Fevereiro 2013

Sistema irá alterar a estrutura do transporte coletivo na cidade

Por Conrado Esber*

As obras para a implantação do sistema BRT (Bus Rapid Transit) em Porto Alegre começam a evoluir, e as melhorias esperadas pelas alterações na estrutura do transporte coletivo porto-alegrense devem ser sentidas gradualmente. No total, onze projetos estão em andamento para qualificar a mobilidade urbana e o sistema viário da cidade, sendo que três deles contemplam as necessidades para a operação dos BRTs.

Compartilhe

Brasil vai inaugurar mais de 250 km de BRT em 2014

Do projeto abstrato às pis­tas concretas. Após qua­tro anos do lançamento do Programa de Acelera­ção do Crescimento “PAC Copa do Mundo”, é assim que, em breve, sete cidades brasileiras, que irão sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014, poderão resumir os longos meses de investimentos na moderna, efi­ciente e sustentável mobilidade ur­bana tão sonhada pelos brasileiros.

Compartilhe

Projeto foi implementado na cidade de Lanzhou, na China

Lanzhou é a mais nova cidade a receber um sistema BRT (Bus Rapid Transit). A capital da província Gansu, no noroeste da China, tem uma população de 3 milhões de habitantes e desde 28 de dezembro conta com o serviço de ônibus rápidos em corredores exclusivos. O sistema é o terceiro de alta capacidade no continente asiático, após a construção dos BRTs de Gangzhou (China) e Brisbane (Austrália).

Compartilhe

Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil

Mais de 100 cidades de países desenvolvidos e em desenvolvimento já optaram por implantar um sistema de transporte coletivo com ônibus de alta capacidade e que trafegam em corredores exclusivos. Para explicar estas e outras características do sistema BRT (Bus Rapid Transit), EMBARQ Brasil e NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos) produziram o vídeo BRT - O futuro do transporte coletivo de superfície.

Compartilhe

Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil

O segundo dia do workshop de Alinhamento Estratégico, coordenado pela EMBARQ Brasil, deu continuidade ao objetivo de identificar as ações necessárias e decisões estratégicas dos diversos responsáveis pelo projeto do BRT (Bus Rapid Transit) Corredor Eixo Sul de Brasília. Uma linha do tempo foi montada, desde a presente data até a inauguração do sistema, o que permitiu a visualização do plano ao longo do tempo previsto. A análise abrangeu cinco áreas do projeto: infraestrutura, frota veicular, equipamentos, operação e marketing.

Compartilhe

Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil

Representantes do governo do Distrito Federal, de empresas operadoras de ônibus, empreiteiras e de outros atores envolvidos com o sistema BRT Corredor Eixo Sul de Brasília estarão reunidos até amanhã, no workshop de Alinhamento Estratégico, coordenado pela EMBARQ Brasil. “Nossa meta não é só inspirar novos projetos no DF. O BRT vai influenciar a organização da cidade, a revitalização do entorno. Brasília, pelo público que recebe (prefeitos, políticos, tomadores de decisão) serve como exemplo para outras cidades do país”, afirmou o vice-governador do DF, Tadeu Filippelli, na abertura do evento, hoje de manhã (05/02). O Secretário de Transportes do Distrito Federal, José Walter Vazquez Filho, destacou a importância do projeto: “Em dezembro de 2013 nós esperamos que Brasília tenha uma experiência do que é transporte moderno, seguro, e que respeite o usuário. Nós temos uma expectativa muito grande de que o BRT seja um exemplo inspirador para a modernização do sistema de transporte coletivo sobre pneus do DF. Nosso objetivo é chegar a um sistema tronco-alimentador para todas as saídas de Brasília.”

Compartilhe

Objetivo é fortalecer ações para reduzir número de mortes

Foto: Diego Dalmaso

ONGs que lutam pela melhoria nas políticas e ações de segurança no trânsito podem inscrever seus projetos para receber apoio da Global Road Safety Partnership (GRSP) pelo Road Safety Grants Programme até o dia 08 de março de 2013. Os financiamentos serão de até CHF 60.000,00 (R$ 130.782,00) por períodos não superiores a 24 meses.

Compartilhe

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se

Blogs