Dezembro 2012

Mais um ano se aproxima e com ele se renova a vontade de agir para tornar nossas cidades lugares mais inteligentes, agradáveis e humanos. Este é um dos grandes objetivos da EMBARQ Brasil que deseja construir, com você, caminhos mais sustentáveis para 2013. Vamos juntos?

Compartilhe

Corredor ligará Barra, Santa Cruz e Campo Grande, na Zona Oeste do Rio

Paes no BRT carioca. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Compartilhe

Último dia de inscrições!

Lee Schipper. (Foto: EMBARQ)

Esta quarta-feira, 19 de dezembro, é o último dia para enviar sua inscrição à Lee Schipper Memorial Scholarship. A bolsa é destinada a jovens transformadores da área de Transportes, que estão em busca de apoio a pesquisa e ideias inovadoras.

Compartilhe

Projeto passa por análise e é elogiado pelo Ministério das Cidades

O prefeito de Sorocaba (SP), Vitor Lippi, e o presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Renato Gianolla, apresentaram ao Ministério das Cidades o projeto de implementação do BRT (Bus Rapid Transit), na terça-feira (11/12), em Brasília. Os técnicos do governo elogiaram o plano da administração municipal que será chefiada pelo prefeito eleito Antonio Carlos Pannuzio, que também estava presente. No total, o projeto deve receber um investimento de R$ 140 milhões por meio do PAC 2 do Governo Federal.

Compartilhe

Técnicos passam por treinamento em Belo Horizonte

A coleta eficiente de dados é uma ferramenta importante para mapear zonas de risco e pensar alternativas que ajudem a evitar acidentes no trânsito. Com este objetivo, a EMBARQ Brasil e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) promoveram o "Workshop de Segurança Viária – Projeto de Vistoria de Acidentes de Trânsito" com técnicos da BHTrans para apresentar as melhores práticas de coleta de dados, na última segunda e terça-feira (10 e 11/12). O treinamento fez parte do programa de implementação do projeto GISTRAN (Gestão Integrada de Segurança no Trânsito) da cidade de Belo Horizonte.

Compartilhe

Uma nova estratégia para diminuir o tempo de espera, melhorar o conforto e trazer confiabilidade ao serviço

O Centro de Excelência BRT Across Latitudes and Cultures (ALC-BRT), do qual a EMBARQ Brasil faz parte, realiza, mensalmente, webinars (encontros virtuais) para compartilhar pesquisas recentes sobre transporte público e incentivar a colaboração contínua. A série de encontros é aberta a qualquer pessoa e aborda questões relevantes para pesquisadores e profissionais da área. Na próxima sexta-feira (14/12), acontece o segundo encontro da série, apresentando questões práticas para aumentar a eficiência dos serviços de ônibus.

Compartilhe

Sistema será entregue no final de 2013

Mesmo com atrasos em sua primeira fase, o projeto BRT Belém deve ser entregue no final do próximo ano, segundo informações da Unidade de Gerenciamento de Projetos Especiais (UGPE) da Prefeitura Municipal. A expectativa é que, após a conclusão, o sistema percorra um total de 20 km nas avenidas Almirante Barroso e Augusto Montenegro, que beneficiarão 800 mil pessoas, diariamente.

Compartilhe

Repensando a mobilidade nas cidades

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 1,2 milhão de pessoas morrem anualmente em acidentes de trânsito em todo o mundo e 90% das mortes ocorrem em países em desenvolvimento. Um dos grandes objetivos da EMBARQ Brasil é ajudar a mudar este panorama por meio de ações efetivas que aumentem a segurança viária em nossas cidades. Na publicação “Saúde e Segurança Viária: uma visão de futuro”, estão expostas as diretrizes para diminuir o número de mortes no trânsito.

Compartilhe

Número de brasileiros que levam mais de 30 minutos para chegar ao trabalho aumentou

Basta observar o dia-a-dia de uma cidade média brasileira para notar que as pessoas gastam mais tempo em deslocamento do que fazendo coisas que realmente gostam. Uma pesquisa divulgada essa semana pelo IBGE apenas comprova a situação: a quantidade de brasileiros que levam mais de meia hora para chegar ao trabalho aumentou, e as mulheres são as que mais sofrem.

Compartilhe

Inscreva-se!

Lee Schipper. (Foto: EMBARQ)

A Lee Schipper Memorial Scholarship está em busca de candidatos para inovar o transporte sustentável. Lee foi um dos fundadores da EMBARQ e dedicou sua vida profissional ao uso eficiente de energia na mobilidade. Astrofísico e músico, Lee foi um iconoclasta no campo da eficiência energética. Esta bolsa celebra a visão e a superação de desafios que Lee deu ao campo.

Compartilhe

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se

Blogs