Novembro 2012

Apresentações disponíveis para download

Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil

As apresentações do workshop PAC Mobilidade Urbana: como construir projetos sustentáveis, ocorrido na última quarta-feira (28/11) em Brasília, estão disponíveis para download.

Compartilhe

Evento reuniu representantes de 34 cidades em Brasília

Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil

No encerramento do workshop PAC Mobilidade Urbana: como construir projetos sustentáveis, no final da tarde desta quarta-feira (28/11), Luis Antonio Lindau, diretor-presidente da EMBARQ Brasil, agradeceu o apoio da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades (SeMob) e da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), além da presença de prefeitos e técnicos de 34 cidades do país.

Compartilhe

Equipe da SeMob esclarece dúvidas sobre PAC Mobilidade

Paula Nóbrega. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

O painel de encerramento do workshop PAC Mobilidade Urbana: como construir projetos sustentáveis contou com a presença de três representantes da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades (SeMob), no final da tarde desta quarta-feira (28/11), em Brasília. Marcos Daniel Souza Santos e Paula Coelho da Nóbrega, analistas de Infraestrutura, e Lúcia Maria Mendonça Santos, gerente de Projetos, esclareceram quais são os critérios técnicos que determinam a seleção dos projetos de mobilidade contemplados pelos Programas de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.

Compartilhe

As cidades necessitam investir em sistemas de transporte coletivo de alta qualidade para melhorar o ambiente urbano e inverter o gráfico que aponta uma perda crescente de passageiros para carros e motos, alertou a diretora de Relações Estratégicas e Desenvolvimento da EMBARQ Brasil:"Um projeto de alta qualidade e um planejamento de marketing que trabalhe seus principais predicados são receita de sucesso", declarou Rejane D. Fernandes.

Compartilhe

Além dos instrumentos, são necessários visão e conhecimento

Otávio Cunha, da NTU. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Os instrumentos e diretrizes para melhorar a mobilidade do brasileiro já existem, mas precisam ser bem aplicados. O presidente da Diretoria Executiva da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Otávio Vieira da Cunha Filho, apresentou algumas das boas práticas de transporte e mobilidade que já existem no país, em sua palestra durante o workshop PAC Mobilidade Urbana: como construir projetos sustentáveis, na tarde desta quarta-feira, em Brasília.

Compartilhe

Transporte sustentável salva vidas

Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil

Luis Antonio Lindau, diretor-presidente da EMBARQ Brasil apresentou, no evento PAC Mobilidade Urbana: como construir projetos sustentáveis, as principais orientações quanto à segurança viária, um tema que merece muita atenção no país, já que pode salvar vidas.

Compartilhe

Claudio Silva explica conceito que cresce na Europa

Silva. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Claudio Silva, arquiteto da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades (SeMob), abriu sua apresentação durante o workshop PAC Mobilidade Urbana: como construir projetos sustentáveis citando o urbanista colombiano, Ricardo Montezuma: “Deixamos de falar em veículos e infraestrutura para falar de pessoas e cidades. Foi o que ele disse e, desde então, isso trouxe maior clareza a respeito de minha função.”

Compartilhe

André Jacobsen, da SIBRT, falou sobre o tema em Brasília

Jacobsen. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

O especialista em benchmarking da Associação Latino-Americana de Sistemas Integrados e BRT – SIBRT, André Jacobsen, destacou a importância do transporte integrado durante o eventoPAC Mobilidade Urbana: como construir projetos sustentáveis. Segundo o especialista, a integração é um dos pontos fundamentais para atrair usuários para o transporte público.

Compartilhe

Renato Boareto. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Durante o evento PAC Mobilidade Urbana: como construir projetos sustentáveis, Renato Boareto, especialista em mobilidade urbana do IEMA (Instituto de Energia e Meio Ambiente) falou aos prefeitos, secretários e técnicos convidados sobre elementos que devem orientar o Plano de Mobilidade Urbana. Segundo Boareto, sua palestra é uma provocação que busca gerar a reflexão sobre como alinhar investimentos, a lei nacional dos planos e os desafios ambientais que enfrentamos hoje em dia. Confira abaixo os principais aspectos dessa palestra tão relevante para as cidades de médio e grande porte.

Compartilhe

Laura Valente abre dia de palestras em Brasília

Laura Valente, consultora do WRI. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Aproximar as pessoas uma das outras por meio de soluções sustentáveis de transporte. Este foi o mote da apresentação de Laura Valente, consultora do Instituto de Recursos Mundiais (WRI) para Cidades, primeira palestrante do workshop PAC Mobilidade Urbana: como construir projetos sustentáveis, na manhã desta quarta-feira (28/11), em Brasília.

Compartilhe

Evento está acontecendo em Brasília

Luiza Gomide. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

“É necessário o debate de como queremos construir as nossas cidades, com foco nas pessoas. Uma cidade mais humana”. Com estas palavras, Luiza Gomide, diretora de Mobilidade Urbana da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades (SeMob), abriu sua fala na cerimônia de abertura do workshop PAC Mobilidade Urbana: como construir projetos sustentáveis, na manhã desta quarta-feira (28/11), em Brasília. Também abriram o evento o diretor-presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau, e o presidente da Diretoria Executiva da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Otávio Vieira da Cunha Filho.

Compartilhe

"PAC Mobilidade: como construir projetos sustentáveis” acontece em Brasília

Para auxiliar as cidades a desenvolver e aperfeiçoar seus projetos de mobilidade, a EMBARQ Brasil, com apoio da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades (SeMob), da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) e da Associação Latino-Americana de Transporte Integrado e Sistemas de Bus Rapid Transit (SIBRT) , realiza amanhã (28/11), em Brasilia, o workshop “PAC Mobilidade Urbana: como construir projetos sustentáveis”.

