Maio 2013

Jaime Lerner fala sobre expectativas para o III Congresso SIBRT

Lerner. (Foto: EMBARQ Brasil)

O arquiteto e urbanista Jaime Lerner tem uma visão única sobre os problemas dos grandes centros urbanos. Para ele, quem acredita que as grandes cidades estão fadadas ao fracasso no que se refere à mobilidade urbana, estão com uma visão turva sobre a cidade, “organismo que acolhe a vida e que não é só um aglomerado de concreto e vias”.

Compartilhe

Evento reuniu 400 pessoas em São Paulo

Charles Kent. (Foto: Nina Jacobi)

A poluição do ar de nossas cidades vem causando danos severos à saúde e ao meio ambiente e torna-se crucial encontrar formas de mapear e combater o seu avanço. Com esse propósito, foi realizado, nesta quinta-feira (23/05), o Seminário Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa para Cidades, promovido pelo programa GHG Protocol, do World Resources Institute (WRI), e o Instituto de Energia e Ambiente, da Universidade de São Paulo (IEE-USP), na Escola Politécnica da USP, em São Paulo.

Compartilhe

Prefeitura e EMBARQ Brasil se reuniram para avaliar cooperação

Zenaldo Coutinho recebe EMBARQ Brasil. (Foto: EMBARQ Brasil)

A retomada das obras do BRT (Bus Rapid Transit) de Belém foi assegurada por meio de um contrato de financiamento no valor de R$ 314 milhões, firmado entre a Prefeitura e a Caixa Econômica Federal (21/05). A assinatura do documento foi feita, ao lado de secretários, parlamentares e representantes da Caixa, pelo prefeito Zenaldo Coutinho, que também recebeu a diretora de Projetos & Operações da EMBARQ Brasil, Daniela Facchini.

Compartilhe

Especialistas visitaram favelas cariocas

Zonas íngremes dificultam subida dos ciclistas. (Foto: EMBARQ Brasil)

A equipe técnica da EMBARQ Brasil, ao longo dessa semana (13 a 17/05), cumpriu mais um passo para dar continuidade ao projeto que visa aumentar e qualificar o uso da bicicleta nas favelas do Rio, como parte do programa Morar Carioca. Além de reuniões com a Secretaria Municipal de Habitação (SMH), o grupo de especialistas realizou saídas a campo para fazer análises topográficas dos assentamentos informais.

Compartilhe

Delegação chinesa conhece Projeto Morar Carioca

Chineses no Morro da Babilônia (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Em seu último dia no Rio de Janeiro, a delegação chinesa que visita o Brasil em busca de novas ideias para as cidades teve a oportunidade de conhecer o Morro da Babilônia. Adriana Laranjeira e Maurício Tostes Vieira, da Secretaria Municipal de Habitação do Rio de Janeiro (SMH), receberam o grupo para uma conversa sobre o projeto Morar Carioca.

Compartilhe

Grupo conheceu o Centro de Controle Operacional e viajou no BRT carioca

No ônibus, o grupo conheceu detalhes sobre a frota (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Na manhã desta terça-feira (14/05) os funcionários do governo chinês e do WRI China que visitam o Brasil em busca de novas ideias para as cidades conheceram de perto o BRT Transoeste, que opera na Zona Oeste do Rio de Janeiro desde 2012.

Compartilhe

Em São Paulo, grupo conheceu a SABESP e a Editora Abril

Chineses na SABESP (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil

Nessa segunda-feira, 13, Zhen Sun, Yan Li, Qi Wang, Guiyuan Ran, Yang Yan, Xiaomei Tan e Hongpeng Lei, funcionários do governo chinês e do WRI China que visitam o Brasil, tiveram uma agenda cheia.

Compartilhe

Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil

A equipe técnica da EMBARQ Brasil está no Rio de Janeiro, ao longo desta semana (13 a 17/05), para dar continuidade ao projeto que visa aumentar e qualificar o uso da bicicleta nas favelas da Cidade Maravilhosa, como parte do programa Morar Carioca. Nesta segunda-feira, o grupo se reuniu com 12 representantes da Secretaria Municipal de Habitação (SMH) para mostrar estudos relacionados ao tema e análises realizadas até aqui.

Compartilhe

Evento reuniu 500 pessoas em Cascavel (PR)

Secretário Alessandro Lopes representou o prefeito. (Foto: Portal Cascavel)

Com o tema “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!”, a 5ª Conferência das Cidades reuniu mais de 500 pessoas interessadas em transformar o futuro de Cascavel (PR), na última terça e quarta-feira (07 e 08/05), na Unipar (Universidade Paranaense). O evento foi organizado pela Secretaria de Planejamento e Urbanismo e o ConCidades (Conselho Municipal das Cidades). A coordenadora de Projetos de Saúde & Segurança Viária da EMBARQ Brasil, Marta Obelheiro, foi uma das palestrantes, na primeira noite de conferência.

