OMS destaca parceria com EMBARQ

O relatório setorial ‘Determinantes Sociais da Saúde’ (SDH), produzido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com o Escritório Regional do Western Pacific – representante da OMS na Ásia – inclui um documento que descreve os desafios enfrentados por políticos e autoridades do setor de transporte, como abordá-los, e áreas para potencial colaboração entre a saúde e o transporte. Baixe aqui o PDF da publicação (em inglês): "Transport (Road Transport): Shared interests in Sustainable Outcomes".
O diretor de Pesquisa e Planejamento da Rede EMBARQ, Dario Hidalgo contribuiu como revisor da publicação.
Quando questionada sobre como os setores de saúde e transporte podem trabalhar juntos, a OMS apresenta as seguintes recomendações:
“Parceria com redes para defender a qualidade de vida nas comunidades, disseminando e compartilhando informações. Políticas de incentivo são essenciais para motivar e manter o compromisso político entre os setores de saúde e transporte para que esses continuem trabalhando em conjunto. A parceria entre a Organização Panamericana de Saúde (PAHO) e a EMBARQ (o Centro de Transporte Sustentável do WRI) é um exemplo de como as autoridades e tomadores de decisão de saúde e transporte podem trabalhar juntos para alcançar sistemas de transporte mais saudáveis e sustentáveis. Essa parceria se apoia em uma rede global de Centros que promovem soluções para o transporte sustentável e qualidade de vida nas cidades de países em desenvolvimento. Esses Centros trabalham com autoridades locais de transporte, apoiando a ligação entre saúde e transporte a fim de reduzir a poluição e criar comunidades com mais qualidade de vida, fornecendo espaços públicos urbanos mais seguros e acessíveis”.
Outras recomendações incluem:
• Participação no processo de transformação do espaço urbano para beneficiar os usuários de transporte não motorizado • Fornecer informações sobre saúde sobre os impactos da reestruturação do espaço público para informar os políticos • Promover espaços para ciclistas e pedestres • Trabalhar com as comunidades para proteger e melhorar a qualidade de vida com o desenvolvimento do transporte • Apoiar organizações comunitárias a melhorar a qualidade de vida nas cidades
Foto: Transportation Solutions