Setembro 2012

Rio terá grupo de prevenção e redução de mortes no trânsito

Pedestres são os mais vulneráveis. (Foto: Camila Alves)

De acordo com o Ministério da Saúde, o município do Rio de Janeiro tem um percentual de pedestres envolvidos em acidentes de trânsito de 57% – índice significativamente superior à média nacional, de 27,6%. Este é um dos dados que estão fazendo importantes instituições públicas se unirem em prol da vida, no Rio, para transformar esta realidade. A EMBARQ Brasil é apoiadora da iniciativa.

Compartilhe

Livro mostra que qualidade no transporte é básico para cidadania plena

Os problemas relacionados ao transporte são conhecidos de todos que moram nas grandes cidades brasileiras. Congestionamento, atraso de ônibus, falta de informação e sinalização, entre outros. Mas qual o impacto real que a mobilidade tem na vida dos cidadãos? Há 35 anos envolvido ativamente com mobilidade urbana e políticas públicas, Eduardo Alcântara de Vasconcellos lança esta importante questão em seu novo livro “Mobilidade Urbana e Cidadania”, da editora Senac SP.

Compartilhe

Cidadãos trocariam o carro por transporte público de qualidade

Uma nova pesquisa, divulgada nesta segunda-feira (17) por Ibope e Rede Nossa São Paulo, revela que a maioria (65%) dos motoristas de São Paulo estaria disposto a abandonar o carro se houvesse uma boa alternativa de transporte na cidade. "Talvez se tivéssemos um transporte público com qualidade essa disposição fosse maior", diz Márcia Cavallari, diretora do Ibope. Atualmente, mais de 2 milhões de pessoas utilizam carro diariamente ou quase todos os dias na capital.

Compartilhe

Técnicos passam por capacitação no Rio de Janeiro

Grupo na Barreira do Vasco, RJ. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Durante esta semana (10 a 14/09), técnicos da EMBARQ - vindos de México, Peru, Turquia, Índia e Estados Unidos - participaram de um programa de capacitação em engenharia de segurança viária em áreas de desenvolvimento urbano, no Rio de Janeiro. O curso foi ministrado pelos especialistas internacionais Carsten Wass, Lotte Bech e Eric Dumbaugh, que possuem vasta experiência na área e trabalham em projetos para repensar o espaço urbano e sua interação com as pessoas.

Compartilhe

Prévia da análise foi apresentada ao subsecretário de Transportes do Rio

Wass. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Nesta quarta-feira (12), foram apresentados ao subsecretário de Transportes do Rio, Carlos Maiolino, os principais problemas encontrados na inspeção de segurança viária realizada ao longo do corredor Transoeste pela equipe da EMBARQ, na semana passada. A apresentação foi conduzida por Carsten Wass, consultor especialista em segurança viária, e contou com a participação do diretor-presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau.

Compartilhe

No Brasil, grande desafio é implantar redes de transporte coletivo abrangentes e de alta qualidade

Por Luis Antonio Lindau, PhD, diretor-presidente da EMBARQ Brasil*

Nas últimas décadas entregamos o espaço viário ao automóvel. Hoje, buscamos soluções para um dos piores impactos desta decisão equivocada: o congestionamento. Muitos acreditam que só o metrô resgatará a mobilidade das cidades, pois mostrou-se eficaz em metrópoles que implantaram redes com várias linhas.

Compartilhe

Objetivo é tornar as cidades lugares melhores para se viver e trabalhar

O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e a EMBARQ, o centro de transporte sustentável do World Resources Institute, estão se aliando para criar cidades mais sustentáveis, por meio de ações que garantam o acesso universal ao transporte seguro, limpo e acessível. A nova iniciativa vai se concentrar nas necessidades dos grupos pobres e vulneráveis, e em encontrar maneiras de incorporar o transporte nos mais amplos planejamentos do uso do solo.

Compartilhe

BRT Transoeste passou por inspeção esta semana

Carsten Wass e Claudia Adriazola durante inspeção. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Muitas vezes a causa do acidente é atribuída à má conduta do pedestre ou à falta de educação do motorista. Para Claudia Adriazola, diretora do Programa de Saúde e Segurança Viária da EMBARQ, porém, estas atitudes de risco são reflexos da falta de estrutura planejada para as pessoas. A especialista faz parte da equipe de segurança viária da EMBARQ que realizou, durante esta semana (03 a 07/09), uma inspeção no BRT Transoeste, do Rio, para identificar problemas.

Compartilhe

BRT do Rio passa por inspeção de segurança

Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil

O segundo dia de inspeção de segurança viária no BRT Transoeste, que ocorreu nesta quarta-feira (05/09), mostrou que o sistema precisa de algumas adequações voltadas para as pessoas. O grupo de especialistas da EMBARQ analisou diferentes trechos, mas constatou que alguns problemas se repetem ao longo dos 40 km em operação do corredor. Falta de tempo para travessia em semáforos, de espaço para o pedestre e sinalização precária foram as questões mais urgentes encontradas.

Compartilhe

Presidente mundial da Rede EMBARQ apresentou o trabalho da organização

Representantes de mais de 90 países reúnem-se em Nápoles, na Itália, entre os dias 1 e 7 de setembro, sob a organização da ONU-Habitat, do governo da Itália e do município de Nápoles para participar do World Urban Forum. Representando a EMBARQ , o diretor mundial, Holger Dalkmann, e a diretora do CTS-EMBARQ México, Adriana Lobo, foram convidados a apresentar o trabalho internacional da organização.

Compartilhe

Especialistas da EMBARQ registram primeiras impressões

Grupo reunido e Transoeste ao fundo. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil) Nesta terça-feira (04/09), uma equipe especializada da EMBARQ realizou a primeira saída a campo para dar início à inspeção de segurança viária no BRT Transoeste, no Rio de Janeiro. Os 18 técnicos – vindos de diversos países e coordenados pelo consultor dinamarquês Carsten Wass – foram divididos em três grupos. As equipes percorreram trajetos diferentes ao longo do corredor carioca, que liga a Barra da Tijuca à Santa Cruz, para registrar os problemas de segurança encontrados.

Compartilhe

Técnicos da EMBARQ avaliam segurança do BRT carioca

Durante esta semana, de 03 a 07/09, um grupo de especialistas da EMBARQ realiza uma inspeção de segurança viária no Transoeste, primeiro corredor BRT (Bus Rapid Transit) a entrar em operação no Rio de Janeiro. O objetivo é identificar os problemas de segurança ao longo do percurso e estações do BRT e, com isso, propor soluções efetivas para diminuir o risco de acidentes.

Compartilhe

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se

Blogs