Setembro 2013

Congresso ocorre até quarta-feira na Cidade do México

Iniciou, nesta segunda-feira (30/09), o IX Congresso Internacional de Transporte Sustentável (CITS), organizado pela EMBARQ México, que acontece anualmente, desde 2005, na Cidade do México. Esta edição tem como tema as Cidades Conectadas e reúne especialistas e pesquisadores que trabalham para melhorar a qualidade de vida no ambiente urbano mundial. O evento ocorre até a próxima quarta-feira (02/10).

Compartilhe

Evento reuniu especialistas em mobilidade no Rio

Lindau durante painel nesta quinta-feira.

O sistema BRT (Bus Rapid Transit) foi o foco da apresentação do diretor-presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau, durante a 3ª Conferência Cidades Verdes, realizada quinta e sexta-feira (26 e 27/09), no Rio de Janeiro. Lindau participou do Painel I: Problemas da Mobilidade do Rio de Janeiro na perspectiva da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos: legado sustentável?, ao lado de Jaime Lerner, especialista em Urbanismo; Carlos Roberto Osório, secretário de Transportes do Rio; Lélis Teixeira, presidente da Fetranspor, e Fernando Mac Dowell, professor da PUC-Rio. O evento foi organizado pelo Instituto OndAzul.

Compartilhe

Cidades podem se inscrever até dia 30 de setembro

O Projeto SOLUTIONS, realizado pela União Europeia em parceria com a EMBARQ Brasil, está recebendo inscrições de cidades interessadas em trocar experiências e conhecer soluções e alternativas sustentáveis para o transporte urbano.

Compartilhe

Especialista da EMBARQ Brasil palestrou sobre cidades sustentáveis

Foto: Prefeitura de Mogi das Cruzes

Autoridades e especialistas em transportes estiveram reunidos, na segunda e terça-feira (23 e 24 /09), no 1º Fórum Mogiano de Mobilidade Urbana. A atividade, realizada no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), trouxe palestras e debates sobre o futuro da mobilidade da cidade. A engenheira de Transportes da EMBARQ Brasil, <a href=“http://www.embarq.org/en/about/staff/paula-santos" target="_blank" >Paula Santos, ministrou a palestra Um Plano para Cidades Sustentáveis.

Compartilhe

Publicação reúne informações sobre o projeto

Durante o Marketing BRT – Como construir confiança no sistema, realizado na última quinta-feira (19/09), a Prefeitura de Belém, através da AMUB – Autarquia de Mobilidade Urbana, lançou um jornal informativo sobre o projeto BRT (Bus Rapid Transit) da cidade. Em janeiro de 2014 será concluída a primeira parte das obras físicas do futuro sistema BRT Belém, no trecho que vai do Entroncamento até São Brás e ainda no primeiro semestre será iniciado um sistema de circulação de ônibus convencional no corredor dedicado.

Compartilhe

Evento traçou metas estratégicas
Cerca de 70 pessoas participaram do workshop

Nesta sexta-feira (20/09), o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, profissionais e atores envolvidos no projeto do BRT da cidade reuniram-se para participar do Alinhamento Estratégico de Marketing, organizado pela EMBARQ Brasil e pela AMUB, para o projeto de implantação do sistema BRT (Bus Rapid Transit) na cidade.

Compartilhe

Grupo visa impactar mobilidade urbana e sustentabilidade da região

Charles Kent, do WRI, acredita que atuação do grupo será capaz de impactar a região do Rio Pinheiros. (Foto: EMBARQ Brasil)

A região do Rio Pinheiros, em São Paulo, passa a contar com uma rede de lideranças empresariais, instituições de pesquisa e gestores públicos engajados em impactar a mobilidade urbana sustentável. Juntos, eles formam a plataforma “Conexões do Rio Pinheiros”, que iniciou as atividades nesta sexta-feira (20), em São Paulo.

Compartilhe

Especialistas e coletivos debateram o papel da sociedade civil nas soluções para as cidades

Público lota auditório da Torre Santander, em São Paulo. (Foto: Hara Fotógrafo)

Compartilhe

Ações conjunta entre setores público e privado são foco em painel de debates

Compartilhe

Capital paraense discutiu experiências e desafios

Cerca de 160 pessoas participaram do encontro. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

O BRT de Belém vive, hoje, um momento mais promissor. Ao longo de todo o dia, os palestrantes do Marketing BRT – Como construir confiança no sistema mostraram que mesmo as situações mais difíceis na implementação de um novo sistema BRT (Bus Rapid Transit) podem ser revertidas por meio de comprometimento político, eficiência técnica e boa comunicação.

