Novo sinal no trânsito de Porto Alegre
Promover uma mudança de comportamento, com foco no respeito às faixas de segurança é o objetivo da nova campanha de educação para o trânsito que a prefeitura de Porto Alegre lançou dia 09 de setembro. "Agora, temos a ferramenta para mudar uma realidade negativa, que resultou em 1.206 atropelamentos no ano passado, com 74 vítimas fatais", afirmou o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Luiz Afonso Senna.
A campanha consiste ensinar a população a usar um novo sinal de trânsito: ao atravessar uma faixa de segurança sem sinaleira , o pedestre deve esticar o braço para sinalizar seu desejo de atravessar e o motorista deve parar o veículo.
A campanha está sendo veiculada em televisão, rádio, jornal, cinemas, outdoor e ônibus, além de placas em travessias sem sinaleiras e cancelas de estacionamentos. Ao todo, o novo sinal de trânsito está visível em 605 diferentes pontos da Capital. Também estão sendo distribuídos adesivos a motoristas e taxistas e material de divulgação à população.
No site www.novosinal.com.br a comunidade encontra informações e esclarece dúvidas. O disc-faixa também orienta pedestres e motoristas pelo telefone 3289-4444.
A iniciativa é uma resposta ao resultado de recente pesquisa do Instituto Methodus, divulgada pela EPTC, em que 38,5% dos 1.012 entrevistados consideravam-se pacientes, mas entendiam que 56,3% dos demais motoristas eram imprudentes e impacientes..
Somente nos sete primeiros meses deste ano, houve 712 atropelamentos em vias da capital, com 48 vítimas fatais, de um total de 85 (número geral de mortes no trânsito). A expectativa da campanha é reduzir drasticamente esses números.