Pesquisa da EMBARQ conquista Prêmio Fred Burggraf

Especialistas da EMBARQ recebem o prêmio no TRB 2014. (Foto: Aaron Minnick/EMBARQ) Na noite desta segunda-feira (13/02), os especialistas da EMBARQ, autores do paper “Meta-Analysis of Transit Bus Exhaust Emissions”, receberam oficialmente o Prêmio Fred Burggraf, durante o 93º Transportation Research Board (TRB), em Washington D.C., Estados Unidos. A engenheira de Transportes da EMBARQ Brasil, Magdala Arioli, é uma das autoras do artigo vencedor e recebeu a premiação na capital norte-americana.
“Ficamos muito contentes com o reconhecimento do projeto que já tem dois anos de desenvolvimento pela EMBARQ, com o apoio da FedEx. Com a pesquisa, conseguimos entender mais como diferentes tecnologias veiculares e combustíveis podem ajudar a melhorar a qualidade do ar de suas cidades. Um dos maiores ‘gols’ é que o estudo resultará numa ferramenta prática de apoio na tomada de decisão sobre a escolha da tecnologia veicular para a frota de ônibus em cidades do Brasil, Índia e México”, comemora Magdala.
Dario Hidalgo, diretor de Pesquisa e Prática da EMBARQ, enfatizou a importância deste reconhecimento para a pesquisa sobre tecnologias veicualares e de combustível: "Este projeto colaborativo - com contribuições de especialistas da EMBARQ no Brasil, Índia, México e Estados Unidos – ajuda a responder uma questão em comum das autoridades de trânsito: quais tecnologias veiculares e de combustível são melhores para reduzir as emissões? Ao desenvolver tais tecnologias reduzimos as emissões dos gases de efeito estufa (GEE) e de poluentes atmosféricos locais, limitando a quantidade de partículas nocivas que respiramos. Isso também complementa os esforços da EMBARQ para reduzir o número de viagens de carros particulares e aumentar o uso de meios de transporte sustentáveis. Agradecemos ao Transportation Research Board pelo reconhecimento e somos gratos à FedEx por seu apoio contínuo para nos ajudar a catalisar e implementar soluções de transporte sustentável", destaca o especialista.

Magdala Arioli, da EMBARQ Brasil, uma das autoras do artigo premiado. (Foto: Aaron Minnick/EMBARQ)
Um time internacional de pesquisadores da EMBARQ – formado por Erin Cooper (EUA), Magdala Arioli (Brasil), Aileen Carrigan (EUA) e Umang Jain (Índia) – recebeu o Prêmio Fred Burggraf em reconhecimento a estudos de excelência no setor de transportes a jovens pesquisadores de até 35 anos. A equipe de Veículos e Combustíveis da EMBARQ FedEx recebeu o prêmio depois de apresentar seu trabalho de comparação das emissões dos ônibus ao Transportation Research Board of the U.S. National Research Council.
A pesquisa
Com o objetivo de descobrir a tecnologia de combustível menos prejudicial ao meio ambiente e à saúde, os pesquisadores da rede EMBARQ estudaram cinco poluentes atmosféricos: dióxido de carbono (CO2), monóxido de carbono (CO), óxido de nitrogênio (NOx), material particulado (MP), e hidrocarbonetos (HC).
“Não podemos afirmar que uma determinada tecnologia será a melhor para reduzir todas as emissões consideradas na pesquisa. É preciso analisar o contexto e o ciclo de vida das emissões. Por exemplo, em uma região de atividade industrial, a concentração de material particulado já é alta, assim o ideal é optar por tecnologias veiculares que reduzam emissão deste poluente atmosférico”, explica a engenheira Magdala.
Saiba mais sobre o Prêmio Fred Burggraf
Criado em 1966, o Prêmio Fred Burggraf reconhece jovens pesquisadores de até 35 anos de idade que desenvolvem estudos de excelência na área de transportes. O prêmio é concedido pelo instituto científico Transportation Research Board (TRB), uma das seis principais divisões do Conselho Nacional de Pesquisa dos Estados Unidos. Ele é administrado em conjunto pela Academia Nacional de Ciências, Academia Nacional de Engenharia e Instituto de Medicina.
O TRB visa assegurar a liderança na inovação de transporte e do progresso através da pesquisa e troca de informações em parceria com o Governo Federal e com a comunidade científica, dentro de um contexto objetivo, interdisciplinar, e multimodal. O Conselho é apoiado por secretarias estaduais de transporte, agências federais, incluindo as administrações que compõem o Departamento de Transportes dos EUA e outras organizações e pessoas interessadas no desenvolvimento do transporte.