Compartilhe

Painel com jornalistas discute relação do sistema com a imprensa

Jornalistas durante os debates. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Um painel com jornalistas belenenses especializados em mobilidade urbana encerrou as atividades do Workshop Marketing BRT – Como construir confiança no sistema, que ocorreu ao longo desta quinta-feira (19), na capital paraense. A mesa de debates foi composta pelos jornalistas Nielsen Martins, do SBT; Vitor Furtado, do Jornal O Liberal; Laíse Santos, da TV Liberal; e Antonio Ferro, da Revista Ônibus. O painel foi mediado pelo coordenador de Comunicação da EMBARQ Brasil, Richard Katz.

Compartilhe

Marco Chiela fala sobre o processo de construção da identidade visual do sistema
Design e identidade visual: "A construção da confiança no sistema é um trabalho constante"

Durante a tarde, o Workshop Marketing BRT recebeu Marco Chiela, diretor supervisor da Verdi Deisgn, de Porto Alegre, que apresentou a palestra Design para a complexidade do BRT BH.

Compartilhe

Sistema chileno teve que superar problemas e hoje é referência
Lorena Palavecino destacou principais campanhas realizadas no Transantiago.

A especialista que abriu a tarde de apresentações do Workshop Marketing BRT – Como construir confiança no sistema, em Belém, foi Lorena Palavecino, diretora de Informação e Comunicação do Sistema de Transporte Público Metropolitano de Santiago, Chile. Com o tema Transantiago: de um mau começo ao sucesso, Lorena iniciou mostrando o desastroso 1º dia de operação do BRT, em 10 de fevereiro de 2007. A população, curiosa com o novo sistema, tomou conta das estações, terminais e ônibus, saturando as linhas em poucas horas.

Compartilhe

Apresentação explica como será o BRT Belém, previsto para 2016
Maísa Tobias (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Maísa Tobias, diretora superintendente da Autarquia de Mobilidade Urbana de Belém – AMUB foi a terceira palestrante do Workshop Marketing BRT. A diretora ministrou a palestra O BRT de Belém, que apresentou informações a respeito do andamento do processo de implementação do BRT da capital paraense, previsto para 2016.

Compartilhe

Diretora de Relações Estratégicas da EMBARQ Brasil fala sobre o papel do marketing na construção da confiança no sistema BRT

Rejane Fernandes, diretora de Relações Estratégicas e Desenvolvimento da EMBARQ Brasill. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Rejane Fernandes, diretora de Relações Estratégicas e Desenvolvimento da EMBARQ Brasil, apresentou a palestra Marketing não faz milagres e falou ao público presente no Workshop Marketing BRT sobre o papel do marketing na construção da imagem e confiança do usuário em um sistema de transporte coletivo.

Compartilhe

Especialistas debatem papel das empresas pela mobilidade sustentável na capital paulista

Compartilhe

Palestra apresentou atributos e vantagens do sistema

Paula da Rocha, engenheira de transportes da EMBARQ Brasil

O conceito de BRT (Bus Rapid Transit) foi o tema da primeira palestra do Workshop Marketing BRT, Do que é feito um BRT. Ministrada por Paula Manoela dos Santos da Rocha, engenheira de transportes da EMBARQ Brasil, a apresentação mostrou ao público os atributos do sistema BRT, esclarecendo como é um BRT completo.

Compartilhe

Evento reúne atores envolvidos no projeto ao longo desta quinta-feira

Vice-prefeita deu as boas-vindas aos participantes. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

“Quando assumimos o mandato, em janeiro, um dos nossos grandes compromissos, junto com o prefeito Zenaldo Coutinho, foi resgatar o projeto BRT para fazer com que a população tenha, de fato, um transporte público de qualidade”, destacou Karla Martins, vice-prefeita de Belém, durante a abertura do workshop Marketing BRT – Como construir confiança no sistema, nesta quinta-feira (19/09), na capital paraense. A vice-prefeita participou da cerimônia de abertura ao lado de Adinaldo Souza de Oliveira, secretário Municipal de Urbanismo; Maísa Tobias, diretora superintendente da AMUB; e Rejane Fernandes, diretora de Relações Estratégicas e Desenvolvimento da EMBARQ Brasil.

Compartilhe

Especialistas nacionais e internacionais trazem as experiências de sistemas de sucesso na América Latina e mostram o que fazer para atrair e cativar usuários.

