Outubro 2013

Sistema entra em operação no próximo ano
Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil

Passam-se alguns anos entre o momento da tomada de decisão pela implantação de um sistema BRT (Bus Rapid Transit) e o dia da sua inauguração. Em Belo Horizonte foram centenas de reuniões, estudos, planejamento e obras. Muitas obras. Tudo para proporcionar à cidade um sistema de transporte coletivo de alta capacidade, rápido, eficiente, capaz de conectar longas distâncias, confiável e, acima de tudo, sustentável. Este esforço construído com tempo e trabalho será posto a prova em 2014, quando o Move, o BRT de BH, passar a circular pela cidade. Por reconhecer a importância estratégica do primeiro dia de operações – e da semana que a ele se segue – a BHTRANS - Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte promoveu em conjunto com a EMBARQ Brasil e o apoio da Fedex, uma semana de treinamentos e avaliações técnicas focadas nos primeiros dias do novo BRT.

Compartilhe

BHTRANS recebeu equipe técnica da EMBARQ Brasil nesta quarta

"Riscos não percebidos podem resultar em decisões inadequadas", com estas palavras o diretor-presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau, abriu a manhã de trabalhos na sede da Prefeitura de Belo Horizonte. Recebido pelo presidente da BHTRANS - Empresa de Transportes e Trânsito de Beo Horizonte, Ramon Victor Cesar, pelos diretores Celio Freitas e Daniel Marx Couto, e por 25 técnicos da agência gestora de Belo Horizonte, Lindau e a equipe da EMBARQ Brasil conduziram o terceiro Alinhamento Estratégico do BRT Move, o sistema que entrará em operação na cidade de Belo Horizonte, em 2014.

Compartilhe

Em Palmas e Campo Grande, cerca de 40 profissionais participaram

Marta Obelheiro, da EMBARQ Brasil (Foto: Rafaela Cesar Machado/EMBARQ Brasil)

Na última semana, coordenadores do projeto Road Safety in 10 Countries – Vida no Trânsito realizaram, em Palmas (TO) e Campo Grande (MS), oficinas com jornalistas locais. O objetivo foi debater a qualidade das coberturas midiáticas relacionadas a acidentes de trânsito.

Compartilhe

O transporte sustentável e a teoria de difusão da inovação

Muitos conceitos emergentes em transporte sustentável estão em uma ascenção que mostra potencial para serem adotados por uma ampla gama de cidades em um futuro próximo. Isto nos levou a investigar o provérbio “ponto de inflexão” em mobilidade urbana sustentável. (Foto: linuscheng07)

Este artigo faz parte da série de posts Transporte Urbano Em Movimento, do blog TheCityFix, produzido pela rede EMBARQ.

Compartilhe

Conferência Internacional reúne especialistas de todo o mundo

Teve início, nesta quarta-feira (23) em Roma, a 4ª Conferência Internacional sobre Segurança Viária e Simulação (4th International Conference on Road Safety and Simulation - RSS 2013). O evento, realizado pela Inter Universities Research Center for Road Safety - CRISS em parceria com a universidade Roma Tre, reúne especialistas, cientistas e estudantes de todo o mundo para debater e lançar novas perspectivas sobre o assunto.

Compartilhe

Cidade tem preocupação em construir um bom plano de mobilidade
Equipes reunidas. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Uma comitiva de técnicos e representantes de Pelotas – liderada pelo prefeito Eduardo Leite a pela secretária de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Joseane da Silva Almeida – visitou a EMBARQ Brasil, na manhã desta segunda-feira (21/10). O objetivo do encontro foi discutir os próximos passos da parceria iniciada em maio deste ano, com o seminário Do PAC ao Plano, e encontrar caminhos práticos para a elaboração do plano de mobilidade do município.

Compartilhe

Inscrições já estão abertas

Estão abertas as inscrições para o Transforming Transportation 2014, um dos maiores eventos mundiais do setor. O encontro, promovido pela EMBARQ e Banco Mundial todos os anos, será realizado nos dias 16 e 17 de janeiro, em Washington DC, nos Estados Unidos.

Compartilhe

Empresa conquistou Prêmio ANTP de Qualidade 2013

Presidente da BHTRANS, Ramon Victor Cesar, recebe Prêmio ANTP de Qualidade 2013, das mãos de Denise de Moura Gazzinelli, coordenadora Nacional do Prêmio, e de Horácio Sabino, diretor geral da Indra Sistemas. (Foto: ANTP)

A Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) realizou o 19º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, no período de 8 a 10 de outubro, em Brasília. Durante o evento, ocorreu a cerimônia de entrega do Prêmio ANTP de Qualidade/2013, e a parceira da EMBARQ Brasil, a BHTRANS, recebeu o Troféu Prata na categoria “Órgãos Gestores de Transporte e Trânsito”, premiação máxima em âmbito nacional.

Compartilhe

Ministério das Cidades reuniu gestores municipais em Campinas

Debates durante seminário em Campinas, SP. (Foto: Gil Caria/Emdec)

Gestores e prefeitos de diversos municípios se reuniram, nesta quinta-feira (15/10) em Campinas (SP), para discutir a mobilidade do país no Seminário de Sensibilização para a Política e o Plano de Mobilidade Urbana, promovido pelo Ministério das Cidades por meio da SEMOB - Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana. Este foi o primeiro evento realizado pelo Ministério com o objetivo de disseminar a Política de Mobilidade Urbana entre os representantes municipais e a sociedade civil, como forma de incentivo à elaboração de seus planos de mobilidade. Daniela Facchini, diretora de Projetos e Operações da EMBARQ Brasil, participou dos debates.

