Agosto 2012

Novos diretores e futuros associados estiveram com o secretário geral da SIBRT, Luis Gutiérrez

No início de agosto (03/08), foi realizado o Encontro de Entes Gestores, na cidade de Bogotá, Colômbia. O evento contou com a participação de diretores da Metrocali, de Santiago de Cali; Transmilenio, Bogotá; Transmetro, Barranquilla; Metrolínea, Bucaramanga; Transcaribe, Cartagena de Índias; e da SIBRT - Associação Latino-Americana de Sistemas Integrados e BRT.

Compartilhe

Mais de 60% da demanda pelos sistemas rápidos de ônibus vem de grandes cidades latino-americanas

Compartilhe

Capital mineira também adota sistema ícone do transporte sustentável

Com as primeiras estações ganhando forma, Belo Horizonte se prepara para colocar seu primeiro corredor BRT-Bus Rapid Transit em funcionamento. Na última quinta-feira (23), uma equipe da BHTRANS (Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte), liderada pelo gerente de mobilidade Rogério Carvalho, esteve reunida com técnicos responsáveis pelo Transoeste, primeiro corredor BRT do Rio de Janeiro. A coordenadora de Projetos de Transporte da EMBARQ Brasil, Brenda Medeiros, acompanhou o grupo.

Compartilhe

Evento discute Lei da Mobilidade Urbana em Brasília

Nessa terça-feira (28), inicia o Seminário Nacional 2012 - A Nova Mobilidade Urbana, promovido pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos - NTU, com apoio da EMBARQ Brasil, a partir das 10h, no Hotel Royal Tulip, em Brasília, DF. O tema central do encontro, que encerra na quarta-feira (29), é a nova Lei da Mobilidade Urbana, que passou a vigorar este ano no país, e que cria novos instrumentos e formas de pensar o transporte para garantir a sustentabilidade e a eficiência nos deslocamentos nas cidades.

Compartilhe

Instituto é a segunda melhor think tank mundial

O WRI-World Resources Institute (Instituto de Recursos Mundiais) foi eleito a segunda melhor think tank (instituto de pesquisas em assuntos globais urgentes) de meio ambiente do mundo, pela publicação “Global Go To Think Tank Rankings”. Em primeiro lugar está o The Pew Center, também dos Estados Unidos.

Compartilhe

Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil

O manual que deverá servir de guia para a inserção de bicicletas nas favelas do Rio já está tomando forma. A Alta Planning + Design, responsável pelo projeto ao lado da EMBARQ Brasil, realizou o primeiro esboço do documento, que foi repassado à Secretaria Municipal de Habitação (SMH) do Rio, por meio da diretora de Projetos e Operações da EMBARQ Brasil, Daniela Facchini, em reunião no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (24).

Compartilhe

Hoje é meu primeiro dia como presidente do WRI-World Resources Institute (Instituto de Recursos Mundiais). Estou muito feliz por fazer parte desta extraordinária organização que busca soluções duradouras para proteger o Planeta e melhorar a vida das pessoas.

Compartilhe

Plataforma reúne informações sobre BRTs mundiais e faixas de ônibus brasileiras

BRT de Winnipeg, Canadá, também é novidade na plataforma. (Foto: Craig Bennett)

O BRTdata.org , banco de dados que abrange informações sobre sistemas BRT (Bus Rapid Transit) de todo o mundo e de faixas de ônibus brasileiras, está ainda mais completo. Na última semana, foram realizadas duas novas atualizações na plataforma. Com as últimas modificações, o site já reúne dados de 143 cidades que transportam cerca de 22 milhões de passageiros (número inferior à última versão devido a modificações na demanda do sistema Transantiago).

Compartilhe

Lee Schipper. (Foto: EMBARQ)

A data de hoje marca o aniversário de um ano da morte de Leon J. Schipper, físico internacional, especialista em eficiência energética, músico e co-fundador da EMBARQ, o centro de transporte sustentável do Instituto de Recursos Mundiais (WRI). Schipper, carinhosamente conhecido como "Lee", dedicou sua vida a resolver problemas relacionados com transportes, energia e mudanças climáticas.