Compartilhe

Blog da EMBARQ Brasil é finalista do Prêmio Top Blog 2012

Estamos felizes em anunciar que o TheCityFix Brasil, blog da EMBARQ Brasil, está entre os três finalistas do Prêmio Top Blog 2012, eleito pelo Juri Acadêmico, na categoria Sustentabilidade!

Compartilhe

Evento reuniu especialistas de 10 países em Cali

Durante os dias 15 e 16 de novembro, na cidade de Santiago de Cali, na Colômbia, aproximadamente 200 funcionários, operadores e empresas de 10 países participaram do Encontro Internacional de Melhores Práticas e Mobilidade Sustentável, organizado pela Associação Latino-Americana de Sistemas Integrados e BRT - SIBRT e MetroCali.

Compartilhe

Presidenta fala sobre investimentos em mobilidade no país

Na coluna "Conversa com a Presidenta", desta semana, Dilma Rousseff falou sobre os Programas de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Grandes e Médias Cidades e sua importância para o desenvolvimento do país. Os PACs estão oportunizando investimentos federais substanciais no transporte coletivo, visando a Copa do Mundo de 2014 e um bom legado para os brasileiros.

Compartilhe

Em bairro de SP, pessoas têm apenas 6 segundos para atravessar

São muitos os fatores que garantem a segurança de todos no trânsito. Entre eles, a sinalização e os tempos corretos dos semáforos são imprescindíveis. Em muitas cidades brasileiras, porém, estes aspectos são ignorados e as pessoas correm riscos diários, como no caso do bairro Higienópolis, em São Paulo, onde os pedestres contam com apenas 6 segundos de sinal verde para realizar a travessia.

Compartilhe

Projeto está sob análise na Câmara de Vereadores

O sistema de rodízio de carros pode virar lei em Cuiabá (MT). Um projeto apresentado na Câmara de Vereadores pretende restringir a circulação de automóveis, de forma escalonada, para reduzir o tráfego durante a execução das obras de mobilidade para a Copa do Mundo de 2014. A proposta, de autoria do presidente da Casa, Júlio Pinheiro (PTB), determina que seja feito uma experiência de um mês para verificar a viabilidade. A proposta ainda está em análise nas comissões e será votada até o final do ano.

Compartilhe

Apresentação mostra evolução ao longo dos anos

Inicialmente concebido em 1974, na cidade de Curitiba (Brasil), o conceito de BRT ganhou fama internacional apenas em 2000, quando foi implantado em Bogotá (Colômbia). Desde sua criação até hoje já são quase 40 anos, período no qual o BRT (Bus Rapid Transit) se tornou um sucesso mundial, porém, ainda é um desafio encontrar, na internet, informações unificadas sobre sistemas que priorizem o modal ônibus (BRT e corredores de ônibus). Assim, baseado nos dados presentes no BRTdata.org, lançado no início de abril, a EMBARQ Brasil elaborou uma apresentação que aponta, de maneira objetiva, o atual panorama do BRT e corredores de ônibus pelo mundo, abrangendo extensão, demanda e número de cidades nas quais opera.

Compartilhe

Evento da Shell reúne especialistas em Londres

O transporte é questão fundamental para a vida das nossas cidades e de todo o planeta. Atualmente, o setor é responsável por 25% das emissões globais de gases de efeito estufa e tem gerado impactos severos na saúde e no desenvolvimento urbano. Em busca de soluções para mitigar o problema, a Shell Foundation realizou, na última quinta-feira (15/11), o encontro internacional "Scaling Up Solutions to Sustainable Mobility", em Londres. O presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau, participou do evento ao lado de especialistas do mundo todo.

Compartilhe

Edição de 2013 acontece dias 17 e 18 de janeiro, em Washington DC

As inscrições para o Transforming Transportation 2013 já estão abertas. A conferência anual está na sua 10ª edição e é organizada pela EMBARQ ao lado do Banco Mundial, que recebe os participantes, dias 17 e 18 de janeiro, na sua sede em Washington DC, EUA. Ainda há muito trabalho a ser feito dentro da comunidade de Transportes para que sejam atingidos resultados e soluções, verdadeiramente, sustentáveis em larga escala. Faça parte da mudança e explore as grandes oportunidades.

Compartilhe

Consulta pública tem prazo prorrogado

Os gaúchos têm até a próxima sexta-feira (16/11) para responder a Consulta Pública sobre o Plano Estadual de Combate à Violência no Trânsito. O Gabinete Digital está recolhendo respostas e sugestões da população a fim de mapear as prioridades para frear o número de acidentes fatais nas ruas e estradas do Rio Grande do Sul. Os autores das propostas mais votadas terão um encontro com o Governador Tarso Genro no Palácio Piratini ao final da consulta.

Compartilhe

Colômbia recebe especialistas globais na próxima semana

O “Encontro Internacional de Melhores Práticas e Mobilidade Sustentável”, organizado pela SIBRT - Associação Latino-Americana de Sistemas Integrados e BRT e MetroCali/MIO, entidade gestora do transporte massivo de Cali, acontece nos dias 15 e 16 de novembro, na cidade de Santiago de Cali, Colômbia. A EMBARQ é apoiadora do evento.

Compartilhe

Caso seja aprovado, valor será metade do destinado a trabalhadores que usam transporte coletivo

Foto: Portal Ondevivo A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 4400/12 que beneficia as pessoas que optam por utilizar a bicicleta como meio de transporte de casa ao trabalho. O projeto, do deputado Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS), amplia o conceito do vale-transporte e prevê pagamento aos ciclistas no valor correspondente a 50% daquele destinado aos trabalhadores que usam o transporte coletivo.

Compartilhe

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se