Junho 2009

De Pequim, de Washington, da Cidade do México, de Caracas, de Buenos Aires, de Brasilia, de São Paulo, de Curitiba, deslocaram-se os especialistas convidados para o workshop Oportunidades de investimento em boas práticas de mobilidade sustentável no Brasil promovido pelo CTS-Brasil dias 18 e 19 de junho, em Porto Alegre.

Após dois dias de trabalhos, a conclusão foi unânime: falta decisão dos governos para criar uma política pública a favor da sustentabilidade nos transportes, o que dificulta a implantação de melhorias na mobilidade. A solução seria a pressão da sociedade e a mobilização só acontecerá quando as pessoas compreenderem os problemas de saúde e mobilidade ligados ao crescimento desordenado de automóveis e motocicletas num espaço urbano limitado.

Compartilhe

O Conselho de informações sobre Biotecnologia (CIB) lançou hoje o Guia do Combustível Renovável, com números atualizados sobre o mercado internacional e texto didático que apresenta desde o processo de fermentação até o uso da biotecnologia em microrganismos geneticamente modificados para a produção de diesel renovável.

Compartilhe

A Prefeitura de Porto Alegre e a Corporação Andina de Fomento (CAF) definiram ontem (18/06/2009) um cronograma preliminar para a contratação do empréstimo da CAF ao projeto Portais da Cidade, em reunião-almoço promovida pelo CTS-Brasil. Até o último dia de junho, a prefeitura vai encaminhar à CAF um plano de aplicação dos recursos referente à primeira etapa da negociação, preparação para a contratação do empréstimo.

O secretário municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Clóvis Magalhães, reafirmou o interesse da prefeitura em agilizar as tratativas para a assinatura do contrato com a CAF. A secretaria conta com a parceria do CTS-Brasil para fazer cumprir os prazos e metas.

Compartilhe

Parceria entre o Instituto Movimento, SEST/SENAT e CTS-Brasil trouxe a Porto Alegre o engenheiro e sociólogo Eduardo Vasconcellos para ministrar curso em Transporte Urbano e Meio Ambiente, que reuniu por um dia (17/06/2009) 37 técnicos dos setores público, privado e acadêmico. Vasconcellos é consultor da ANTP (Associação Nacional de Transporte Público) e de outras entidades brasileiras e internacionais, autor de várias obras, entre elas "Transporte Urbano e Meio Ambiente", que presenteou aos participantes.

Compartilhe

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, garantiu à bancada gaúcha da Câmara Federal que não haverá entraves na aprovação do projeto Portais da Cidade pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex). A autorização oficial deve ser dada em julho, em reunião extraordinária da comissão. A obra calculada em US$ 210 milhões será paga com recursos da própria prefeitura de Porto Alegre e da Corporação Andina de Fomento (CAF). A atuação da EMBARQ e do CTS-Brasil foi decisiva para viabilizar o acordo com a CAF que garante a continuação do projeto Portais da Cidade.

Compartilhe

Arequipa, a segunda cidade mais importante do Peru, anuncia a conclusão do estudo de factibilidade do projeto “Melhoramento Integral e Sustentável dos Serviços de Transporte Público de Arequipa”. O estudo foi realizado com aporte financeiro não reembolsável da Corporação Andina de Fomento (CAF), negociado diretamente pelo diretor da EMBARQ para a América Latina, Luiz Gutierrez, em sintonia com o Centro de Transporte Sustentável e Saúde Andino (CTSS-Andino).

Compartilhe

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se

Blogs