
Setembro 2013


Lindau durante painel nesta quinta-feira.
O sistema BRT (Bus Rapid Transit) foi o foco da apresentação do diretor-presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau, durante a 3ª Conferência Cidades Verdes, realizada quinta e sexta-feira (26 e 27/09), no Rio de Janeiro. Lindau participou do Painel I: Problemas da Mobilidade do Rio de Janeiro na perspectiva da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos: legado sustentável?, ao lado de Jaime Lerner, especialista em Urbanismo; Carlos Roberto Osório, secretário de Transportes do Rio; Lélis Teixeira, presidente da Fetranspor, e Fernando Mac Dowell, professor da PUC-Rio. O evento foi organizado pelo Instituto OndAzul.
O Projeto SOLUTIONS, realizado pela União Europeia em parceria com a EMBARQ Brasil, está recebendo inscrições de cidades interessadas em trocar experiências e conhecer soluções e alternativas sustentáveis para o transporte urbano.

Foto: Prefeitura de Mogi das Cruzes
Autoridades e especialistas em transportes estiveram reunidos, na segunda e terça-feira (23 e 24 /09), no 1º Fórum Mogiano de Mobilidade Urbana. A atividade, realizada no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), trouxe palestras e debates sobre o futuro da mobilidade da cidade. A engenheira de Transportes da EMBARQ Brasil, <a href=“http://www.embarq.org/en/about/staff/paula-santos" target="_blank" >Paula Santos, ministrou a palestra Um Plano para Cidades Sustentáveis.


Nesta sexta-feira (20/09), o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, profissionais e atores envolvidos no projeto do BRT da cidade reuniram-se para participar do Alinhamento Estratégico de Marketing, organizado pela EMBARQ Brasil e pela AMUB, para o projeto de implantação do sistema BRT (Bus Rapid Transit) na cidade.

Charles Kent, do WRI, acredita que atuação do grupo será capaz de impactar a região do Rio Pinheiros. (Foto: EMBARQ Brasil)
A região do Rio Pinheiros, em São Paulo, passa a contar com uma rede de lideranças empresariais, instituições de pesquisa e gestores públicos engajados em impactar a mobilidade urbana sustentável. Juntos, eles formam a plataforma “Conexões do Rio Pinheiros”, que iniciou as atividades nesta sexta-feira (20), em São Paulo.

Público lota auditório da Torre Santander, em São Paulo. (Foto: Hara Fotógrafo)

Foto: Hara Fotógrafo

Cerca de 160 pessoas participaram do encontro. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)
O BRT de Belém vive, hoje, um momento mais promissor. Ao longo de todo o dia, os palestrantes do Marketing BRT – Como construir confiança no sistema mostraram que mesmo as situações mais difíceis na implementação de um novo sistema BRT (Bus Rapid Transit) podem ser revertidas por meio de comprometimento político, eficiência técnica e boa comunicação.
Jornalistas durante os debates. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)
Um painel com jornalistas belenenses especializados em mobilidade urbana encerrou as atividades do Workshop Marketing BRT – Como construir confiança no sistema, que ocorreu ao longo desta quinta-feira (19), na capital paraense. A mesa de debates foi composta pelos jornalistas Nielsen Martins, do SBT; Vitor Furtado, do Jornal O Liberal; Laíse Santos, da TV Liberal; e Antonio Ferro, da Revista Ônibus. O painel foi mediado pelo coordenador de Comunicação da EMBARQ Brasil, Richard Katz.
Durante a tarde, o Workshop Marketing BRT recebeu Marco Chiela, diretor supervisor da Verdi Deisgn, de Porto Alegre, que apresentou a palestra Design para a complexidade do BRT BH.


Maísa Tobias, diretora superintendente da Autarquia de Mobilidade Urbana de Belém – AMUB foi a terceira palestrante do Workshop Marketing BRT. A diretora ministrou a palestra O BRT de Belém, que apresentou informações a respeito do andamento do processo de implementação do BRT da capital paraense, previsto para 2016.

Rejane Fernandes, diretora de Relações Estratégicas e Desenvolvimento da EMBARQ Brasill. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)
Rejane Fernandes, diretora de Relações Estratégicas e Desenvolvimento da EMBARQ Brasil, apresentou a palestra Marketing não faz milagres e falou ao público presente no Workshop Marketing BRT sobre o papel do marketing na construção da imagem e confiança do usuário em um sistema de transporte coletivo.

