SOLUTIONS

(Foto: Mariana Gil / WRI Brasil | EMBARQ Brasil)

O SOLUTIONS incentiva a troca de experiências em mobilidade urbana sustentável nas cidades. A iniciativa da União Europeia visa implantar soluções inovadoras com base em seis pilares: transporte público, infraestrutura de transportes, logística urbana, planos de mobilidade urbana, gestão das redes de mobilidade urbana e veículos não poluentes. O projeto tem foco em quatro continentes – América Latina, Ásia, Europa e Mediterrâneo.

O projeto SOLUTIONS é composto por 15 cidades, organizadas em três grupos. O primeiro é formado pelas cinco cidades líderes: Curitiba (Brasil), Budapeste (Hungria), Barcelona (Espanha), Bremen (Alemanha) e Hangzhou (China). Elas são chamadas líderes por já terem implantado boas práticas em mobilidade urbana, portanto têm como incumbência compartilhar sua experiência com o segundo grupo, as cinco cidades empreendedoras: Belo Horizonte (Brasil), Guiyang (China); Kochin (Índia); Leon (México) e Kocaeli (Turquia).

Através de uma parceria, as cidades – líderes e empreendedoras – vão trabalhar em cooperação ao longo do projeto, trocando conhecimentos, boas práticas e estimulando a adoção de soluções para o transporte sustentável. As parcerias foram estabelecidas em abril de 2014, como a primeira etapa do projeto. São elas: Bremen e Belo Horizonte; Budapeste e Kocaeli; Curitiba e Leon; Barcelona e Guiyand; Hangzhou e Kochin.

Há ainda o terceiro grupo, das dez cidades em treinamento. Estas estarão presentes em diversos workshops e encontros promovidos pelo projeto, em que poderão trocar e adquirir conhecimento entre si e com os demais grupos. São elas Amã (Jordânia); Casablanca (Marrocos); Durango (México); Hanoi (Vietnã); La Serena (Chile); Matale (Sri Lanka) e São José dos Campos (Brasil).

O SOLUTIONS é coordenado pelo Instituto Wuppertal. O WRI Brasil Cidades Sustentáveis, ao lado de outras organizações, consultorias, centros de pesquisa, técnicos e especialistas ligados ao setor de transportes no mundo todo, é parceiro do projeto com apoio técnico. Acesse o site oficial.

(Foto: Mariana Gil / WRI Brasil Cidades Sustentáveis)

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se