
Abril 2013


Foto: La Primera de Puebla
Com o objetivo de fornecer um transporte público que atenda as pessoas de forma eficiente e seja atrativo na disputa com o automóvel, o governo de Puebla (México), cidade de 1,5 milhão de habitantes, optou por adotar sistemas BRT (Bus Rapid Transit) no município. A concepção do projeto foi realizada em parceria com a EMBARQ México.
Sala de debates, em Brasília. (Foto: Divulgação)
Essencial para o desenvolvimento das cidades, a mobilidade foi uma das pautas centrais do II Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, ocorrido entre terça e quinta-feira (23 a 25/04), em Brasília. Organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), com o apoio do Sebrae e do Governo Federal, o evento reuniu prefeitos e secretários municipais de todo Brasil com o objetivo de discutir formas viáveis para aliar progresso à sustentabilidade em nível local.
Presidente do WRI, Andrew Steer.
Os membros do Comitê Executivo da Iniciativa Energia Sustentável para Todos (Sustainable Energy for All Initiative) foram anunciados pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, e o presidente do Grupo Banco Mundial, Jim Yong Kim, na última sexta-feira (19/04). O presidente do WRI – World Resources Institute (Instituto de Recursos Mundiais), Andrew Steer, está entre as lideranças do setor que compõem o grupo das Nações Unidas, formado com o objetivo de aumentar os esforços público-privados para promover a energia sustentável em escala global.
Governador Tarso Genro e Damien Loras. (Foto: Caroline Bicocchi/Palácio Piratini)
Como parte do projeto de consolidação do Plano Ar, Clima e Energia (PACE), o governador Tarso Genro, ao lado do secretário estadual do Meio Ambiente, Carlos Fernando Niedesberg, apresentou o guia de boas práticas ambientais que será distribuído aos municípios gaúchos. Uma versão artesanal da publicação, ainda em fase de diagramação, foi entregue ao cônsul-geral da França em São Paulo, Damien Loras, este mês, em encontro no Palácio Piratini. O documento é resultado de um convênio firmado em 2012 entre a Sema e a Agência Francesa do Meio Ambiente e da Gestão da Energia da França (Ademe), por meio da empresa Enviroconsult. A EMBARQ Brasil colaborou na elaboração do PACE, que originou a publicação.
Ligeirões chegarão até o metrô. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)
Este mês, a prefeitura do Rio de Janeiro anunciou que vai licitar a expansão do corredor BRT TransOeste até o Jardim Oceânico, onde se integrará com o metrô. Segundo o secretário de Obras, Alexandre Pinto, a concorrência será lançada até junho, com custo estimado de R$ 90 milhões. No total, serão oito estações, divididas em dois lotes, sendo que o primeiro, do Alvorada ao Città América, deve estar finalizado em 2014.
Secretária Joseane Almeida durante reunião. (Foto: Janine Tomberg)
Uma equipe da EMBARQ Brasil esteve na Prefeitura de Pelotas, na tarde desta terça-feira (16/04), em reunião com a secretária de Gestão e Mobilidade Urbana (SGMU) da cidade, Joseane Almeida, técnicos da secretaria e integrantes do Observatório da Mobilidade Urbana. O encontro foi realizado para discutir detalhes sobre o seminário de mobilidade, que ocorrerá nos dias 2 e 3 de maio, com a participação de diversos atores envolvidos no plano de mobilidade urbana e na elaboração de proposta ao PAC Mobilidade de Pelotas.
A realidade da Rua Primeiro de Março, no centro do Rio. BRT modificará o panorama atual, destinando vias exclusivas ao transporte coletivo. (Foto: O Dia)
A prefeitura do Rio de Janeiro divulgou, na última semana, o projeto completo do BRT (Bus Rapid Transit) TransBrasil, que vai ligar Deodoro, na zona oeste do Rio de Janeiro, até o aeroporto Santos Dumont, no Centro. No total, serão 32 quilômetros de corredor para os ônibus rápidos.
Dalkmann em visita ao BRT do Rio. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)
Sistemas avançados de ônibus têm um potencial único para fornecer soluções inovadoras e eficientes ao congestionamento, emissões de veículos e segurança viária, a um custo muito menor para as cidades que os sistemas ferroviários. Com mais de 160 sistemas avançados de ônibus em operação ou em construção ao redor do mundo, além de mais de 20 cidades que exploram a possibilidade, a necessidade de facilitar uma rede através da qual as cidades possam compartilhar conhecimento de valor e práticas é clara.

Mesa de debates. (Foto: EMBARQ Brasil)
Os líderes de 15 das principais instituições relacionadas ao transporte coletivo urbano de superfície no país estiveram reunidos durante esta quinta-feira (04/04), no Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro, para discutir o rumo da mobilidade urbana no Brasil. O encontro foi coordenado por Jaime Lerner e organizado pela EMBARQ Brasil, em conjunto com a SIBRT (Associação Latino-Americana de Sistemas Integrados e BRT). Ao final do dia foram acordadas diretrizes para qualificar o transporte coletivo, que serão divulgadas em algumas semanas.
Jaime Lerner coordenou o debate. (Foto: EMBARQ Brasil)
O questionamento provocador foi lançado pelo urbanista e ex-governador do Paraná, Jaime Lerner, aos líderes de 15 das principais instituições relacionadas ao transporte coletivo urbano no país: “qual o caminho para um transporte coletivo de qualidade para todos no Brasil?”. O debate iniciado na manhã desta quinta-feira (04/04) ocorre no Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Lerner conduziu as discussões, que foram abertas por uma apresentação de Luis Antonio Lindau, diretor-presidente da EMBARQ Brasil, organizadora do encontro em conjunto com a SIBRT (Associação Latino-Americana de Sistemas Integrados e BRT). O Governo do Estado foi representado pelo Secretário de Transportes, Julio Lopes. O secretário Municipal de Transportes do Rio de Janeiro, Carlos Roberto Osório, também participa da seleta reunião que segue até o final da tarde.
Projeto do BRT em Campinas. (Reprodução)
Em março, a prefeitura de Campinas recebeu a autorização do Ministério das Cidades para abrir o edital de licitação de obras do BRT (Bus Rapid Transit) – sistema de transporte coletivo que vai beneficiar 300 mil moradores das regiões do Campo Grande e Ouro Verde. O anúncio do Ministério foi feito pessoalmente ao prefeito Jonas Donizette pelo secretário nacional de Transportes e Mobilidade Urbana, Júlio Eduardo dos Santos.