Saúde e meio ambiente
O sistema de transporte, que responde por 70% da poluição global nos grandes centros urbanos, causa sérios danos à saúde e ao meio ambiente. Nos principais corredores de ônibus e avenidas de São Paulo, por exemplo, o ar já é 50% mais poluído do que em Pequim. Por conta disto, 12 pessoas morrem por dia em São Paulo.
A solução para esta que é apenas uma das causas do crescimento urbano desordenado passa, obrigatoriamente, por um rigoroso e eficiente gerenciamento, fruto da composição de inúmeros caminhos que passam por normas mais restritivas e tecnologias veiculares e combustíveis limpos.
Trata-se, na verdade, de planejamento urbano que contemple o misto do solo urbano para permitir a redução dos deslocamentos. Também é necessário criar um ambiente agradável e seguro para o pedestre, assim como infra-estrutura cicloviária adequada, incentivando os deslocamentos não-motorizados. É preciso, ainda, integrar o transporte público de qualidade com os modos não-motorizados, assim como a priorização do uso do espaço público por esses modos sobre o transporte individual.