Janeiro 2012

Documento será encaminhado à organização da Rio+20

Participantes do II Encontro Brasileiro de Secretários de Meio Ambiente aprovaram a Carta de Porto Alegre – Desenvolvimento Econômico e Social com Sustentabilidade Ambiental- no término do evento, na sexta-feira (27). O documento foi elaborado pelos secretários municipais e estaduais de Meio Ambiente e demais entidades organizadoras do Encontro. “Esta carta é uma construção coletiva. Queremos desenvolvimento com sustentabilidade e sustentabilidade com desenvolvimento”, defendeu a secretária de Estado do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, Jussara Cony.

Compartilhe

A premiação aconteceu durante o 91º Encontro Anual do Transportation Research Board (TRB) em Washington D.C.

São Francisco nos EUA e Medellin na Colômbia foram as cidades vencedoras do 8º Prêmio de Transporte Sustentável. A premiação aconteceu no dia 24 de janeiro durante o 91º Encontro Anual do Transportation Research Board (TRB) em Washington D.C. Além das duas cidades, também foram indicados ao prêmio as cidades de Buenos Aires, na Argentina, e a Cidade do Cabo, na África do Sul. Os vencedores foram selecionados com base em quatro características: melhoria da mobilidade para os cidadãos, redução de emissão dos Gases de Efeito Estufa (GEE) e da poluição do ar causada pelo transporte, melhoria da segurança, e aumentando a acessibilidade para ciclistas e pedestres. Além disso, cada cidade indicada ao prêmio tem um papel ativo de liderança em mídias sociais e tecnologias online para atingir os usuários e cidadãos, proporcionando serviços mais informativos e convenientes.

Compartilhe

Ação! Essa é a palavra de ordem entre os participantes do II Encontro Brasileiro de Secretários de Meio Ambiente, que iniciou hoje (25) e segue até sexta-feira (27), em Porto Alegre. O evento acontece paralelo ao Fórum Social Temático e reúne políticos, representantes do poder judiciário, lideranças e organizações em busca de “Articulação Política pela Sustentabilidade”, como define o nome do evento.

Compartilhe

Evento enfatiza a necessidade de um modelo de desenvolvimento mais sustentável

"Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental" é o tema do Fórum Social Temático (FST) que começa nesta terça-feira (24/01), em Porto Alegre. Com mais de 900 atividades, esta edição do FST busca “um outro mundo possível” mais próximo da sustentabilidade do planeta. Os organizadores pretendem ter como resultado do evento a elaboração de propostas alternativas para a Rio+20 àquelas que serão apresentadas pelos governos, na tentativa de ter voz e influência nos futuros encaminhamentos da Conferência Mundial das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, que acontece em junho.

Compartilhe

Para 41% dos entrevistados brasileiros o sistema das grandes cidades é ruim

O Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) realizou novo documento sobre a situação da mobilidade urbana no Brasil. O estudo divulgado na quinta-feira (19/01) entrevistou 3.781 pessoas de 212 municípios para saber o que pensa a população sobre o transporte público no País. O resultado aponta que 41% dos usuários consideram o atual sistema ruim nos grandes centros urbanos.

Compartilhe

Especialista em saúde e mudança climática analisa os desafios do setor de transporte

Lançada na COP-17, Conferência do Clima de Durban, África do Sul, em dezembro passado, a nova publicação da série “Saúde na Economia Verde”, da Organização Mundial da Saúde (OMS), faz uma crítica construtiva ao Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC - sigla em inglês), criado em 1988 pelo Programa das Nações Unidas pelo Meio Ambiente (PNUMA) e Organização Meteorológica Mundial (OMM). .

Compartilhe

Programa Polêmica, da Rádio Gaúcha, reúne especialistas para debater o tema

O balanço das vendas de veículos automotores em 2010, no Brasil, chama a atenção: pelo quinto ano consecutivo, o segmento obteve recorde e chegou a casa dos 10 mil veículos novos por dia. Só em 2011, o país passou a ter mais 3.633.006 circulando pelas ruas e estradas, sem contar os veículos já existentes.

Compartilhe

Os workshops "Inserção do Transporte Sustentável no Morar Carioca" e <a href="http://www.embarqbrasil.org/marketingbrt>“Marketing BRT: como atrair e cativar usuários” realizados pela EMBARQ Brasil, em 2011, no Rio de Janeiro e Belo Horizonte, respectivamente, transcenderam o potencial de promoção do transporte sustentável e contribuem com a reciclagem de materiais e o projeto de geração de renda de uma comunidade carente do Rio de Janeiro.

Compartilhe

Lei estabelece diretrizes ao desenvolvimento urbano e à melhoria da mobilidade

Sancionada em 03 de janeiro, a Lei 12.587/2012 o institui a nova Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU) e deve entrar em vigor em até 100 dias, ou seja, em abril deste ano. O texto estabelece diretrizes e princípios para que os municípios planejem o desenvolvimento urbano e a melhoria de serviços e infraestruturas que garantam os deslocamentos de cidadãos e cargas nos territórios das cidades.

Compartilhe

“Grandes ideias para incrementar o transporte coletivo” será o tema dessa edição

Dias 26 e 27 de janeiro acontece em Washington D.C a 9ª edição do maior evento mundial dedicado ao transporte sustentável: o Transforming Transportation. A conferência, que reúne profissionais e especialistas em torno do debate e compartilhamento das melhores práticas em transporte nas cidades de todo o mundo, é aberta ao público e as inscrições podem ser feitas online.

Compartilhe

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis.

Increver-se