Ruas Completas

Rua Joel Carlos Borges, São Paulo (foto: Pedro Mascaro/WRI Brasil)

As vias urbanas são parte vital das cidades e proporcionam a oportunidade de convivência entre todos que nela passam. Todas as pessoas, independentemente da idade, habilidade e renda devem ter acesso seguro, confortável e conveniente aos seus destinos, seja caminhando, dirigindo, pedalando ou utilizando o transporte coletivo.

Este projeto tem o objetivo de mudar o paradigma de desenho viário do último século e ainda em prática no Brasil, baseado em soluções para o tráfego de veículos e não para o uso das pessoas. O conceito de Ruas Completas foi concebido para influenciar o poder público a levar em consideração outros aspectos no momento de planejar os perfis viários de uma cidade. Uma rua se torna mais completa quando há uma distribuição mais democrática do espaço e segurança para todos os seus usuários.

Para iniciar o processo de disseminação e entendimento do conceito de Ruas Completas pelo país, o WRI Brasil formou, em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), a Rede Nacional Para a Mobilidade de Baixo Carbono, composta por 10 cidades brasileiras e o Distrito Federal. Cada uma delas selecionou uma rua para receber um projeto piloto sob a ótica das Ruas Completas. Alguns municípios, inclusive, já estão trabalhando na implementação. O WRI Brasil oferece apoio técnico às cidades, contribuindo para que os projetos saiam do papel.

Veja abaixo os projetos desenvolvidos por cada uma das cidades da rede:

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se