Março 2009

EMBARQ e CTS-Brasil intermediaram a missão

Uma missão da Corporação Andina de Fomento (CAF) esteve em Porto Alegre para tratar da cooperação com a Prefeitura no Programa de Investimentos em Transporte e Mobilidade Urbana Sustentável de Porto Alegre.

O programa desenvolvido pela Coordenação de Financiamentos Externos da Secretaria Municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico (Smgae) em parceria com a EMBARQ e o CTS-Brasil comprende duas operações: o Projeto Portais da Cidade e um conjunto de obras viárias para melhoria das condições de mobilidade e acessibilidade na capital gaúcha.

Compartilhe

O programa integrado vai levar em consideração as necessidades para a Copa do Mundo 2014

EMBARQ e CTS-Brasil renovaram o Termo de Cooperação Técnica com a Prefeitura de Porto Alegre. A assinatura aconteceu no dia 11 de março, no gabinete do prefeito José Fogaça, o primeiro a assinar o documento, seguido pelo diretor da EMBARQ para a América Latina, Luis Gutierrez, e o diretor do CTS-Brasil, Luis Antonio Lindau.

Compartilhe

03/02/09

A Panvel assinou Termo de Cooperação Técnica com o CTS Brasil para a instalação de estacionamentos de bicicletas nas lojas da rede de farmácias. A primeira iniciativa refere-se a filial da rua 24 de Outubro, em frente ao Parcão.

O objetivo da parceria é estimular o uso da bicicleta como transporte para as movimentações de curto percurso pelo bairro. A Panvel também contou com a parceria da Biketech, loja especializada em bicicletas, que arcou com os custos de instalação dos suportes.

Compartilhe

21/11/08

Em Porto Alegre, nesta sexta-feira (21/11/2008), a convite do CTS-Brasil, o holandês Jaap Rijnsburger foi recebido tanto pelo presidente da Câmara dos Vereadores, Sebastião Melo, como pelo secretário de Mobilidade Urbana – EPTC, Luis Afonso Senna.

Compartilhe

22/09/08

Cálculos mostram que 15.000 pessoas são transportadas por hora em cada faixa exclusiva dos corredores de ônibus, enquanto apenas 1.000 pessoas transitam nos automóveis por hora em cada uma das demais faixas. O transporte coletivo carrega 150% mais pessoas, mas a prioridade na distribuição do espaço viário continua a ser dada aos automóveis.

Um bom assunto para reflexão neste dia mundial sem carro (22/09), entende o presidente do Centro de Transporte Sustentável – CTS-Brasil, Luis Antonio Lindau.

Compartilhe

22/09/08

Neste dia mundial sem carros vale lembrar que o sistema BRT (Bus Rapid Transit – ônibus de alta capacidade em corredores exclusivos) surgiu no Brasil na década de 80 e foi usado pela primeira vez em Curitiba, tornando-se referência mundial.

Trata-se de uma alternativa que oferece maior capacidade de passageiros, redução das emissões e um serviço mais rápido, mais seguro e menos poluidor. Informação do engenheiro Luis Antonio Lindau, doutor em transportes e presidente do Centro de Transporte Sustentável do Brasil – CTS-Brasil.

Compartilhe

22/09/08

Neste dia mundial sem carro cabe uma reflexão: o transporte apresenta o maior índice de crescimento nas emissões de gases de efeito estufa entre todos os monitorados pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Sozinho chega a 23%, e ainda responde, atualmente, por 70% da poluição urbana. São dados acompanhados de perto pelo Centro de Transporte Sustentável – CTS Brasil - que trabalha com os governos municipais para a implantação de projetos de transporte sustentável, com motores e combustíveis mais limpos e melhor distribuição do sistema viário.