Compartilhe

Especialista em Poluição Ambiental fala sobre o problema nas cidades

Foto: Carlinhos Rodrigues

A antiga lógica de mobilidade centrada no carro já provou sua ineficiência. Além de estarmos presos em congestionamentos, a quantidade de veículos e seu uso desmedido são os responsáveis por 90% das emissões de gases poluentes em megacidades como São Paulo. E isto tem um preço alto para a população. A cada ano, milhões de pessoas morrem por problemas ocasionados pela péssima qualidade do ar de suas cidades e muitas padecem, ficando dependentes do sistema público de saúde. O médico e professor da Faculdade de Medicina da USP, Paulo Saldiva, é um dos grandes especialistas e porta-vozes do tema, no país, e falou com o TheCityFixBrasil, blog da EMBARQ Brasil, sobre o assunto. Acompanhe:

Compartilhe

Evento possibilitou debate aberto sobre inspeção veicular

A poluição do ar nas grandes cidades mata e prejudica a saúde de milhares de pessoas todos os anos. É urgente discutir soluções, como a Inspeção Veicular Ambiental (IVA), para mitigar o problema. Pensando nisso especialistas, políticos e representantes da sociedade civil estiveram reunidos, na manhã desta terça-feira (14), no debate “Por Um Ar Mais Limpo no Rio Grande do Sul”, na Assembléia Legislativa do Estado, em Porto Alegre. O evento foi organizado pelo Sincopeças-RS e marcou o Dia de Combate à Poluição.

Compartilhe

Artigo publicado no jornal O Dia, em 06/08/12

Por Luis Antonio Lindau, diretor-presidente da EMBARQ Brasil

Sistemas BRT (Bus Rapid Transit) se expandem por todo o mundo, tanto em cidades dos países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento. Em 1995 existiam 350 km de BRT no planeta. No início dos anos 2000, esse número era da ordem de 600 km. Hoje, existem 3.307 km de BRT, em 117 cidades de todos os continentes. Por sua flexibilidade e alto desempenho, aliados a rapidez e ao baixo custo de implantação, o BRT tornou-se uma excelente solução para cidades que querem oferecer a seus cidadãos uma alternativa ao congestionamento.

Compartilhe

No início de junho, o site da EMBARQ Brasil abria uma de suas matérias com o seguinte parágrafo: “A vida de milhões de cariocas começa a se transformar hoje com a inauguração do Transoeste, o primeiro corredor BRT (Bus Rapid Transit) do Rio de Janeiro.” Passados dois meses, pesquisa publicada no jornal O Globo confirma a mudança através de um dado extremamente positivo: 90% dos usuários aprovam o Transoeste. O estudo foi realizado pelo Instituto Mapear, a pedido da Rio Ônibus.

Compartilhe

Transporte coletivo urbano de alta qualidade foi objetivo central de encontro no Chile

Luis Gutiérrez, da SIBRT.

O I Workshop SIBRT de Qualidade de Serviço e Satisfação dos Usuários, organizado pela Associação Latino-Americana de Sistemas Integrados e BRT (SIBRT), com o apoio da Transantiago, do Centro de Excelência ALC BRT e da Rede EMBARQ, reuniu mais de 40 especialistas, operadores e acadêmicos de 12 cidades e seis países, para discutir em profundidade como oferecer serviços de transporte coletivo com qualidade e satisfazer os usuários. O evento aconteceu entre os dias 23 e 27 de julho, em Santiago, Chile, durante a Conferência de Sistemas Avançados de Transporte Público, CASPT12.

Compartilhe

Blog da EMBARQ Brasil disputa prêmio na categoria Sustentabilidade

O blog da EMBARQ Brasil, o TheCityFix Brasil, disputa, pela segunda vez consecutiva em 1 ano e 3 meses de vida, o Prêmio Top Blog 2012 na categoria Sustentabilidade! Convidamos amigos, leitores, parceiros e aliados da causa do transporte sustentável a votar e, juntos, levarmos adiante o diálogo sobre a mobilidade das nossas cidades.

Compartilhe

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se

Blogs