Junho 2013

Diversas cidades brasileiras barraram reajustes
Foto: Jéssica Lanhe

Adiadas pelo Governo para reter o aumento da inflação no início do ano, as propostas de aumento das tarifas de ônibus, nos últimos meses, causaram o estopim de manifestações populares que atingiram todo o país. Em virtude disso e aliado à desoneração do PIS/Cofins sobre o diesel e a energia elétrica utilizada no transporte público, muitas cidades barraram o reajuste previsto ou, inclusive, baixaram o valor das passagens do transporte público.

Compartilhe

Encontro promovido pela AMCHAM Poa reuniu especialistas
Palestrantes discutem soluções. (Foto: AMCHAM)

O impacto que os transportes estão causando às cidades foi a pauta do encontro promovido pelos Comitês de Sustentabilidade e ConstruBusiness da AMCHAM (Câmara Americana de Comércio) de Porto Alegre, nesta terça-feira (25/06). Com o tema Planejamento das Cidades e Sustentabilidade, as palestrantes Brenda Medeiros, gerente de Projetos de Transportes da EMBARQ Brasil, e a especialista em Mudanças Climáticas, Joanne Potter, evidenciaram atuais problemas e soluções ligados à mobilidade urbana.

Compartilhe

EMBARQ Brasil desenvolve projeto de pesquisa para medir a satisfação dos passageiros
Corredor BRT em Curitiba (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

A fim de determinar o nível de satisfação dos usuários de sistemas de ônibus, especialmente do BRT (Bus Rapid Transit), a EMBARQ Brasil e a SIBRT estão desenvolvendo uma pesquisa de satisfação para ser aplicada em cidades com o objetivo de entender melhor os clientes do transporte coletivo.

Compartilhe

Presidente Dilma Rousseff anuncia investimentos em mobilidade urbana

Dilma se reuniu com representantes do Movimento Passe Livre. (Foto: IstoÉ)

A presidente Dilma Rousseff anunciou que o governo irá liberar R$ 50 bilhões para investimentos no transporte público urbano no País. A declaração foi feita nesta segunda-feira (24), em um pronunciamento após reunião com governadores e prefeitos para tratar da qualidade dos serviços públicos. "Essa decisão é reflexo imediato do pleito pela melhoria dos serviços de transportes das últimas semanas", disse.

Compartilhe

Viagens rápidas, conforto e segurança são principais benefícios apontados

O Transoeste é o primeiro corredor BRT da cidade. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Um ano após o Rio de Janeiro ganhar seu primeiro corredor BRT (Bus Rapid Transit) – o Transoeste, uma pesquisa realizada pela Fetranspor (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro) mostra que 93% dos passageiros estão satisfeitos com o modal.

Compartilhe

Texto de Luis Gutierrez, diretor da EMBARQ na América Latina
Jaime Lerner, pai do sistema BRT de Curitiba, acredita que a cultura do carro logo será coisa do passado (Foto: Antonio Milena)

Por Luis Gutierrez

Compartilhe

Cidades já podem se inscrever para a décima edição

O Metrobús, sistema BRT da Cidade do México, ajudou a cidade a vencer a edição de 2013 do Sustainable Transport Award. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

A EMBARQ, junto aos demais integrantes do Comitê do Sustainable Transport Award (STA), convida sua cidade a participar da 10ª edição do prêmio. Se você faz parte de uma organização que trabalha em prol do transporte sustentável, verifique os critérios de seleção e inscreva sua cidade.

Compartilhe

Transformação do transporte urbano e crescimento das cidades foram alguns dos temas debatidos

Prefeito de BH, Márcio Lacerda, é ouvido pelo prefeito de Curitiba e representantes de Rio de Janeiro e Porto Alegre.

O painel O Papel de Entidades Financeiras na Transformação do Transporte Urbano na América Latina abriu a programação do último dia do III Congresso As Melhores Práticas SIBRT na América Latina.

Compartilhe

Luis Antonio Lindau conversa sobre o tema em entrevista ao programa Bom Dia Minas
(Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Na manhã de quinta-feira, 6, o diretor presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau, deu entrevista ao programa Bom Dia Minas.

Compartilhe

Material completo já está disponível para download

Compartilhe

Participantes também debateram os desafios para o futuro

Marta Obelheiro, da EMBARQ Brasil, frisou a necessidade de espaços voltados a pedestres (Foto: Moisés Valadares)

Compartilhe

Belo Horizonte recebe especialistas, pesquisadores e representantes de governos de 15 países

Da esquerda para a direita: Luis Antonio Lindau, Márcio Lacerda, Luis Ricardo Gutiérrez, Ramón Victor César e Roberto Gregório da Silva Júnior

Compartilhe

Salvar vidas através da prevenção de acidentes é o grande objetivo

Kelly Larson, da Bloomberg Philanthropies, uma das instituições coordenadoras do RS-10/Vida no Trânsito. (Foto: Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Trânsito)

Compartilhe

Iniciativa visa reduzir as vítimas de acidentes de trânsito

Entre os dias 5 e 6 de junho, a cidade de Palmas (TO) sediará encontro dos parceiros internacionais da iniciativa “Vida no Trânsito”, projeto que busca salvar vidas através do apoio e orientação a gestores nacionais no fortalecimento de políticas preventivas a acidentes de trânsito para salvar vidas. A meta é a redução de 10% no índice de vítimas graves e mortes em acidentes de trânsito a cada ano até 2020.

Compartilhe

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se