Lançada publicação global sobre infraestrutura urbana
A publicação “Urban infrastructure insights 2015”, do The Economist Intelligence Unit, traz resultados de questionário com líderes e executivos globais e análises de especialistas como Luis Antonio Lindau, diretor-presidente da EMBARQ Brasil. Além disso, o documento engloba estudos de caso do Rio de Janeiro, Amsterdã e Abu Dhabi.
- Os entrevistados atribuem aos líderes municipais a falta de infraestrutura e serviços de qualidade. Entre os fatores agravantes estão falta de vontade política (40%), falta de habilidades entre os servidores públicos (39%), e a falta de eficácia governamental (34%).
- Os respondentes acreditam que o envolvimento do setor privado é vital para a melhoria da infraestrutura e dos serviços urbanos. Enquanto a maioria acha que o setor público deve liderar estas iniciativas, 82% dizem que a cooperação com a iniciativa privada pode melhorar a infraestrutura e os serviços.
- Os investimentos ferroviários e rodoviários são as principais preocupações em infraestrutura e reforçam a necessidade de sistemas sustentáveis para o transporte de pessoas e bens.
- Os entrevistados estariam dispostos a adaptar a forma como utilizam a infraestrutura se fossem dadas a eles ferramentas para que pudessem controlar esses impactos. Mais de 70% dizem que estariam suscetíveis a alterar seus consumos de energia, água e transporte