Novembro 2011

Mudanças em Medellín funcionaram com parceria acadêmica e municipal

Apresentando ainda parte do ciclo de experiências para o Morar Carioca na Colômbia, as equipes da EMBARQ Brasil e EMBARQ/CTS México se reuniram com os arquitetos responsáveis pelas transformações urbanas e de mobilidade realizadas em Medellín, na terça-feira (22/11), no Urbam – Centro de Estudos Urbanos e Ambientais, na Universidade EAFIT. O consultor Carlos Mario Rodríguez e Alejandro Echeverri, diretor do Centro, mostraram que o trabalho conjunto da Academia com o governo foi um ponto-chave para o sucesso das mudanças na cidade.

Compartilhe

O uso da tecnologia para aproximar cidadãos e governos locais e experiências com ferramentas de comunicação desenvolvidas para otimizar a gestão da mobilidade nas cidades foram os temas da sessão “Inovação Urbana” mediada pelo diretor da EMBARQ , Holger Dalkmann, no 10º Congresso Mundial da Metropolis, na sexta-feira (25), em Porto Alegre .

Compartilhe

Por uma Política de Transporte Sustentável na América Latina

A mobilidade deve ser considerada um direito social para que alcance a devida prioridade na alocação de recursos governamenatais e por sua importância na determinação da qualidade de vida e da saúde dos cidadãos, defendeu Luis Gutiérrez, Diretor Estratégico para a América Latina da EMBARQ e Secretário Executivo da SIBRT em sua palestra sobre Políticas Públicas de transporte sustentável na América Latina, no painel acadêmico da V Feira Internacional de Transporte Massivo organizada pela Transmilenio, em Bogotá, de 16 a 18 de novembro de 2011.

Compartilhe

Especialistas em transporte convidados pela EMBARQ Brasil participaram do painel “Cidades e terceiro setor: modelo EMBARQ de parceria para a mobilidade”, realizado na tarde de quinta-feira (24/11), dentro da programação do 10º Congresso Mundial Metrópolis, realizado em Porto Alegre (RS) de 23 a 26 de novembro.

Compartilhe

Governador eleito de Antioquia esteve com a EMBARQ Brasil

O ex-prefeito de Medellín e governador eleito de Antioquia (Colômbia), Sergio Fajardo, recebeu as equipes da EMBARQ Brasil e EMBARQ/CTS México, na tarde de segunda-feira (21/11) em seu escritório, em Medellín. Responsável pelas transformações sociais mais relevantes da história da cidade, Fajardo falou sobre a importância de traçar objetivos e de integrar as comunidades. As ações do líder colombiano vão ser conhecimento agregado ao projeto Morar Carioca, no Rio.

Compartilhe

Uma missão composta por técnicos da EMBARQ/CTS México e EMBARQ Brasil viajou a Medellín (Colômbia) para conhecer o processo de transformação social e urbana pelo qual passou a cidade e inserir esse conhecimento ao projeto de urbanização das favelas cariocas. Até 2020, o Morar Carioca, como foi batizado o programa, deve melhorar a vida de mais 1,2 milhões de pessoas, quase 20% da população do Rio de Janeiro.

Compartilhe

Painel debate cooperação para promoção da mobilidade sustentável

A Rede EMBARQ estará presente no 10º Congresso Mundial da Metropolis com o painel “Governos Municipais e Terceiro Setor: modelo EMBARQ de parceria para a mobilidade sustentável”. O evento da Associação Mundial das Grandes Metrópolis será em Porto Alegre, de 23 a 26 de novembro.

Compartilhe

O diretor-presidente da EMBARQ Brasil , Luis Antonio Lindau, participou da 3ª Edição da FISITA – Cúpula Mundial de Veículos Automotores – realizada em Mainz, na Alemanha, nos dias 17 e 18 de novembro. Nesta sexta-feira (18), Lindau apresentou o painel “Mobilidade Urbana no Brasil” no debate “Urbanismo – a formação da mobilidade nas cidades do futuro”.

Compartilhe

A Associação Latino-Americana de Sistemas Integrados e BRT - SIBRT apresentará as fichas técnicas informativas dos mais modernos sistemas de transporte público em ônibus da América Latina, durante a V Feira Internacional de Transporte Massivo, organizada pela Transmilenio, de 16 a 18 de novembro, em Bogotá (Colômbia).

Compartilhe

Como forma de promover o uso de bicicleta no Centro Histórico de Porto Alegre, Santander Cultural e EMBARQ Brasil assinaram Termo de Cooperação Técnica para a instalação de bicicletários na Praça da Alfândega da cidade.

