Julho 2013

Discussão sobre diretrizes e aspectos urbanísticos marcam encerramento do primeiro dia

Engenheira Cristina defende o transporte sustentável como prioridade para o plano

Encerrando o primeiro dia do workshop Do PAC ao Plano, que ocorre até sexta-feira, em Macapá, gestores públicos expuseram os principais aspectos urbanísticos para embasar o início da construção do plano de mobilidade urbana.

As características e os indicadores do trânsito foram apresentados pela presidente da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), Cristina Baddini.

Compartilhe

Daniela Facchini apresentou metodologias e boas práticas internacionais

Daniela apresenta pilares do plano de mobilidade. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Planejar a cidade para as pessoas e não para os carros. Esta foi a grande lição que a diretora de Projetos e Operações da EMBARQ Brasil, Daniela Facchini, transmitiu aos participantes do evento “Do PAC ao Plano”, durante a palestra “A construção do plano de mobilidade sustentável”, nesta quarta-feira (31/07), no auditório da UEAP, em Macapá.

Compartilhe

Especialista aponta questões que merecem atenção especial

Para José Carlos Xavier, há que enfrentar paradigmas sobre o transporte coletivo. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

As cidades com 20 mil habitantes ou mais devem entregar, até abril de 2015, um plano de mobilidade urbana. Cabe a elas decidir se apenas atenderão ao requisito legal ou, de fato, irão desenvolver mecanismos para torná-las mais estruturadas e melhorar a mobilidade e a vida da população.

Compartilhe

Workshop definirá diretrizes para o plano de mobilidade urbana

Autoridades e sociedade se reúnem em Macapá para iniciar plano de mobilidade urbana

Compartilhe

Especialistas definirão prioridades para o Plano de Mobilidade Urbana

Macapá (AP) é a próxima cidade brasileira a receber o programa Do PAC ao Plano, desenvolvido pela EMBARQ Brasil para auxiliar os governos municipais a qualificar seus projetos do Programa de Aceleração do Crescimento e a elaborar planos de mobilidade urbana sustentáveis que privilegiem os interesses dos cidadãos. O workshop será realizado nesta quinta e sexta-feira (31/07 e 1º/08), no auditório da Universidade do Estado do Amapá (UEAP), na Av. Presidente Vargas, 650.

Compartilhe

EMBARQ Brasil apresenta visão de especialistas
Obras do BRT de Belo Horizonte. (Foto: Divulgação)

No dia 24 de junho, a presidente Dilma Rousseff anunciou, em pronunciamento nacional, a liberação de R$ 50 bilhões para investimento em transporte coletivo. Somando-se a esse valor a verba do PAC Mobilidade, chega-se a significativos R$ 110 bilhões. Nunca houve tantos recursos disponíveis para o setor de transportes e mobilidade urbana no Brasil. Para haver a liberação da verba, porém, as cidades precisam apresentar projetos bem estruturados, que garantam eficiência e melhora efetiva da mobilidade urbana. No entanto, esse é um panorama ainda novo e recente no país – a maior parte das cidades com mais de 20 mil habitantes, que agora precisam desenvolver seus planos de mobilidade, nunca tiveram um plano ou um quadro de profissionais capacitados a elaborar projetos de mobilidade urbana.

Compartilhe

II Alinhamento Estratégico definiu prioridades
Oficina reuniu 40 participantes. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

“Iniciamos esse Alinhamento em um momento completamente diferente do primeiro. Superamos muitos desafios, vamos superar os que restam e teremos o lançamento do BRT Eixo Sul em dezembro deste ano. É um compromisso que assumimos com a população”, declarou o vice-governador do Distrito Federal, Tadeu Filippelli, na abertura do II Alinhamento Estratégico do BRT Sul do DF, ocorrido nesta sexta-feira (19/07), em Brasília, e coordenado pela EMBARQ Brasil.

Compartilhe

Parceria pela mobilidade sustentável nas cidades brasileiras
Motta, Lindau e o secretário Julio Eduardo dos Santos. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

O secretário Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Julio Eduardo dos Santos, e o diretor do Departamento de Cidadania e Inclusão Social, Marco Antonio Motta, nesta quinta-feira (18/07) em Brasília, receberam o diretor-presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau, a diretora de Relações Estratégicas & Desenvolvimento, Rejane D. Fernandes, e a diretora de Projetos & Operações, Daniela Facchini. O objetivo da reunião foi apresentar o trabalho da EMBARQ Brasil e conhecer melhor os programas da SEMOB para desenvolver uma possível colaboração na assessoria técnica às cidades para qualificar o transporte e a mobilidade urbana.

Compartilhe

Especialistas apontam experiências e desafios
Curso reuniu pesquisadores internacionais. (Foto: EMBARQ Brasil)

O Centro de Excelência em BRT Across Latitudes and Cultures (ALC-BRT CoE) promoveu, nesta sexta-feira (12/07), o Bus Rapid Transit (BRT) Workshop: Experiences and Challenges (Workshop BRT: Experiências e Desafios) no Auditório Rio Ônibus, no Rio de Janeiro. Organizado pela EMBARQ Brasil, com patrocínio da Fetranspor e da VREF (Volvo Research and Education Foundations), o curso reuniu cerca de 40 participantes entre profissionais, operadores, empresários e pesquisadores de sistemas BRT. Juan Carlos Muñoz, do CoE, Luis Antonio Lindau, da EMBARQ Brasil, e Lélis Teixeira, da Fetranspor, abriram o encontro que contou com a presença de especialistas internacionais da área.

