Agosto 2013

A cidade de Porto Velho recebe, até esta sexta-feira (30), o Congresso Projetos Sustentáveis. O evento, realizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de Rondônia (Crea-RO), reúne profissionais e estudantes das áreas de engenharia, arquitetura e agronomia, além de técnicos da prefeitura, para debater as perspectivas e soluções de sustentabilidade em projetos de engenharia.

Compartilhe

Resultados de Auditoria de Segurança Viária foram apresentados

Equipes do BRT de Brasília e EMBARQ Brasil.

Na última sexta-feira (23/08), a EMBARQ Brasil apresentou os principais resultados da Auditoria de Segurança Viária realizada no BRT Eixo Sul de Brasília aos atores envolvidos no projeto. A apresentação foi conduzida por Marta Obelheiro, coordenadora de Projetos de Saúde e Segurança Viária da EMBARQ Brasil, na Escola de Governo, com a presença do secretário de Transportes do Governo do Distrito Federal, José Walter Vazquez Filho; do diretor-geral do DER/DF, Fauzi Nacfur Júnior; e de outros técnicos da Subsecretaria de Políticas de Transporte e Trânsito (SUPOTT). O relatório, com os resultados detalhados, será entregue em setembro.

Compartilhe

Primeira audiência púbica discutiu a Lei de Mobilidade

Especialistas e presidente da Comissão durante o primeiro encontro. (Foto: Pedro Belo Garcia / Agência ALRS)

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul passa a contar com uma Comissão Especial para a Mobilidade Urbana. O grupo, que é presidido pelo deputado estadual Vinicius Ribeiro, vai realizar, ao longo de quatro meses, oito audiências públicas sobre os diversos eixos da temática.

Compartilhe

Estudo analisou emissão de gases por combustão e visa apoiar cidades na escolha por qual tecnologia veicular adotar

Anualmente, o Prêmio Fred Burggraf, concedido pelo Transportation Research Board (TRB), reconhece jovens pesquisadores de até 35 anos por estudos de excelência no setor de transportes. A rede EMBARQ foi a grande vencedora da edição de 2013, com o paper Meta-Analysis of Transit Bus Exhaust Emissions (Meta-Análise de Emissões de Escape de Ônibus, em tradução livre).

Compartilhe

Vantagem chega a 30 minutos em relação ao carro

Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press

Neste ano, São Paulo já implementou 100 km de faixas exclusivas para ônibus na cidade. O resultado é que a velocidade dos coletivos nesses locais praticamente dobrou. De acordo com informações do jornal O Estado de S. Paulo, que percorreu de ônibus e de carro um trajeto de 23 km entre o Terminal Capelinha, no sul da cidade, e a Praça da Sé, o ônibus foi meia hora mais rápido.

Compartilhe

Workshop encerrou atividades da comitiva no Brasil

Grupo no Expresso Tiradentes, SP. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Chegou ao fim, nesta segunda-feira (12/08), a visita estratégica da delegação russa que passou por São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro em busca de boas práticas de transporte urbano, ao longo da última semana (05 a 12/08). Um workshop de encerramento foi realizado, no auditório da Rio Ônibus, para avaliar as percepções da jornada, e contou com a presença da diretora de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Luiza Gomide. A especialista apresentou um panorama geral sobre a mobilidade no país e a Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/2012), vigente desde 2012. A missão russa ao Brasil foi realizada pelo Banco Mundial com apoio da EMBARQ Brasil.

Compartilhe

Grupo esteve com o secretário Julio Lopes e visitou sistemas

Delegação à mesa do secretário. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

O secretário de Transportes do Estado do Rio de Janeiro, Julio Lopes, recebeu a delegação de autoridades do governo russo, na tarde desta sexta-feira (09/08), na SETRANS, e esclareceu dúvidas do grupo que visita o Brasil em busca de boas práticas de mobilidade, com foco nos megaeventos esportivos. Depois de conhecer os sistemas BRT e BRS, a delegação teve a oportunidade de explorar outros sistemas importantes que servem à população carioca, como o metrô, as barcas e os trens interurbanos. Além dos sistemas, o grupo esteve no COR - Centro de Operações Rio, onde o tráfego da cidade é monitorado 24 horas.

Compartilhe

Workshop conduzido pela EMBARQ Brasil foi encerrado nesta sexta-feira

Daniela Facchini, diretora da EMBARQ Brasil, conduz atividades do segundo dia de workshop. Foto: Adriano Magalhães/Prefeitura de Belém

Compartilhe

Grupo chega a seu último destino no Brasil

Grupo explorou detalhes do BRT.