Compartilhe

Gerações mais jovens preferem os meios alternativos

Foto: Kartik Anand

Este artigo faz parte da série de posts Transporte Urbano Em Movimento, do blog TheCityFix, produzido pela rede EMBARQ.

Por Akshay Mani

O falecido Dr. Lee Schipper, pesquisador de renome internacional no campo das relações entre transporte e mudanças climáticas e cofundador da EMBARQ, em 2002, deu início a um crescente corpo de pesquisa que aponta um fenômeno intrigante – uma recente estabilização e, em alguns casos, um declínio, de uso do carro no mundo desenvolvido. A estabilização do uso do automóvel nas cidades é o principal condutor dessa tendência.

Compartilhe

Ministério das Cidades promove seminário em Campinas

Nesta terça-feira (15/10), gestores e prefeitos de diversos municípios se reúnem, em Campinas (SP), para discutir a mobilidade do país no Seminário de Sensibilização para a Política e o Plano de Mobilidade Urbana, promovido pelo Ministério das Cidades por meio da SEMOB - Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana. Este é o primeiro evento realizado pelo Ministério com o objetivo de disseminar a Política de Mobilidade Urbana entre os representantes municipais e a sociedade civil, como forma de incentivo à elaboração de seus planos de mobilidade.

Compartilhe

Modal foi destaque durante painel em Brasília

Mesa de debate durante o congresso em Brasília. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Os ônibus estão no DNA dos sistemas de transporte coletivo no Brasil, mas o serviço, de modo geral, ainda não atinge as expectativas da população. Durante o painel “BRTs – a nova geração de corredores”, ocorrido nesta quinta-feira (10/10) no 19º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, especialistas apontaram caminhos possíveis para mudar este panorama e tornar o serviço de ônibus mais eficiente e atrativo.

Cerca de 170 pessoas acompanharam a mesa de debates, composta pelo diretor-presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau; Ana Odila de Paiva Souza, diretora de Planejamento da SPTrans, e Daniel Couto, diretor de Transportes da BHTrans. A mediação foi feita por Claudio de Senna Frederico, presidente da CT de Ônibus da ANTP.

Compartilhe

Especialistas debatem tema em Brasília

Mesa de debate durante o congresso em Brasília. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

É notório que a diferença entre o custo e o benefício do transporte coletivo urbano no Brasil ainda é muito grande. Especialmente a qualidade do serviço precisa se tornar uma prioridade, sem que as tarifas aumentem ano a ano. Esse foi o tom da mesa redonda "Custeio do Transporte Público", realizada durante o 19º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, nesta quarta-feira (09), em Brasília.

Compartilhe

José Viegas apontou caminhos durante congresso em Brasília

Viegas em Brasília. (Foto: ANTP)

Com um trânsito que mata cerca de cinco pessoas por hora, o Brasil ainda tem um longo caminho a ser traçado voltado à segurança viária. Mas é possível iniciar agora mesmo, basta vontade política. Esse foi o chamado de José Viegas, secretário geral do ITF - International Transport Forum, em apresentação, nesta terça-feira (08), durante o 19º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, em Brasília.

Compartilhe

O congestionamento crônico é um dos muitos impactos negativos resultantes da confiança urbana em automóveis privados. (Foto: Mike Wegner)

Compartilhe

Evento ocorre esta semana em Brasília

O 19º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, promovido pela ANTP - Associação Nacional de Transportes Públicos, inicia nesta terça e vai até quinta-feira (08 a 10/10), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O evento, que ocorre anualmente no país, é um dos maiores do setor, reunindo políticos, especialistas, empresários e lideranças comunitárias. Diversas conferências ocorrem simultaneamente com o objetivo de discutir os rumos da mobilidade urbana brasileira, com destaque à segurança viária e aos investimentos contemplados pelo PAC - Programa de Aceleração do Crescimento.

Compartilhe

Future Visions reuniu especialistas em Porto Alegre

Nivea Oppermann durante evento na PUC-RS. (Foto: Lobelcho)

A mobilidade é uma das preocupações mais urgentes no cenário urbano atual. Realizar um bom planejamento para executar projetos de transporte de qualidade é o primeiro passo para garantir um futuro mais próspero e sustentável para as cidades em que vivemos. Foi essa a principal direção de Nívea Oppermann, coordenadora de Desenvolvimento Urbano da EMBARQ Brasil, durante apresentação no Future Visions – German Weeks, na manhã desta sexta-feira (04/10), na PUC-RS, em Porto Alegre.

Compartilhe

CITS 2013 encerrou nesta quarta-feira

Marta Obelheiro durante conferência. (Foto: CTS EMBARQ México)

A complexa rede BRT (Bus Rapid Transit) que está sendo implementada no Rio de Janeiro foi o foco da apresentação de Marta Obelheiro, coordenadora de Projetos de Saúde e Segurança Viária da EMBARQ Brasil, durante a tarde de encerramento do IX Congresso Internacional de Transporte Sustentável (CITS), na Cidade do México, nesta quarta-feira (02/10). A especialista mostrou os principais desafios para a implementação do sistema que vai atender a demanda para os megaeventos esportivos e transformar a mobilidade dos cariocas.

Compartilhe

São mais de 300 corredores de ônibus catalogados

ViveBus em Chihuahua, México. (Divulgação)

Já são 305 os corredores dedicados ao ônibus no mundo inteiro. A informação está na última atualização do BRTdata.org, site que reúne dados detalhados sobre os sistemas BRT (Bus Rapid Transit) e faixas de ônibus. Presentes em 163 cidades em 38 países, as faixas que dão prioridade ao ônibus somam um total de 4.256 km.

Compartilhe

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se

Blogs