Junho 2012

Após Rio+20, tema entra definitivamente na agenda global

Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil

Por Holger Dalkmann, diretor da EMBARQ*

Ao analisarmos a Rio+20, que encerrou na semana passada, podemos dizer com confiança que o transporte se encaminhou para o topo da agenda do desenvolvimento sustentável. É um grande avanço em relação à última conferência de desenvolvimento global, ocorrida há 10 anos em Joanesburgo, quando o transporte, visivelmente, ficou fora da agenda e dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Após a Rio+20, o transporte está agora prestes a se tornar uma parte significativa dos Próximos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, que estão começando a tomar forma como um dos principais resultados da conferência.

Compartilhe

Evento discutiu alternativas para sustentabilidade

Governantes, ambientalistas e representantes da sociedade civil estiveram reunidos, nos dias 14 e 15 de junho, no Fórum Rio Preto 2030 com o objetivo de apontar alternativas para o desenvolvimento sustentável de São José do Rio Preto, em São Paulo. Com previsão de ter mais carros do que habitantes em 2019, o município busca alternativas para evitar que os automóveis continuem ganhando mais espaço do que as pessoas.

Compartilhe

WRI enxerga avanços no debate de mobilidade

Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil

O documento final entregue aos chefes dos países membros da Organização das Nações Unidas, na Rio+20, foi criticado por diversas ONGs e movimentos sociais por ser muito brando em relação a questões ambientais urgentes. Manish Bapna, presidente interino do Instituto de Recursos Mundiais (WRI) do qual a EMBARQ faz parte, também criticou o texto, mas acredita que alguns pontos como Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, Governança e Transporte avançaram e surgem como esperança para o debate entre os líderes governamentais na reta final da conferência.

Compartilhe

Segurança viária é pauta entre especialistas de transporte

Lindau, da EMBARQ Brasil (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Com mediação do diretor da EMBARQ, Holger Dalkmann, o evento "Transporte Sustentável Salva Vidas" reuniu técnicos, pesquisadores e especialistas em segurança viária, na manhã desta quarta-feira (20), na sede do Rio Ônibus, no Rio de Janeiro. Organizado pela EMBARQ, Fetranspor e Associação Latino-Americana de Sistemas Integrados e BRT (SIBRT), o encontro aconteceu em paralelo às reuniões da Rio+20, com o intuito de trocar informações e discutir as melhores práticas de para diminuir o número de acidentes e mortes no trânsito.

Compartilhe

Trânsito congestionado, enquanto o BRT segue livre. O Transoeste carioca é exemplo de como o transporte sustentável melhora a qualidade de vida das cidades. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Os maiores bancos multilaterais de desenvolvimento - liderados pelo Banco de Desenvolvimento da Ásia - comprometeram-se hoje (20/06/2012) a prover mais de US$ 175 bilhões durante os próximos 10 anos para apoiar o transporte sustentável nos países em desenvolvimento.

Compartilhe

Prefeito de NY esteve com Paes e representantes da EMBARQ

Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil

Após coordenar o encontro do C40 e visitar o Morro da Babilônia, o prefeito de Nova Iorque, Michael Bloomberg, também conheceu o moderno Centro de Operações Rio (COR), na tarde desta terça-feira (19/06), guiado pelo prefeito Eduardo Paes. Os líderes municipais foram acompanhados por Holger Dalkmann e Clayton Lane, diretor e diretor operacional da EMBARQ , respectivamente; Luis Antonio Lindau, diretor-presidente da EMBARQ Brasil; além de Rejane D. Fernandes, diretora de Relações Estratégicas & Desenvolvimento da EMBARQ Brasil, Michael Oko, diretor de Mídias do Instituto de Recursos Mundiais (WRI), e Carlos Osório, Secretário-Geral do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016.