Compartilhe

04/09/08

Desde que surgiram, há 5.500 anos, na Mesopotâmia e no Vale do rio Nilo, no Egito, as cidades vêm se desenvolvendo de maneira geométrica gerando um expressivo déficit urbano: entre os anos 1800 e 2000, a população cresceu seis vezes, o PIB 100 vezes e a mobilidade (km/pessoa/dia) foi multiplicada por 1000. Resultado: atualmente, 19 cidades contam com mais de 10 milhões de habitantes, número que chegará a 27 dentro de 20 anos.

Compartilhe

17/06/08

Um detalhe do perfil do candidato a vice-prefeito Berfran Rosado (PPS) veio à tona durante visita que fez ao presidente do Centro de Transporte Sustentável (CTS Brasil) e professor da Ufrgs, Luis Antonio Lindau, especialista em transporte urbano. O deputado está concluindo um MBA em Gestão Ambiental da Fundação Getúlio Vargas e como Lindau, Berfran defende a idéia de que o espaço urbano é finito e, por isso, as cidades precisam repensar suas políticas de transporte urbano ou viverão, muito em breve, uma overdose de automóveis sem condições de tráfego.

Compartilhe

14/02/08

Será lançado em Porto Alegre, nesta quinta-feira, dia 14, às 16h, no auditório 2G do Prédio 7 da Puc-RS durante a Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Cidades, o III Concurso Internacional "Cidades Ativas, Cidades Saudáveis" que há seis anos reconhece experiências urbanas para promoção da qualidade de vida.

Compartilhe

10/02/08

Já pensou como será a cidade, dita sustentável, no futuro? Esse é o tema da Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Cidades, de 13 a 16 de fevereiro, em Porto Alegre, com a participação da Rede Embarq/ WRI e

Compartilhe

10/02/08

As previsões mais otimistas de especialistas mundiais apontam para um aumento de 80% nas emissões de carbono na atmosfera até 2030, o que acende a perigosa luz vermelha da natureza. Há urgência na busca de amenizar esse impacto e o setor de transporte está entre os maiores vilões, pois gera sozinho 23% dos gases de efeito estufa.

O diretor-presidente do Centro de Transporte Sustentável do Brasil (CTS-Brasil), Luis Antonio Lindau, aposta na tecnologia, na iniciativa de gestores e na tomada de consciência da própria população.

Compartilhe

10/02/08

Ainda que sejam precárias as condições de infra-estrutura viária para a circulação e estacionamento seguros de bicicletas nas grandes cidades brasileiras – que conta com uma frota nacional de 45 milhões de unidades - 50% das vendas já são voltadas para o transporte. Atento à promoção de soluções sustentáveis em transporte e mobilidade urbana para reduzir o efeito estufa e melhorar qualidade de vida, o Centro de Transporte Sustentável do Brasil (CTS-Brasil) entende que a bicicleta se torna uma alternativa cada vez mais válida para o transporte individual.

Compartilhe

22/01/08

Um ônibus articulado pode transportar até 160 passageiros, enquanto são necessários 100 automóveis para o mesmo número de pessoas. Qual o papel do transporte urbano na promoção do desenvolvimento local e global das cidades?

A questão será respondida durante a Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Cidades, que acontece de 13 a 16 de fevereiro em Porto Alegre, mais precisamente no dia 15, das 17h às 19h, no auditório 2F do prédio 9 na PUC-RS.

Compartilhe

22/01/08

O Centro de Transporte Sustentável do Brasil (CTS-Brasil) comandará o debate no painel sobre o papel do transporte urbano na promoção do desenvolvimento local e global das cidades, no dia 15 de fevereiro, durante a Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Cidades, que acontecerá em Porto Alegre, de 13 a 16 de fevereiro. Com sede na capital gaúcha e vinculado à EMBARQ, uma rede internacional de especialistas em transporte urbano, o centro é parceiro da Prefeitura de Porto Alegre no projeto Portais da Cidade.

