Janeiro 2013

EMBARQ Brasil marca presença no InfraBrasil Expo & Summit 2013

Lindau. (Foto: EMBARQ Brasil)

O diretor-presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau, participou e foi moderador do painel “As Inovações para Transportes Urbanos de Ônibus: O Estado da Arte em Tecnologias para Automação do Sistema e as Novas Soluções em Combustíveis", na tarde desta terça-feira (29/01), no último dia do InfraBrasil Expo & Summit , em São Paulo. Durante dois dias, o evento reuniu cerca de 400 participantes, em 146 palestras de especialistas e autoridades em diversos assuntos latentes que abrangem o setor.

Compartilhe

O Secretário de Transportes do Governo do Distrito Federal, José Walter Vazquez Filho, reuniu-se com os diretores da EMBARQ Brasil, na manhã desta sexta-feira (25/01). No encontro, o grupo discutiu detalhes sobre o workshop de alinhamento estratégico do BRT (Bus Rapid Transit) de Brasília, que será realizado dias 05 e 06 de fevereiro, com a participação de diversos agentes envolvidos no projeto.

Compartilhe

Blog da EMBARQ Brasil recebe Prêmio TopBlog

Equipe da EMBARQ Brasil recebe prêmio em São Paulo.

Com muito orgulho e alegria, anunciamos a eleição do TheCityFix Brasil como o melhor blog de Sustentabilidade 2012 pelo júri acadêmico do Prêmio Top Blog, a maior eleição de blogs do Brasil! O blog da EMBARQ Brasil concorreu na categoria ‘profissional’ em um concurso que envolveu mais de 18 mil blogs de todo país.

Compartilhe

Dalkmann em visita ao BRT Transoeste, no Rio. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Por Holger Dalkmann, diretor da EMBARQ.

A necessidade de ação em transporte sustentável nunca foi mais evidente do que é hoje. A população mundial deve chegar a 9,8 bilhões de pessoas em 2050, com cerca de 70% delas vivendo nas cidades. Enquanto isso, as emissões de gases de efeito estufa (GEE) estão em ascensão. O Transporte contribui para 13% das emissões globais, impulsionando a mudança climática e criando uma perigosa poluição do ar.

Compartilhe

Banco Mundial e CTSEMBARQ México realizam curso em maio, na Cidade do México

O Banco Mundial e o CTSEMBARQ México convidam ao curso de capacitação "Construindo Líderes de Planejamento de Transporte Urbano", que oferece ferramentas para o planejamento sistemático da mobilidade integrada, gestão de corredores, alternativas de planejamento de transporte público, avaliação de alternativas, instituições e governança, financiamento e parcerias público-privadas; temas-chave que as cidades latino-americanas enfrentam.

Compartilhe

Instituto foi nomeado este mês, em Washington DC

O WRI-World Resources Institute (Instituto de Recursos Mundiais) foi eleito o melhor think tank (instituto de pesquisas em assuntos globais urgentes) de meio ambiente do mundo, pela publicação “Global Go To Think Tank Index”, organizada pela Universidade da Pensilvânia. O instituto também foi nomeado o nº 1 na categoria “Política de Energia e Recursos”, durante cerimônia, na última quinta-feira (17/01), em Washington DC (EUA).

Compartilhe

Diretor-presidente da EMBARQ Brasil faz apresentação a estudantes da UFPel

Lindau. (Foto: Sílvia do Amaral)

O impacto do transporte nas cidades foi o foco da apresentação de Luis Antonio Lindau, diretor-presidente da EMBARQ Brasil, na noite desta terça-feira (22/01), durante o I Ciclo de Palestras do Curso Superior em Tecnologia de Transporte Terrestre, da UFPel, em Eldorado do Sul (RS). O evento reúne professores especialistas no setor, estudantes e pesquisadores, que debatem sobre soluções e projetos em andamento para qualificar o transporte brasileiro.

Compartilhe

Pontos relevantes do Transforming Transportation 2013

Transformação de Nova Iorque. (Foto: Aterix611)

Com o final da 10ª edição do Transforming Transportation, realizado pela EMBARQ e Banco Mundial, na última semana, em Washington DC, algumas lições ficam para alavancar o transporte sustentável no momento crítico em que vivemos. Abaixo, um resumo de quatro grandes ideias discutidas durante a conferência e destacadas pelo prefeito de NY, Michael Bloomberg e o presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim.

Compartilhe

Objetivo é avaliar Programa Global de Segurança Viária

Foto: Aaron Minnick / EMBARQ

Na última sexta-feira (18/01), a Bloomberg Philanthropies lançou seu relatório preliminar para avaliar as intervenções do Programa Global de Segurança Viária, com contribuições da EMBARQ.

Compartilhe

Organizações vão buscar, juntas, soluções de transporte urbano

Bloomberg e Dalkmann. (Foto: WRI)

O WRI-Instituto de Recursos Mundiais – liderado pelo seu centro de transporte sustentável, EMBARQ – e o Grupo C40 de Grandes Cidades para Liderança do Clima estabeleceram uma parceria que vai levar adiante a meta comum de redução das emissões de gases de efeito estufa provenientes do transporte urbano. A parceria tem o objetivo de ampliar as soluções e aumentar os esforços em transporte das cidades do C40, relacionados a planejamento urbano sustentável, sistemas BRT (Bus Rapid Transit), e iniciativas de transporte não-motorizado.