Compartilhe

O diretor mundial da EMBARQ , Holger Dalkmann, realizou a apresentação de abertura do painel Assessing Sustainable Transport in the Context of Green Economy, um dos últimos eventos do dia na Rio+20. O palestrante utilizou dados de cidades de países em desenvolvimento para demonstrar como o investimento em transporte sustentável reflete no benefício econômico local.

Compartilhe

Jornalistas norte-americanos conhecem Transoeste

Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil

Com muita expectativa em conhecer um dos sistemas BRT (Bus Rapid Transit) mais novos do mundo, jornalistas estrangeiros aproveitaram a Rio +20 para testar seu funcionamento. Esta manhã (18/06), as repórteres Valerie Valcovici, da agência Reuters e Diana Kinch, correspondente do The Wall Street Journalvisitaram o primeiro corredor em operação, o Transoeste.

Compartilhe

Organizações firmam compromisso conjunto na Rio+20

Saul Billingsley, da FIA Foundation, e Holger Dalkmann, da EMBARQ. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Esta tarde, a "Safer Roads @ Rio+20" reuniu 17 diretores de organizações ligadas ao transporte sustentável, que assumiram compromisso voluntário com a ONU, para encontrar formas conjuntas de trabalho. A reunião de Implementação de Compromissos Voluntários em Transporte Sustentável ocorreu em um dos pontos reservados para a Rio+20 na cidade do Rio de Janeiro, no Parque dos Atletas, dentro do pavilhão da União Europeia.

Compartilhe

Há mais de um ano o engenheiro Fernando Almeida iniciou a empreitada de organizar e reunir 19 especialistas em diversas áreas de sustentabilidade para a publicação do livro Desenvolvimento Sustentável 2012-2050: Visão, Rumos e Contradições. O lançamento da coletânea ocorreu na última sexta-feira (15), no Rio de Janeiro. O livro é marcado pela abordagem transdisciplinar de questões como ambiente, clima, economia e transportes, entre outros, todos temas de relevância para os debates em pauta na Rio+20.

Compartilhe

A população mundial já atingiu a marca de 7 bilhões de habitantes e deve ultrapassar os 9 bilhões ainda na metade deste século. Mudanças para tornar o planeta mais sustentável são necessárias e urgentes. Nessa sexta-feira (15), Clayton Lane, COO da EMBARQ , Nigel Sizer, diretor da Global Forest Initiative e Rachel Biderman, consultora sênior do Instituto de Recursos Mundiais (WRI) no Brasil, participaram de debate sobre gestão de energia, negócios, clima, alimentação, florestas e transportes em um dos primeiros eventos da Rio+20.

Compartilhe

'Intensificar soluções de transporte sustentável em todo o mundo'

A EMBARQ, centro de transporte sustentável do World Resources Institute (WRI), participa da Rio+20 com o objetivo de promover o transporte sustentável não apenas durante os dias de evento (13 a 22), mas, principalmente, pelos próximos cinco anos. Por isso, o centro global baseado em Washington D.C. (EUA) assumiu o compromisso voluntário com a ONU (Organização das Nações Unidas) de “intensificar soluções de transporte sustentável em todo o mundo” por meio de ações decisivas até 2016.

Compartilhe

Conferência discute rumos para desenvolvimento sustentável

Iniciou, nesta quarta-feira (13), a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O evento, que ocorre até o dia 22 no Rio de Janeiro, reúne líderes globais e milhares de pessoas preocupadas com o futuro das cidades, animais, água e economia para discutirem alternativas possíveis que propiciem o desenvolvimento sem colocar o meio ambiente em risco, ao contrário do que estamos fazendo há décadas.

Compartilhe

Sistema estreou na última semana e já ganha elogios

Crianças se divertem no interior do ônibus articulado. Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil

Na última semana, o prefeito Eduardo Paes realizou o lançamento oficial do primeiro corredor BRT do Rio de Janeiro, o Transoeste. Desde então, os cariocas estão conhecendo as facilidades e se habituando ao novo sistema de transporte público da cidade, como mostra a reportagem do jornal O Dia. Ao experimentar o BRT pela primeira vez, muitos se surpreendem com a rapidez com a qual o ônibus percorre o trajeto em operação, de 32 km, e outras elogiam o conforto dos veículos.

