Abril 2012

Dois grupos, 10 jornalistas representando os principais veículos de comunicação cariocas, especialistas em transporte e uma equipe operacional internacional formam o time que embarca no projeto Experiência BRT - Missão de Imprensa. Capitaneados pela EMBARQ Brasil, que organiza a viagem, dois grupos de jornalistas do Rio de Janeiro visitarão alguns dos melhores sistemas de BRT (Bus Rapid Transit) das Américas entre os dias 30 de abril e 12 de maio. O projeto é patrocinado pela Fetranspor, a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro, e ocorre às vésperas da inauguração do Transoeste, primeiro corredor BRT da cidade.

Compartilhe

22 municípios serão atendidos, beneficiando cerca de 53 milhões de pessoas

O Ministério das Cidades divulgou nesta quarta-feira (25) a seleção de obras de mobilidade que receberão recursos do PAC Mobilidade Urbana Grandes Cidades. 22 municípios serão atendidos, segundo a portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), com investimentos para projetos de transporte como Sistemas BRT (Bus Rapid Transit), corredores de ônibus, linhas de metrô e de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Os municípios terão 18 meses, a contar da data de publicação no DOU, para apresentar os projetos finalizados e, a partir daí, dar início às obras.

Compartilhe

Três linhas de BRT serão implementadas

A capital gaúcha está passando por transformações para atender à crescente demanda no seu sistema de transporte público. Uma matéria especial do Jornal do Comércio, publicada hoje (19), traz um panorama sobre as três linhas de BRT (Bus Rapid Transit) previstas para Porto Alegre nas avenidas Protásio Alves, Bento Gonçalves e João Pessoa; além do metrô e a expectativa de qualificar a mobilidade da cidade também por meio de novas políticas públicas após a criação da PNMU - Política Nacional de Mobilidade Urbana.

Compartilhe

Decisão foi inspirada em sistema de Medellín

Foto: Gov.do Estado do RJ

Nesta segunda-feira (16), o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, anunciou que vai importar de Medellín, Colômbia, mais uma boa ideia de mobilidade urbana: as escadas rolantes nas favelas. Entre as áreas beneficiadas estão: Rocinha, Mangueira, complexos da Penha e da Tijuca, e outras comunidades não citadas pelo governador, que está em visita à cidade colombiana com a missão de entender como ocorreram transformações sociais e urbanas tão eficazes e levar as experiências para o Rio.

Compartilhe

Em três anos, serão investidos R$ 32 bilhões na área

Foto: Leandro Elias

A Lei nº 12.587/2012, que cria a Política Nacional de Mobilidade Urbana – PNMU, entrou em vigor, na última sexta-feira (13/04). O objetivo da medida oficial é guiar as ações políticas para qualificar a mobilidade urbana em todo território nacional, dando prioridade para os transportes público e não-motorizado em detrimento ao uso desmedido do veículo particular.

Compartilhe

No Rio, workshop aborda experiências operacionais

O Rio de Janeiro está passando por transformações importantes em sua estrutura de mobilidade, especialmente com a implementação do BRT (Bus Rapid Transit). Com o objetivo de qualificar o debate e as decisões técnicas sobre o novo sistema de transporte público, a Fetranspor e o Rio Ônibus promoveram, na quinta-feira (12), o "Workshop Experiências Operacionais de BRT no Brasil e na América Latina”, na sede do sindicato no Rio.

Compartilhe

O Brtdata.org fornece o mais qualificado banco de dados sobre BRT para melhorar a mobilidade e reduzir as emissões de carbono provenientes do transporte

Quatro organizações globais se uniram para lançar o mais completo banco de dados sobre Sistemas Bus Rapid Transit (BRT) do mundo. O novo site, BRTdata.org, foi criado pelo Centro de Excelência BRT - Across Latitudes and Cultures (ALC-BRT CoE) e pela EMBARQ, o centro de transporte sustentável do WRI, em colaboração com a Associação Latino-Americana de Sistemas Integrados e BRT (SIBRT) e a Agência Internacional de Energia (IEA).

Compartilhe

Capital gaúcha cria escritório para técnicos de mobilidade

Foto: Gabriela Di Bella / Metro

Porto Alegre decidiu apostar na integração para o desenvolvimento de seus novos sistemas de transporte público. A partir deste mês, a capital gaúcha contará com uma sede única para abrigar diferentes técnicos e órgãos envolvidos nos projetos de mobilidade em andamento da cidade, como o BRT (Bus Rapid Transit) e o metrô.

Compartilhe

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se

Blogs