Compartilhe

Sudhir Gota e Fei Li receberão 10 mil dólares para financiar suas pesquisas
Lee Schipper, um dos fundadores da EMBARQ, dedicou a carreira ao transporte sustentável (Foto: EMBARQ)

Foram anunciados na segunda-feira, dia 8, os dois vencedores da primeira edição da Lee Schipper Memorial Scholarship. Sudhir Gota, da Clean Air Asia, e Fei Li, candidata Ph.D. na NYU Wagner, receberão como prêmio uma bolsa de estudos no valor de 10 mil dólares para financiar suas pesquisas em transporte eficiente e sustentável.

Compartilhe

Nas últimas semanas, o debate sobre transporte ganhou ainda mais força no país.

João Alencar. (Foto: Marcello Casal/JRABr)

Compartilhe

Última atividade do Seminário debate os reflexos da mobilidade no custo Brasil
Mesa redonda debate economia e mobilidade e fecha a programação do Seminário (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Durante a tarde desta sexta-feira, a mesa redonda Reflexos da mobilidade urbana no custo Brasil encerrou a programação do Seminário Nacional NTU 2013. Participaram Otávio Cunha, presidente executivo da NTU; José Antônio Martins, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus); Antônio Everton Chaves Jr., economista da Confederação Nacional do Comércio (CNC)</ a>; e Luigi Nesse, presidente da Confederação Nacional de Serviços (CNS)</ a>.

Compartilhe

Programação do dia tem início com painel sobre a operação dos sistemas BRT
Painel de abertura do último dia do Seminário (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

No segundo e último dia do Seminário Nacional NTU 2013, as atividades foram abertas pelo painel Operando sistemas BRT com qualidade. Participaram da discussão Luis Ricardo Gutiérrez, diretor estratégico da EMBARQ para a América Latina; Marcos Bicalho, diretor superintendente da NTU; Mario Valbuena, diretor de projetos da empresa de consultoria Transconsult; e Richele Cabral, diretora da Fetranspor.

Compartilhe

Painéis abordam os benefícios da mobilidade urbana para a economia das cidades
Jeroume Pourbaix, Glen Weisbord e Luis Antonio Lindau debatem os impactos econômicos do investimento em transporte coletivo (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Durante a tarde, a programação trouxe os painéis Observatório da Copa das Confederações 2013 e Mobilidade urbana sustentável como fator de competitividade e produtividade.

Compartilhe

Especialistas convidados apontam a priorização do transporte coletivo como solução para a mobilidade urbana
Mesa de abertura no primeiro dia de debates do Seminário Nacional NTU (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Teve início hoje em São Paulo o Seminário Nacional NTU 2013 – Mobilidade sustentável para um Brasil competitivo. O evento é organizado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) e traz especialistas do setor de transportes vindos de diversos países para debater exemplos internacionais de mobilidade urbana como fator de competitividade e inovação para as cidades. A priorização do transporte coletivo em detrimento do individual foi apontada com unanimidade como melhor caminho para a mobilidade urbana nas grandes e médias cidades.

Compartilhe

Evento traz debates sobre a relação entre competitividade e mobilidade urbana

Nos dias 4 e 5 de julho acontece em São Paulo o Seminário Nacional NTU 2013 – Mobilidade sustentável para um Brasil competitivo. Organizado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), o evento reúne especialistas de diversos países para debater exemplos internacionais de mobilidade urbana como fator de competitividade e inovação para as cidades.

Compartilhe

Atividade qualifica gestores públicos para ações do projeto

Workshop marca lançamento do projeto na cidade. Foto: Luis Ventura

A cidade de Porto Alegre recebe, de terça até quinta-feira (02 a 04/07), o Workshop do projeto Vida no Trânsito. O evento, que visa qualificar os gestores públicos com informações e conhecimentos necessários para traçar o planejamento e as estratégias de ação do projeto, reuniu cerca de 100 pessoas durante a abertura, na manhã desta terça-feira, no Hotel Embaixador, no centro da capital gaúcha.

Compartilhe

EMBARQ Brasil visita Metroplan
Escher recebeu equipe da EMBARQ Brasil. (Foto: Metroplan)

Uma equipe técnica da EMBARQ Brasil, liderada pelo diretor-presidente Luis Antonio Lindau e a arquiteta Nivea Oppermann Peixoto, esteve na sede da Metroplan - Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional, na tarde da última sexta-feira (28/06). Recebido pelo diretor-superintendente, o arquiteto Oscar Escher, o grupo conheceu mais sobre os projetos dos 9 municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre contemplados pelo PAC 2 – Mobilidade das Grandes Cidades, que estão sendo coordenados pela Fundação. A reunião foi o primeiro passo para um trabalho em conjunto.

Compartilhe

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se

Blogs