lee Schipper Memorial Scholarship para Transporte Sustentável e Eficiência Energética. A bolsa, viabilizada em parceria entre a Família Schipper e a rede EMBARQ, o centro de transporte sustentável e planejamento urbano do World Resources Institute (WRI), irá premiar dois extraordinários candidatos com até dez mil dólares cada para avançar em pesquisas transformadoras relativas ao campo do transporte eficiente e sustentável.

Compartilhe

Especialistas ministram palestras e sessões em Varsóvia

Durante as próximas duas semanas (11 a 22), a Rede EMBARQ participa da 19ª edição da Conferência das Partes - COP 19, da Convenção de Mudanças Climáticas das Nações Unidas - UNFCCC, em Varsóvia, na Polônia. Diversos especialistas renomados da EMBARQ, o programa de transporte sustentável e planejamento urbano do World Resources Institute (WRI), palestram na conferência e em eventos paralelos. No domingo (17), designado o Dia do Transporte na COP 19, a EMBARQ vai liderar duas das quatro sessões focadas em transporte sustentável.

Compartilhe

EMBARQ Brasil organizou visita técnica ao BRT de Brasília

Técnicos do Ministério das Cidades são guiados pelo Consórcio BRT Sul em visita organizada pela EMBARQ Brasil. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

A convite do Ministério das Cidades, a EMBARQ Brasil organizou, na segunda-feira (11), visita técnica às obras do Expresso DF, o primeiro sistema BRT (Bus Rapid Transit) de Brasília, no Distrito Federal. Na ocasião, 15 técnicos do Ministério tiveram a oportunidade de conhecer, in loco, a execução do Eixo Sul, trecho de 35km que liga o Plano Piloto às cidades de Gama e Santa Maria.

Compartilhe

Sistema atingiu um ponto global de inflexão

O BRT TransOeste, no Rio de Janeiro. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

O sistema BRT – Bus Rapid Transit, um modal de transporte coletivo por ônibus eficiente e de qualidade, pode reduzir o tempo de deslocamento, diminuir as emissões de gases do efeito estufa e, em geral, melhorar a qualidade de vida das pessoas. Hoje, 166 cidades em todo o mundo utilizam sistemas BRT e corredores do ônibus – em 2002, quando a EMBARQ foi fundada, eram apenas 45 delas. A EMBARQ, centro de transporte sustentável e planejamento urbano do World Resources Institute (WRI), tem desempenhado um papel importante na intensificação do conceito de BRT para cidades de todo o mundo.

Compartilhe

Mobilidade urbana e desenvolvimento sustentável serão foco

Rachel Biderman durante reunião em SP. (Foto: EMBARQ Brasil)

A rede de cooperação Conexões do Rio Pinheiros realizou seu segundo encontro nesta terça-feira (05/11), em São Paulo. Formado por lideranças empresariais, instituições de pesquisa e gestores públicos, o grupo quer impulsionar a criação de políticas públicas em prol da mobilidade e do desenvolvimento sustentável na região.

Compartilhe

Equipe da EMBARQ Brasil foi recebida pelo deputado Vinicius Ribeiro
Vinicius Ribeiro e equipe da EMBARQ Brasil. (Foto: AL-RS)

O presidente da Comissão Especial da Mobilidade Urbana da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o deputado estadual Vinicius Ribeiro, recebeu, em seu gabinete nesta terça-feira (05/11), a equipe de Relações Estratégicas da EMBARQ Brasil. O encontro foi fundamental para fortalecer o trabalho conjunto com o objetivo de qualificar as políticas de mobilidade urbana do estado.

Compartilhe

Município receberá auxílio em seu plano de mobilidade
Foto: Prefeitura / Antônio Basílio

A Prefeitura de São José dos Campos (SP) está empenhada em qualificar a mobilidade de seus cidadãos. Nesta segunda-feira (04/11), o prefeito Carlinhos Almeida deu o primeiro passo para firmar parceria com a EMBARQ Brasil em busca deste objetivo. O prefeito recebeu as diretoras da EMBARQ Brasil, Rejane D. Fernandes e Daniela Facchini, ao lado do secretário de Transportes, Wagner Balieiro, e da engenheira Athanasia Michalopoulos.

Compartilhe

Evento reúne pesquisadores até o fim da semana
Prefeito Coutinho realizou abertura do encontro. (Foto: ANPET)

Durante esta semana (04 a 08/11), a ANPET - Associação de Pesquisa e Ensino em Transportes em conjunto com a Universidade Federal do Pará - UFPA, e a Universidade da Amazônia - UNAMA, realizam o XXVII ANPET - Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, em Belém (PA). Em sua primeira edição na região norte do país, o evento reúne cerca de 500 pesquisadores da área que apresentam 250 artigos técnicos e científicos. O prefeito Zenaldo Coutinho participou da cerimônia de abertura, realizada no final da tarde desta segunda-feira.

Compartilhe

"Aqui & Agora" traz novos conteúdos mensalmente

A EMBARQ Brasil anuncia seu novo canal de comunicação e conteúdo. É a newsletter Aqui & Agora, que foi pensada para que você acompanhe nossas principais ações e notícias sobre mobilidade urbana. A publicação nasce com a missão de compartilhar informações interessantes sobre o trabalho da EMBARQ Brasil e de seus parceiros no governo federal, na sociedade civil e nas cidades brasileiras, dentro do escopo do transporte, da mobilidade e do desenvolvimento urbanos.

Compartilhe

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se

Blogs