Paula da Rocha, engenheira de transportes da EMBARQ Brasil
O conceito de BRT (Bus Rapid Transit) foi o tema da primeira palestra do Workshop Marketing BRT, Do que é feito um BRT. Ministrada por Paula Manoela dos Santos da Rocha, engenheira de transportes da EMBARQ Brasil, a apresentação mostrou ao público os atributos do sistema BRT, esclarecendo como é um BRT completo.
Vice-prefeita deu as boas-vindas aos participantes. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)
“Quando assumimos o mandato, em janeiro, um dos nossos grandes compromissos, junto com o prefeito Zenaldo Coutinho, foi resgatar o projeto BRT para fazer com que a população tenha, de fato, um transporte público de qualidade”, destacou Karla Martins, vice-prefeita de Belém, durante a abertura do workshop Marketing BRT – Como construir confiança no sistema, nesta quinta-feira (19/09), na capital paraense. A vice-prefeita participou da cerimônia de abertura ao lado de Adinaldo Souza de Oliveira, secretário Municipal de Urbanismo; Maísa Tobias, diretora superintendente da AMUB; e Rejane Fernandes, diretora de Relações Estratégicas e Desenvolvimento da EMBARQ Brasil.
Foto: EMBARQ Brasil

A Prefeitura de Belém, a AMUB – Autarquia de Mobilidade Urbana de Belém, e a EMBARQ Brasil realizam o workshop “Marketing BRT – Como construir confiança no sistema”, no dia 19 de setembro, quinta-feira, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia (Av. Dr. Freitas s/n), em Belém, Pará.


Lindau com a Medalha, em Diamantina. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)
Nesta quinta-feira (12/09), o diretor-presidente da EMBARQ Brasil, Dr. Luis Antonio Lindau, recebeu, oficialmente, a Medalha Presidente Juscelino Kubitscheck, das mãos do Governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, e da filha do ex-presidente, Maria Estela Kubitschek, na Praça JK, em Diamantina (MG). Lindau recebe uma das condecorações mais notórias do Estado por indicação do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, em reconhecimento ao trabalho da EMBARQ Brasil, em conjunto com a BHTrans, desde 2010, para o desenvolvimento do projeto BRT da capital mineira, que deve ser inaugurado no início do próximo ano.
Linha 4 do BRT Metrobús, na Cidade do México. (Foto: EMBARQ)
Por Claudia Adriazola*As cidades em todo o mundo estão prestes a ficar muito mais ocupadas. Hoje, mais de 50% da população global vive em áreas urbanas; em 2050, esse índice terá chegado a 75%. Essa migração em massa pode resultar em ruas repletas de poluição atmosférica, acidentes de trânsito e congestionamentos. Ou poderia gerar um boom de centros urbanos limpos e compactos, com áreas seguras e saudáveis. A maneira como as cidades serão no futuro será moldada pela forma como são planejadas e desenvolvidas agora.


Gianolla durante abertura do encontro. (Foto: EMBARQ Brasil)
A troca de experiências foi o foco do 1º Encontro de Sistema BRT para Médias Cidades, ocorrido na tarde desta quinta-feira (05/09), no Sorocaba Park Hotel, em Sorocaba (SP). Na presença de 120 participantes, o prefeito Antonio Carlos Pannunzio realizou a abertura oficial do evento ao lado de Renato Gianolla, diretor-presidente da Urbes; Luiz Santos, presidente da Câmara Municipal de Sorocaba; Maria Lucia, deputada federal; e Dalton Ferracioli de Assis, superintendente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). Luis Antonio Lindau, diretor-presidente da EMBARQ Brasil, foi um dos palestrantes do encontro e apresentou um panorama internacional de sistemas de ônibus de sucesso.
Lindau e Lacerda, prefeito de BH. (Foto: EMBARQ Brasil)
O diretor-presidente da EMBARQ Brasil, Dr. Luis Antonio Lindau, receberá a Medalha Presidente Juscelino Kubitscheck, concedida anualmente pelo Governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, em Diamantina (MG). Lindau receberá uma das condecorações mais notórias do Estado por indicação do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, em reconhecimento ao trabalho da EMBARQ Brasil, em conjunto com a BHTrans, desde 2010, para o desenvolvimento do projeto de BRT da capital mineira, que deve ser inaugurado no início do próximo ano.