Março 2013

Prefeitura anunciou novo plano de metas

O prefeito Fernando Haddad anunciou, na última terça-feira (26/03), o novo plano de metas da cidade de São Paulo, que deve ser cumprido até o fim de 2016. Com um dos piores índices de congestionamentos do país, a preocupação com a mobilidade urbana é imperativa. Entre as 100 mudanças previstas no documento, em diversas áreas, estão a construção de mais 150 km de corredores de ônibus e 400 km de vias dedicadas a bicicletas.

Compartilhe

Motorista do BRT Transoeste, Rio. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Após passar por São Paulo e Belo Horizonte, dando sequência ao projeto Segurança Primeiro, a equipe da EMBARQ Brasil visitou mais duas metrópoles, na última semana: Curitiba e Rio de Janeiro. O grupo técnico esteve com representantes da URBS e empresas responsáveis pela operação do BRT em Curitiba para conhecer as ações de prevenção a acidentes com transporte público. Também no Rio de Janeiro houve visitas a garagens de operadores, além de entrevistas com diretores da Universidade Corporativa do Transporte, da Fetranspor, e com responsáveis pelo BRT Transoeste.

Compartilhe

Poluição é visível em São Paulo. (Foto: Gaf.arq.)

Mesmo ocupando apenas 2% da área terrestre, as cidades são o lócus de 70% das emissões mundiais de gases de efeito estufa, número em ascensão. “As áreas urbanas têm uma oportunidade enorme de contribuir para as soluções, e uma capacidade única para implementar a mudança que afetaria a grande maioria da população mundial”, observa Benoit Lefevre, associado sênior de Transportes e Climáticas da EMBARQ, e lidera iniciativas de transporte e clima no Instituto de Recursos Mundiais (WRI).

Compartilhe

Além da saúde, finanças das famílias são afetadas

Clínica de reabilitação para vítimas. (Foto: Ceir)

De acordo com dados da Associação Brasileira de Medicina no Trânsito (Abramet), 73% das vítimas de acidente com moto chegam ao hospital em estado grave, ocupando 40% das vagas das unidades de Terapia Intensiva (UTIs) públicas. Os números refletem uma realidade de risco que os motociclistas se submetem diariamente, especialmente aqueles que utilizam a moto para trabalhar e acabam sofrendo com as consequências não apenas na saúde, como também na renda familiar.

Compartilhe

Londrina e Maringá contarão com o sistema de ônibus rápidos

BRT de Curitiba. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Criado em Curitiba há mais de 40 anos, o BRT (Bus Rapid Transit) agora chega a Londrina e Maringá, que contam com a segunda e a terceira maior população do Paraná, respectivamente. Ambos projetos foram anunciados na última semana e serão viabilizados por recursos do PAC 2 Mobilidade Urbana, do governo federal.

Compartilhe

EMBARQ Brasil visita operadores

Em uma força-tarefa para diminuir o número de incidentes com ônibus, a EMBARQ Brasil, ao lado da Associação Latino-Americana de Sistemas Integrados e BRT - SIBRT e EMBARQ México, está desenvolvendo o projeto "Segurança Primeiro", uma pesquisa de boas práticas de gestão de segurança viária entre agências e operadores de transporte em cidades latino-americanas. No início do mês (07 e 08/03), a cidade visitada foi Belo Horizonte, onde a coordenadora de Projetos de Transporte da EMBARQ Brasil, Brenda Medeiros, e André Jacobsen, especialista em Benchmarking da SIBRT, reuniram-se com representantes da BHTrans e operadores.

Compartilhe

EMBARQ Brasil será um dos representantes técnicos

O Ministério das Cidades instituiu, nesta terça-feira (12/03), um Grupo Técnico para elaborar a proposta de um Sistema de Informações em Mobilidade Urbana. O grupo, do qual a EMBARQ Brasil fará parte, terá o objetivo de unificar informações na área e tornar-se referência nacional para a formulação de políticas públicas em mobilidade urbana.

Compartilhe

Cuidados diários garantem qualidade e performance

Estacionamento Viação Jabour. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

A cada 24 horas o BRT Transoeste transporta uma média de 100 mil passageiros. A alta demanda e a frequência intensa de veículos exigem cuidados para que o sistema mantenha sua performance e qualidade de serviço. Por isso, as empresas responsáveis pela operação do BRT carioca realizam diariamente em suas garagens, manutenção, limpeza e vistoria da frota de ônibus articulados e convencionais, que chega a percorrer 30 mil quilômetros por dia.

Compartilhe

Geórgia Pessoa, da ICAL, visitou a EMBARQ Brasil. Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil

A fim de unir esforços para avançar a agenda da mobilidade urbana sustentável no Brasil, a representante da Iniciativa Clima América Latina (ICAL) no país, Geórgia Pessoa, visitou a EMBARQ Brasil, na manhã desta terça-feira (05/03). A especialista foi recebida pelo diretor-presidente, Luis Antonio Lindau, a diretora de Relações Estratégicas e Desenvolvimento, Rejane Fernandes, a diretora de Projetos e Operações, Daniela Facchini e pela analista de Desenvolvimento, Cíntia Freitas.

Compartilhe

No final do ano passado, o Uruguai inaugurou seu primeiro corredor BRT (Bus Rapid Transit). Situado em Montevidéu, capital do país e que abrange 40% da população do país, o corredor Garzón, com aproximadamente 6,3 quilômetros de extensão, irá beneficiar cerca de 25 mil pessoas diariamente.

Compartilhe

Por Luis Antonio Lindau, diretor-presidente da EMBARQ Brasil

O futuro do setor de transportes começou a ser reescrito em 2012. O documento “O Futuro que Queremos”, consolidado ao fim da Rio+20, inclui expressamente a importância de investimentos em transportes direcionados ao desenvolvimento sustentável para que as nações possam atingir os objetivos estabelecidos durante a conferência. É um grande avanço, pois há 10 anos, na última conferência de desenvolvimento global, em Johanesburgo, o transporte ficou fora da agenda e dos Objetivos de desenvolvimento do milênio.

Compartilhe

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se