Outubro 2012

Sistema carioca é reproduzido na capital cearense

Sistema originalmente criado no Rio de Janeiro em 2011, o BRS (Bus Rapid Service) está ganhando novos adeptos ao redor do país, no momento em que recebe destaque na publicação "Boas Práticas para a Nova Mobilidade Urbana", da NTU. Há cerca de um mês, Fortaleza (CE) se tornou a mais nova capital brasileira a receber o sistema, na Avenida Bezerra de Menezes, e já prevê a expansão do BRS para outras avenidas do município como José Bastos e Carapinima.

Compartilhe

Há 113 projetos em execução em 25 cidades do país

Curitiba foi a primeira capital a adotar o BRT, em 1974.

Por Flávia Ayer, do Estado de Minas

BRT. É bom guardar essa sigla. Na falta do metrô, as três letras – do inglês transporte rápido por ônibus – se tornaram, além da principal aposta de Belo Horizonte para resolver os problemas de mobilidade até a Copa de 2014, uma mania nacional. Hoje há 113 projetos do sistema em curso em 25 cidades no país, totalizando 1,2 mil quilômetros de corredores exclusivos para os coletivos até 2016, de acordo com a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU).

Compartilhe

Consulta Pública aponta respostas para diminuir acidentes no RS

(Foto: Douglas Cardoso)

Só no último final de semana, pelo menos 21 pessoas perderam a vida no trânsito do Rio Grande do Sul (RS). A média de 10 mortes por dia é mais uma triste prova de que os gaúchos precisam agir em defesa da vida, por meio de decisões governamentais e da vontade popular. Para isso, está em aberto uma consulta pública que definirá as prioridades do Estado para frear o número de acidentes fatais nas ruas e estradas.

Compartilhe

Projeto propõe alteração no Código de Trânsito Brasileiro

(Foto: Artur Moser) Está sob análise da Câmara o Projeto de Lei 4277/12, do deputado Walter Feldman (PSDB-SP), que institui medidas educativas e de engenharia de trânsito voltadas para segurança dos pedestres e prevenção de atropelamentos. A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), indicando mais investimentos em campanhas e sinalização viária.

Compartilhe

Iniciativa é do Banco Mundial

O congestionamento é um problema de todos, não apenas da gestão pública. Pensando nisso, o Banco Mundial está realizando, desde o início deste ano, um projeto experimental junto ao setor privado com o objetivo de melhorar o trânsito na região da Berrini, em São Paulo: o Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU-WTC. O WRI – Instituto de Recursos Mundiais, por meio da EMBARQ Brasil e com financiamento da Fundação Caterpillar, está trabalhando com o Banco desde setembro, a fim de consolidar a eficiência do projeto junto às empresas.

Compartilhe

Blog da EMBARQ Brasil é finalista da premiação nacional

Estamos felizes em anunciar que o TheCityFix Brasil, o blog da EMBARQ Brasil, mais uma vez está entre os 100 finalistas do Prêmio Top Blog 2012, na categoria Sustentabilidade! Agradecemos o apoio até aqui e convidamos amigos, parceiros e aliados da causa do transporte sustentável a votar no blog nessa nova rodada, quando os números da disputa são zerados. As votações desta segunda fase vão até 10 de novembro. Após, serão anunciados os Top 3 finalistas de cada categoria.

Compartilhe

Discussão pautou debate na última tarde do XV Etransport

Um dos grandes eventos do calendário nacional do setor de transportes, o XV Etransport promoveu o painel Mobilidade sustentável: o desafio da comunicação & marketing, ocorrido na sexta-feira (5). O auditório 1 do Rio Centro recebeu os palestrantes Suzy Balloussier, gerente de Relações Públicas da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro., Eleonora Pazos, da UITP, e o coordenador de Comunicação da EMBARQ Brasil, Richard Katz. Após as apresentações, um debate mediado pelo diretor de Marketing da Fetranspor, Paulo Fraga, foi conduzido com as participações de Valeska Pinto ( Associação Nacional de Transportes Públicos) e do publicitário Raphael Laclau (Agência DPZ).

Compartilhe

População ajudará a definir prioridades de ação

De janeiro a agosto deste ano, 1.348 pessoas perderam a vida no trânsito do Rio Grande do Sul. Os números, do Detran RS, refletem uma dura realidade que precisa ser revertida com o apoio de todos. Por isso, o Governo do Estado lança, na próxima terça-feira (09/10), a Consulta Pública sobre o Plano Estadual de Combate à Violência no Trânsito, em cerimônia no Palácio Piratini, a partir das 14h30. Estarão presentes o governador Tarso Genro, o vice-governador e presidente do Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, Beto Grill, e o presidente do Detran RS, Alessandro Barcellos, demais autoridades e entidades da sociedade civil.

Compartilhe

Associação é exemplo para criação da ABA - Associação de BRTs da Ásia

A primeira Conferência de BRTs da Ásia aconteceu entre os dias 6 e 8 de setembro, na cidade de Ahmedabad, na Índia, com a participação de delegações de 15 cidades do país, além de 14 cidades da Ásia, África e América Latina. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer e compartilhar experiências sobre os sistemas BRT (Bus Rapid Transit) destas cidades, em suas diferentes etapas de planejamento, implementação e operação. A Rede EMBARQ, EMBARQ Índia e SIBRT - Associação Latino-Americana de Sistemas Integrados e BRT foram patrocinadoras institucionais do evento, que será realizado a cada dois anos.

Compartilhe

Os mais pobres pagam pelo congestionamento, diz especialista

Durante conferência no VIII Congresso Internacional de Transporte Sustentável, organizado pelo CTS EMBARQ México, na Cidade do México, Eduardo Alcântara de Vasconcellos falou sobre a incoerência em gestões públicas. O especialista em transportes e políticas públicas do Brasil afirmou que o atual panorama das cidades desfavorece os que menos contribuem para os problemas de mobilidade.

Compartilhe

São Paulo prevê aplicar 20% a mais em transportes

80% dos motoristas paulistanos estão insatisfeitos com o trânsito, de acordo com recente pesquisa do Ibope. Preocupado em mudar este panorama, o governador Geraldo Alckmin anunciou a ampliação de 20% nos investimentos em transportes para 2013. Segundo o projeto do Orçamento do Estado, as duas secretarias que administram estradas, metrô e trens de superfície vão receber, juntas, R$ 15,1 bilhões de recursos.

Compartilhe

Evento acontece esta semana na Cidade do México

O congresso busca soluções para o futuro das cidades (Foto: Cíntia Freitas/EMBARQ Brasil)

Em uma era em que um dos maiores desafios para as cidades é gerir de forma eficiente e sustentável os deslocamentos urbanos, eventos como o Congresso Internacional de Transporte Sustentável se tornam fundamentais. Esta semana (01 a 04/10), representantes de diversos países estão reunidos na Cidade do México para discutir o futuro da mobilidade sustentável. Organizado pelo CTS-EMBARQ México e com a temática “Caminhando em direção ao futuro”, o congresso acontece simultaneamente a XIII Conferência Internacional do Caminhar e Viver, organizada pela Walk 21.

Compartilhe

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se