Compartilhe

O diretor-presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau, e a coordenadora de Projetos de Transporte da organização, Brenda Medeiros, receberam o <a href="http://www.cnt.org.br/Paginas/Transporte-em-Transforma%C3%A7%C3%A3o.aspx"_blank" >“Prêmio CNT de Produção Acadêmica 2011” pelo artigo “Impacto de elementos de projeto no desempenho de sistemas BRT (Bus Rapid Transit) de faixa única sem ultrapassagem”.

Compartilhe

A má qualidade do ar é uma das vilãs da saúde pública. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de dois milhões de pessoas morrem por ano devido a poluição. Preocupados com a exposição dos usuários de transporte coletivo aos poluentes, a EMBARQ Brasil, em parceria com a BHTRANS – Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte - e Laboratório de Estresse Oxidativo e Poluição Atmosférica da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), pela coordenação da professora Claudia Rhoden, realizam estudo para medir o impacto na atmosfera com a operação do BRT, em Belo Horizonte.

Compartilhe

Vote e faça o blog da EMBARQ Brasil vencedor do concurso

Há pouco menos de dois meses anunciamos nossa participação no Prêmio Top Blog 2011, o mais importante da blogosfera em nível nacional. Agora, compartilhamos a conquista do TheCityFix Brasil, o blog da EMBARQ Brasil, estar entre os Top 100 finalistas para o 2º turno da premiação, na categoria Sustentabilidade.

Compartilhe

Por Lélis Marcos Teixeira

A realidade da Rua Primeiro de Março, no centro do Rio. BRT modificará o panorama atual, destinando vias exclusivas ao transporte coletivo. (Foto: O Dia) A União Internacional de Transporte Público (UITP), maior organização global dedicada a este setor de atividades, realizou recentemente um estudo mostrando que as cidades no mundo inteiro ainda se ressentem de uma melhor estrutura para lidar com os desafios de uma mobilidade urbana sustentável.

Compartilhe

A EMBARQ Brasil realizou nesta quinta-feira (03) uma oficina de alinhamento estratégico para planejar as etapas que serão necessárias para o plano de marketing do sistema que entrará em operação, em Belo Horizonte , em julho de 2013.

Compartilhe

BH debateu estratégia de comunicação para o sistema

A implantação de um sistema BRT (Bus Rapid Transit) deve estar alinhada com uma boa estratégia de comunicação e marketing, que informe e eduque os usuários sobre as características e o funcionamento do transporte coletivo de sua cidade. Belo Horizonte, onde será inaugurado o sistema BRT em 2013, reuniu profissionais de comunicação, técnicos responsáveis pela implantação do sistema na capital mineira e responsáveis pelo departamento de marketing de agências operadoras de BRT na América Latina no Workshop Marketing BRT: Como atrair e cativar usuários. O evento promovido pela BHTRANS e EMBARQ Brasil, e prefeitura de Belo Horizonte aconteceu nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, na capital mineira.

Compartilhe

Mediado pelo coordenador de Comunicação da BHTRANS, Afonso Melo, jornalistas de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Natal, debateram a cobertura da imprensa na implantação do BRT (Bus Rapid Transit) e o que as agências de transporte devem fazer para obterem sucesso na comunicação com o público através da mídia. O painel evidenciou a necessidade de esclarecer aos jornalistas o que é o sistema BRT, ainda pouco conhecido para grande parte dos profissionais das redações brasileiras.

Compartilhe

Megabús humanizou transporte público

O Megabús de Pereira (Colômbia) é um dos sistemas BRT (Bus Rapid Transit) de maior sucesso na América Latina, principalmente porque soube humanizar seu processo de implementação. Hoje consultora de transportes, Mónica Vanegas esteve à frente da comunicação do projeto colombiano por oito anos e apresentou sua experiência no último dia do Workshop Marketing BRT: Como atrair e cativar usuários, em Belo Horizonte.

Compartilhe

Com auxílio de especialistas, participantes elaboram estratégias

No segundo e último dia do Workshop Marketing BRT: Como atrair e cativar usuários, em Belo Horizonte, os participantes foram os protagonistas de uma grande atividade em grupo conduzidas por Beatriz Hoyos e Ethan Arpi. A partir das experiências apresentadas durante o primeiro dia de workshop, os convidados elaboraram planos de comunicação e marketing para sistemas de transporte público.

Compartilhe

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se

Blogs