Compartilhe

08/02/08

O III Concurso Internacional "Cidades Ativas, Cidades Saudáveis", que será apresentado na próxima quinta-feira (14/02), vai contar com a presença do secretário nacional de Mobilidade Urbana e Transporte Coletivo, Luiz Carlos Bueno. O lançamento do Concurso ocorre na Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Cidades, na Puc-RS.

Compartilhe

08/02/08

O secretário nacional de Mobilidade Urbana e Transporte Coletivo, Luiz Carlos Bueno, vai marcar presença no lançamento do III Concurso Internacional "Cidades Ativas, Cidades Saudáveis", na próxima quinta-feira (14/02), O Concurso é promovido pela Organização Pan-americana de Saúde em parceria com o Centro de Prevenção e Controle de Enfermidades (CDC), EMBARQ (Centro de Transporte Sustentável do Instituto de Recursos Mundiais - WRI), Fundação AVINA e Fundação Cidade Humana. O lançamento vai acontecer na Capital, durante a Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Cidades, na Puc-RS.

Compartilhe

01/02/08

A recuperação de calçadas em Belo Horizonte (MG), a geração de empregos a partir da coleta de lixo, em Pirapora (MG) e a construção de ciclovias em Quito (Equador), além da prática constante de exercícios em Recife (PE) foram os projetos premiados em 2005. Foram premiados também o programa "Quito se move contigo" que resultou na construção de 50 km de ciclovias e uma política que prioriza o uso exclusivo de bicicletas a cada 15 dias na cidade.

Compartilhe

15/01/08

O Centro de Transporte Sustentável do Brasil (CTS-Brasil), associação sem fins lucrativos voltada a soluções ambiental e financeiramente sustentáveis para os problemas de transporte urbano, marcará presença na Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Cidades, que acontecerá em Porto Alegre.

Compartilhe

Os 500.000 dólares concedidos pelo IADB tornarão possível para uma cidade como Porto Alegre contar com os serviços de um consórcio de consultoria internacional no desenvolvimento futuro do conceito e projeto básico do sistema de BRT chamado "Portais da Cidade", que está sendo apoiado pelo CTS-Brasil. O consórcio proverá uma avaliação econômica e financeira detalhada e definir a forma legal e detalhes da Parceria Público-Privada que são contemplados pelo projeto.

Compartilhe

O simulador de BRT EMBARQ, desenvolvido pelo CTS-Brasil, está sendo usado para simular a performance operacional de um corredor de BRT de 30 km a ser implementado no corredor T5, no Rio de Janeiro.

Mapa: Rede EMBARQ

Compartilhe

A delegação em conjunto entre CTS-Brasil e EMBARQ foi a Bogotá, na Colômbia, a fim de coletar dados para calibrar o simulador de BRT da EMBARQ, e apresentar suas características à gerente geral do Transmilenio (TMSA), Angelica Castro, e à diretora comercial, Martha Gutierrez. Toni Lindau, Rodrigo Castilho, Daniela Facchini, Maria Catalina Ochoa se juntaram a Pedro Szasz, também membro do time de desenvolvimento, que tomou parte em um estudo conduzido pela consultoria Steer Davies Gleave para saber a capacidade das estações do Transmilenio.

Compartilhe

WRI, EMBARQ e CTS-Brasil participarão da Conferência Mundial de Desenvolvimento das Cidades - Inovação democrática e transformação social para incluir cidades no século 21, que acontecerá nos dias 13 a 16 de fevereiro de 2008 em Porto Alegre. O WRI foi convidado pelo prefeito José Fogaça para ser um dos apoiadores do evento, juntamente com a ONU, Banco Mundial e Banco de Desenvolvimento Interamericano.

Compartilhe

O Instituto de Planejamento Público Urbano de of Curitiba (IPPUC) já recebeu do CTS-Brasil uma versão piloto dos Termos de Referência para a primeira Pesquisa de Origem/Destino Domiciliar de Curitiba. Capital do Paraná, a cidade é internacionalmente conhecida como pioneira no BRT e continua melhorando seus sistemas de mobilidade.

Compartilhe

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se