Compartilhe

Evento reúne especialistas internacionais em Washington DC, EUA

A 10ª edição do Transforming Transportation (TT), organizado pela EMBARQ e pelo Banco Mundial, iniciou nesta quinta-feira (17/01), na sede do banco em Washington DC, nos Estados Unidos. O evento de dois dias reúne especialistas, pesquisadores e líderes governamentais que buscam soluções sustentáveis para os problemas de mobilidade nos centros urbanos.

Compartilhe

Rio recebe menção honrosa por BRT Transoeste

Linha 4 do Metrobús, Cidade do México.

A Cidade do México foi nomeada, nesta terça-feira (15), a vencedora do Prêmio de Transporte Sustentável 2013. No último ano, a capital mexicana investiu no BRT Metrobús, em infraestrutura para bicicletas e caminhadas, além de ter criado um programa de estacionamento público e revitalizado espaços esquecidos da cidade. O Rio de Janeiro também foi lembrado como bom exemplo internacional e recebeu menção honrosa pelo lançamento do seu primeiro corredor BRT (Bus Rapid Transit), o Transoeste.

Compartilhe

EMBARQ lançará versão completa do documento até o final do ano

A cada ano, 1,2 milhão de pessoas morrem em acidentes de trânsito, segundo a Organização Mundial de Saúde, e as mortes no trânsito são projetadas para se tornar a quinta maior causa de óbito prematuro em todo o mundo até 2030, à frente de HIV/AIDS, violência, tuberculose, ou qualquer tipo de câncer. Uma forma de evitar muitas dessas mortes e feridos é melhorar a segurança de tráfego, especialmente nos corredores de ônibus das cidades.

Ao longo dos últimos meses, a EMBARQ convidou especialistas para fornecer um feedback sobre conteúdo, metodologia, viabilidade e utilidade das recomendações de segurança que constam na versão inicial do manual “Segurança Viária em Corredores de Ônibus”, lançado em maio de 2012. Também firmamos parcerias com cidades, governos e bancos de desenvolvimento para testar as orientações sobre projetos BRT em todo o mundo e conduzir treinamentos e oficinas em torno das orientações com profissionais de transporte.

Compartilhe

TRB inicia neste domingo em Washington DC, EUA

Inicia, neste domingo (13) e vai até quinta-feira (17), o TRB - Transportation Research Board, em Washington DC, nos Estados Unidos. O evento é um dos maiores no setor de transportes e reúne especialistas, pesquisadores, estudantes, representantes da indústria e instituições governamentais de diversos países. Sua 92ª edição tem como foco a pesquisa, com o tema: “Deploying Transportation Research - Doing Things Smarter, Better, Faster”.

Compartilhe

No Rio, linhas facilitam acesso ao BRT Transoeste

Foto: Portal Guaratiba

Na zona oeste do Rio de Janeiro, quem passa pelas estações Magarça, Pingo D’Água e Mato Alto costuma ver, em pontos próximos, ônibus equipados com ar-condicionado e com o mesmo padrão de cores do BRT Transoeste. São as chamadas Linhas Alimentadoras, que ligam os bairros periféricos às estações, facilitando a vida de quem usa o sistema diariamente.

Compartilhe

Prefeito Márcio Lacerda destaca BRT em cerimônia de posse

Ilustração do projeto BRT de BH.

No dia 1º de janeiro, em sua cerimônia de posse na Prefeitura de Belo Horizonte, Márcio Lacerda elegeu o transporte e a saúde como prioridades de sua segunda gestão consecutiva a frente da capital mineira. A cidade receberá três corredores BRT (Bus Rapid Transit) até a Copa do Mundo de 2014, obras que estão em andamento e dentro do prazo.

Compartilhe

Sistema faz parte do programa Morar Carioca

Foto: Prefeitura do Rio

Inspirados pelo exemplo de Medellín, na Colômbia, o Rio de Janeiro está investindo em teleféricos para facilitar a mobilidade dos moradores de regiões íngremes. Em dezembro, foi realizado o primeiro teste do sistema elevado que vai servir ao Morro da Providência, na zona portuária. A obra faz parte do programa Morar Carioca e deve ser aberta ao público em abril.

Compartilhe

Acompanhe os principais eventos do ano

O Transporte ganha força e evidência a cada ano por ser um setor que influencia a vida de todos. Com isso, crescem eventos, seminários, workshops e debates em busca de soluções inovadoras para antigos problemas. Neste mês de janeiro, acontecem dois dos principais eventos relacionados à mobilidade urbana, o Transportation Research Board (TRB) e o Transforming Transportation (TT), organizado pela EMBARQ e Banco Mundial. Ambos serão realizados em Washington D.C., EUA, e reúnem pesquisadores do mundo todo.

Compartilhe

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se