São José dos Campos (SP)

Foto: Antonio Basílio/PMSJC

São José dos Campos tem uma população de 629.921 habitantes e é o principal município da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e o mais importante polo aeronáutico e aeroespacial da América Latina. O município abriga institutos federais de pesquisa científica, empresas de tecnologia, universidades, faculdades e centros de formação de mão de obra qualificada. Através do PAC Médias Cidades, a cidade garantiu financiamento de R$ 800 milhões para investimentos em corredores estruturantes.

Desde a assinatura do Termo de Cooperação Técnica, em 2013, a Prefeitura de São José dos Campos e o WRI Brasil Cidades Sustentáveis são parceiros para qualificar a mobilidade urbana da cidade. Conheça as principais ações desenvolvidas:

  • Alinhamento Estratégico: o WRI Brasil Cidades Sustentáveis promoveu, em 2014, encontro com responsável pela implantação do sistema BRT em São José dos Campos. O objetivo foi reunir técnicos, operadores e gerentes do projeto e auxiliar na identificação de oportunidades e dificuldades a serem enfrentadas pelas equipes. Saiba mais.

 

  • Do PAC ao Plano: realizado em 2013, auxiliou a cidade a aperfeiçoar seu projeto do PAC Médias Cidades e deu suporte à elaboração do plano de mobilidade. A metodologia criada pelo WRI Brasil Cidades Sustentáveis envolve a disseminação das melhores práticas mundiais e a discussão em grupos formados por diversas organizações locais. Dessa forma, é estimulada a colaboração entre as instituições envolvidas com os projetos e a participação popular na elaboração do plano. O projeto conta com o apoio da LARCI Brasil (Iniciativa Clima para América Latina) e da Fundação Alcoa. Saiba mais.

 

  • SOLUTIONS: São José dos Campos integra o projeto SOLUTIONS, uma iniciativa da União Europeia que conta com apoio do WRI Brasil Cidades Sustentáveis de fomento à troca de experiências em mobilidade urbana sustentável entre cidades. O objetivo é implantar soluções inovadoras com base em seis pilares: transporte público, infraestrutura de transportes, logística urbana, planos de mobilidade urbana, gestão das redes de mobilidade urbana e veículos não poluentes. Saiba mais.

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se