A delegação de autoridades da Rússia, que está em visita ao Brasil em busca de boas práticas de mobilidade urbana, chegou a seu último destino no país, o Rio de Janeiro. A cidade tem inspirado diversas nações após a implementação do BRT TransOeste, seu primeiro corredor exclusivo de ônibus de alta capacidade, que diminuiu o tempo de percurso da Barra da Tijuca até Santa Cruz pela metade.

Compartilhe

Workshop traça objetivos estratégicos para que o projeto se concretize

Compartilhe

Fruet recepcionou o grupo na sede do IPPUC

Prefeito deu as boas-vindas ao grupo.

Nesta quarta-feira, a delegação russa passou o dia na cidade de maior referência em mobilidade e urbanismo do país: Curitiba. O grupo foi recepcionado pelo prefeito Gustavo Fruet, que agradeceu o interesse da delegação em conhecer o sistema BRT (Bus Rapid Transit) da cidade, o primeiro do mundo. “Fico muito feliz com essa aproximação, o Brasil está se abrindo mais à Rússia, e isso é um bom sinal. Nossa equipe está à disposição, esperamos contribuir com a visita. Temos um desafio de manter a tradição em ser a cidade com melhor qualidade de vida do país”, declarou durante as boas-vindas ao grupo, na sede do IPPUC - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba.

Compartilhe

Grupo se reúne com especialistas e conhece Expresso Tiradentes

Corredor BRT totalmente segregado do tráfego.

No segundo dia de visitas em São Paulo, na manhã desta terça-feira (06/07), a delegação do Governo Russo que visita o Brasil teve um panorama sobre a forte cultura do automóvel presente na capital paulista - onde já existem 7,5 carros particulares em circulação – e pode conhecer mais sobre os sistemas de transporte público sobre rodas da capital paulista. O grupo foi recebido pelo Chefe de Gabinete da SPTrans, Ciro Biderman, e depois seguiu para uma reunião com os consultores e especialistas em transportes da Logit, Paulo Custódio e Wagner Colombini. A tarde foi reservada para o grupo conhecer e explorar o sistema BRT (Bus Rapid Transit) da cidade, o Expresso Tiradentes.

Compartilhe

Grupo foi recebido pela Secretaria Estadual de Transportes

Grupo reunido em frente ao CCO.

No primeiro dia em solo brasileiro, a delegação formada por autoridades de transporte da Rússia que busca boas práticas de mobilidade urbana conheceu parte do metrô de São Paulo e reuniu-se com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Governo do Estado, durante esta segunda-feira (05/08).

Compartilhe

Grupo passa por São Paulo, Curitiba e Rio

Expresso Tiradentes, em São Paulo, é um dos sistemas visitados. (Foto: Prefeitura SP)

Assim como o Brasil, a Rússia se prepara para receber grandes eventos esportivos, como os Jogos Olímpicos de inverno de 2014 e a Copa do Mundo de 2018. Com o objetivo de buscar inspiração e aprofundar conhecimentos técnicos para seus projetos de mobilidade, uma comitiva russa visita, esta semana (05 a 12), três capitais brasileiras: São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro. O grupo que compõe a missão – realizada pelo Banco Mundial com apoio da EMBARQ Brasil –é formado por representantes do Ministério de Transportes da Rússia, vice-prefeitos, pesquisadores e outros envolvidos com projetos de transporte ligados a megaeventos esportivos.

Compartilhe

Objetivo é qualificar sistema BRT da capital paraense

Prefeito e diretora de mobilidade urbana de Belém receberam diretores da EMBARQ Brasil

A Prefeitura de Belém e a EMBARQ Brasil assinaram um Termo de Cooperação Técnica para qualificar o projeto do primeiro sistema BRT (Bus Rapid Transit) da capital paraense.

Compartilhe

Workshop reuniu cerca de 200 pessoas

Lindau e Cristina celebram o ponto de partida do plano de mobilidade urbana da cidade

A cidade de Macapá deu um importante salto na construção de um plano de mobilidade sustentável e que atenda os interesses dos cidadãos. Durante dois dias, população, tomadores de decisão e técnicos trabalharam juntos para definir as principais diretrizes no evento Do PAC ao Plano.

Compartilhe

Participantes definiram juntos visão e diretrizes do plano de mobilidade urbana da cidade

Luis Antonio Lindau conduz debate sobre visão de cidade

Tem início o segundo dia do evento Do PAC ao Plano em Macapá. Nesta manhã, 50 pessoas, entre população, gestores públicos e entidades ligadas ao setor de transportes, estão reunidas por dois objetivos: construir a visão da capital amapaense e definir diretrizes para o plano de mobilidade urbana.

Compartilhe

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se