Maio 2012

Estado do Rio de Janeiro definirá regras até setembro

O estado do Rio de Janeiro vai aplicar uma medida pioneira no país para mitigar as emissões de gases de efeito estufa. A partir de 2013, passa a valer o IPVA Verde, que dará descontos ou aumentará os impostos dos proprietários de veículos, de acordo com a classificação dos carros pelo Ibama.

Compartilhe

Seminário discutiu soluções para problemas de mobilidade

Pensando em promover o debate sobre soluções para a mobilidade das cidades, a Fundação Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC) e a Fundação BRAVA realizaram, na manhã desta quinta-feira (24/5), o seminário “Mobilidade Urbana: esse problema tem solução?”, na sede do instituto, em São Paulo.

Compartilhe

BRT do Rio entra em operação no próximo mês

Com previsão para entrar em operação em junho, o primeiro corredor BRT do Rio de Janeiro, o Transoeste, já está em funcionamento para técnicos realizarem os últimos ajustes. Neste final de semana, começou a fase de testes com os ônibus articulados no corredor exclusivo de 56 km que vai beneficiar cerca de 220 mil pessoas por dia, ligando a Barra da Tijuca a Campo Grande e Santa Cruz.

Compartilhe

20 anos depois, encontro de líderes mundiais revisa Eco92

No próximo mês, entre os dias 13 e 22, o Rio de Janeiro recebe diversos eventos que compõem a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O encontro é um dos mais relevantes no cenário global, reunindo líderes de mais de 150 países membros da ONU, além de especialistas, pesquisadores e grupos da sociedade civil que trabalham para desenvolver formas de progresso ambientalmente conscientes.

Compartilhe

Participantes analisaram em detalhes o sistema TransMilenio

Grupo no centro de operações do TransMilenio em Bogotá

De 02 a 04 de maio, a EMBARQ Brasil coordenou uma viagem para Bogotá (Colômbia) de técnicos da prefeitura do Rio de Janeiro e de operadores de ônibus responsáveis pelo BRT Transoeste. O objetivo foi conhecer o sistema de transporte massivo TransMilenio, o sistema BRT que carrega tantos passageiros quanto os maiores metrôs do mundo.

Compartilhe

Evento reuniu 53 ministros em Leipzig

O Fórum Internacional dos Transportes (ITF, sigla em inglês) reuniu representantes do setor de 53 países no encontro anual, na última semana (2 a 4/5), em Leipzig, Alemanha. Os líderes políticos debateram sobre os rumos da mobilidade nos próximos anos, tendo como tema “Seamless Transport: Making Connections”. O evento também marcou a entrada do Chile na organização, sendo o primeiro representante da América do Sul na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), criadora do Fórum.

Compartilhe

Evento reuniu especialistas internacionais

A Associação Latino-Americana de Sistemas Integrados e BRT - SIBRT realizou o II Congresso “As Melhores Práticas SIBRT na América Latina” em León de Guanajuato, México, nos dias 25 e 26 de abril. O evento teve 28 palestras de alta qualidade com enfoque em quatro temas com os quais a SIBRT está trabalhando atualmente: Políticas Públicas de Transporte Urbano Sustentável, Financiamento de Sistemas Integrados de Transporte, Segurança Viária em Sistemas de Ônibus Urbano e Qualidade do Serviço e Satisfação do Usuário/Imagem dos BRT (Bus Rapid Transit).

Compartilhe

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se