Compartilhe

Holger Dalkmann esteve em Porto Alegre

Reunião no escritório brasileiro. (Foto: EMBARQ Brasil)

No início desta semana, vindo de Washington DC (EUA), o diretor mundial da EMBARQ, Holger Dalkmann, desembarcou em Porto Alegre para acompanhar de perto o trabalho do centro brasileiro. Dalkmann aproveitou o momento com o diretor-presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau, e toda equipe local para reforçar pontos estratégicos de ação da EMBARQ, o centro de transporte sustentável do WRI - World Resources Institute (Instituto de Recursos Mundiais).

Compartilhe

Com o capacete embaixo do braço, Marcelo Sgarbossa confirmou que bicicleta é mesmo seu meio de transporte. O vereador de Porto Alegre veio pedalando para a reunião com a EMBARQ Brasil, na manhã desta terça-feira (5).

Compartilhe

Por Luis Antonio Lindau, diretor-presidente da EMBARQ Brasil

Quem habita ou circula nas cidades brasileiras percebe os efeitos do crescimento acelerado da nossa frota veicular. Os pontos de congestionamento se alastram e cada vez se gasta mais tempo nos deslocamentos, seja por carro ou por transporte coletivo. Impulsionada por fatores como o aumento do poder aquisitivo da população e de incentivos governamentais, a taxa de motorização brasileira deve atingir 250 veículos privados por mil habitantes até 2020. Nas principais capitais brasileiras, esta taxa tornou-se realidade já no início da década passada e, atualmente, se aproxima dos 350 veículos por mil habitantes.

Compartilhe

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, em janeiro de 2012, analisou a atual gestão de segurança viária nos países do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China). O levantamento foi feito por Juha Luoma e Michael Sivak, do Instituto de Pesquisa em Transporte da universidade, com apoio da Sustainable Worldwide Transportation.

Compartilhe

Evento reuniu cerca de 140 participantes

Luis Antonio Lindau conduziu diversas atividades durante o workshop (Foto:Laureano Bittencourt)

O workshop Do PAC ao Plano de Mobilidade Urbana e 2º Seminário de Mobilidade Urbana, em Pelotas, foi encerrado nesta sexta-feira (03/05). O evento, que teve início na quinta-feira, propiciou uma discussão aprofundada sobre importantes diretrizes para os projetos aprovados pelo PAC na cidade e deu início à elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Pelotas.

Compartilhe

Atividade definiu prioridades para o Plano de Mobilide Urbana de Pelotas

Participantes formaram grupos de trabalho para a atividade. (Foto: Laureano Bittencourt)

O que deve conter o plano de mobilidade urbana de Pelotas? Esta foi a pergunta norteadora da atividade desta manhã (03/05), no segundo dia do workshop Do PAC ao Plano de Mobilidade Urbana, em Pelotas. O objetivo foi traçar as prioridades em cada eixo do plano: espaços públicos e novas urbanizações, transporte coletivo, veículos privados, sistema viário, pedestres e ciclistas, participação popular e processo de desenvolvimento do plano.

Compartilhe

Visão de cidade foi importante ponto do debate

Luis Antonio Lindau (Foto:Laureano Bittencourt)

Compartilhe

O foco é planejar para as pessoas

Daniela Facchini explica a construção do plano de mobilidade (Foto:Laureano Bittencourt)

A metodologia para a construção de um Plano de Mobilidade Urbana Sustentável foi apresentada, durante o workshop Do PAC ao Plano, em Pelotas, pela diretora de Projetos & Operações da EMBARQ Brasil, Daniela Facchini.

Compartilhe

Atuação de gestores públicos é fundamental para o êxito dos projetos

Emilio Merino fala sobre a Lei de Mobilidade (Foto:Laureano Bittencourt)

Compartilhe

Luis Antonio Lindau abre o primeiro dia de atividades em Pelotas

O DNA da Sustentabilidade foi o tema da palestra de abertura. (Foto: Laureano Bittencourt)

Compartilhe

Evento ocorre até sexta-feira

Cerimônia de abertura ocorreu esta manhã. (Foto: Sest Senat)

“O desenvolvimento de Pelotas (RS) está na possibilidade de criar uma cidade que ofereça muita qualidade de vida, com transporte público de qualidade”. Com estas palavras, a vice-prefeita Paula Schild Mascarenhas iniciou o evento Do PAC ao Plano de Mobilidade Urbana e 2º Seminário de Mobilidade Urbana, na manhã desta quinta-feira (02/05), na cidade gaúcha.

Compartilhe

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se