Compartilhe

A vida de milhões de cariocas começa a se transformar hoje com a inauguração do Transoeste, o primeiro corredor BRT (Bus Rapid Transit) do Rio de Janeiro. O prefeito Eduardo Paes realizou o anúncio oficial, nesta quarta-feira (06), na estação Pingo D'Água, em Guaratiba, Zona Oeste, ao lado do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva e do governador Sergio Cabral. O diretor-presidente da EMBARQ Brasil,Luis Antonio Lindau, também participou do evento, fortalecendo a parceria entre a organização e a prefeitura. Com financiamento da Bloomberg Philantropies, a EMBARQ Brasil prestou auxílio técnico à prefeitura do Rio por meio de auditorias de segurança viária no projeto, medida fundamental para reduzir o risco de acidentes no corredor e salvar vidas. Além disso, uma série de outras ações foram realizadas em conjunto para qualificar o projeto do primeiro BRT carioca.

Compartilhe

Presidente Dilma discursou e lançou pacotes de medidas sustentáveis

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta terça-feira (5), a presidente Dilma Rousseff lança uma série de medidas para a área ambiental durante uma cerimônia, às 11h, no Palácio do Planalto. O anúncio ocorre quase uma semana antes do início da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

Compartilhe

220 mil pessoas serão beneficiadas com o novo corredor

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, apresentou a imprensa carioca o primeiro corredor BRT (Bus Rapid Transit) da cidade, o Transoeste. A EMBARQ Brasil participou do evento representada pelo diretor-presidente Luis Antonio Lindau e pela diretora de Relações Estratégicas & Desenvolvimento, Rejane D. Fernandes. Durante duas horas, num sábado (2/6) que começou nublado e tornou-se ensolarado, o prefeito dividiu a apresentação do Transoeste com os secretários de Obras, Alexandre Pinto, de Conservação, Carlos Roberto Osório, de Transportes, Alexandre Sansão, e do gerente de operações da Rio Ônibus, Alexandre Castro.

Compartilhe

EMBARQ publica pesquisa sobre segurança viária visando reduzir os 1,2 milhão de mortes globais no trânsito a cada ano

A cada ano, 1,2 milhão de pessoas morrem em acidentes de trânsito, segundo a Organização Mundial de Saúde, e as mortes no trânsito são projetadas para se tornar a quinta maior causa de óbito prematuro em todo o mundo até 2030, à frente de HIV/AIDS, violência, tuberculose, ou qualquer tipo de câncer. Uma forma de evitar muitas dessas mortes e feridos é melhorar a segurança de tráfego, especialmente nos corredores de ônibus das cidades. A EMBARQ , centro de transporte sustentável do Instituto de Recursos Mundiais (WRI), lança hoje o projeto "Segurança Viária em Corredores de Ônibus, diretrizes para integrar segurança viária ao planejamento, projeto e operação de sistemas BRT, corredores e faixas de ônibus." Baseado em mais de dois anos de pesquisa, a publicação é parte do projeto Segurança Viária em 10 Países (RS10), financiado pela Bloomberg Philantropies.

Compartilhe

Mesa-redonda discute bicicletas na capital gaúcha

Foto: Genaro Joner / Agencia RBS

A Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) promove, nesta sexta-feira (01), mesa-redonda com especialistas, representantes do governo, sociedade civil e empresas privadas para discutir o futuro da bicicleta na capital gaúcha. Com o tema “Cidades Cicláveis – O que fazer para Porto Alegre se tornar uma cidade ciclável”, a reunião aponta caminhos para transformar a cidade em um local mais atrativo para os ciclistas.

Compartilhe

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se