A Prefeitura de Belém, a AMUB – Autarquia de Mobilidade Urbana de Belém, e a EMBARQ Brasil realizam o workshop “Marketing BRT – Como construir confiança no sistema”, no dia 19 de setembro, quinta-feira, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia (Av. Dr. Freitas s/n), em Belém, Pará.

Compartilhe

Apresentação ocorre durante 13ª Thredbo, em Oxford

O diretor-presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau, e o diretor de Pesquisa e Prática da EMBARQ, Dario Hidalgo, apresentam, nesta segunda-feira (16/09), as “Barreiras para implementar sistemas BRT” durante a 13ª Thredbo - International Conference on Competition and Ownership in Land Passenger Transport, em Oxford, Reino Unido. Os especialistas realizam a apresentação em sessão plenária, respondendo a perguntas da plateia formada por pesquisadores, profissionais e estudantes da área. A conferência iniciou no último domingo (15) e ocorre até quinta-feira (19).

Compartilhe

Honraria é reconhecimento ao trabalho conjunto com a Prefeitura de BH

Lindau com a Medalha, em Diamantina. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Nesta quinta-feira (12/09), o diretor-presidente da EMBARQ Brasil, Dr. Luis Antonio Lindau, recebeu, oficialmente, a Medalha Presidente Juscelino Kubitscheck, das mãos do Governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, e da filha do ex-presidente, Maria Estela Kubitschek, na Praça JK, em Diamantina (MG). Lindau recebe uma das condecorações mais notórias do Estado por indicação do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, em reconhecimento ao trabalho da EMBARQ Brasil, em conjunto com a BHTrans, desde 2010, para o desenvolvimento do projeto BRT da capital mineira, que deve ser inaugurado no início do próximo ano.

Compartilhe

Linha 4 do BRT Metrobús, na Cidade do México. (Foto: EMBARQ)

Por Claudia Adriazola*

As cidades em todo o mundo estão prestes a ficar muito mais ocupadas. Hoje, mais de 50% da população global vive em áreas urbanas; em 2050, esse índice terá chegado a 75%. Essa migração em massa pode resultar em ruas repletas de poluição atmosférica, acidentes de trânsito e congestionamentos. Ou poderia gerar um boom de centros urbanos limpos e compactos, com áreas seguras e saudáveis. A maneira como as cidades serão no futuro será moldada pela forma como são planejadas e desenvolvidas agora.

Compartilhe

Blog da EMBARQ Brasil concorre na categoria Sustentabilidade

O blog da EMBARQ Brasil, o TheCityFix Brasil, disputa pela terceira vez o Prêmio Top Blog, do qual foi vencedor na edição de 2012 na categoria Sustentabilidade. Convidamos amigos, leitores, parceiros e aliados da causa do transporte sustentável a votar e, juntos, levarmos adiante o diálogo sobre a mobilidade das nossas cidades!

Compartilhe

Evento reuniu técnicos e especialistas em Sorocaba

Gianolla durante abertura do encontro. (Foto: EMBARQ Brasil)

A troca de experiências foi o foco do 1º Encontro de Sistema BRT para Médias Cidades, ocorrido na tarde desta quinta-feira (05/09), no Sorocaba Park Hotel, em Sorocaba (SP). Na presença de 120 participantes, o prefeito Antonio Carlos Pannunzio realizou a abertura oficial do evento ao lado de Renato Gianolla, diretor-presidente da Urbes; Luiz Santos, presidente da Câmara Municipal de Sorocaba; Maria Lucia, deputada federal; e Dalton Ferracioli de Assis, superintendente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). Luis Antonio Lindau, diretor-presidente da EMBARQ Brasil, foi um dos palestrantes do encontro e apresentou um panorama internacional de sistemas de ônibus de sucesso.

Compartilhe

Luis Antonio Lindau é um dos agraciados deste ano em Minas Gerais

Lindau e Lacerda, prefeito de BH. (Foto: EMBARQ Brasil)

O diretor-presidente da EMBARQ Brasil, Dr. Luis Antonio Lindau, receberá a Medalha Presidente Juscelino Kubitscheck, concedida anualmente pelo Governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, em Diamantina (MG). Lindau receberá uma das condecorações mais notórias do Estado por indicação do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, em reconhecimento ao trabalho da EMBARQ Brasil, em conjunto com a BHTrans, desde 2010, para o desenvolvimento do projeto de BRT da capital mineira, que deve ser inaugurado no início do próximo ano.

Compartilhe

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se

Blogs