Pelotas (RS)

Foto: Guilherme Tavares

Pelotas é famosa por sediar a Feira Nacional do Doce (Fenadoce), mas é também o mais importante município produtor da indústria de pêssegos em conserva de todo o país. Terceira cidade mais populosa do Rio Grande do Sul, com 328.275 habitantes, integra também o complexo portuário do RS com seu porto fluvial, e conta com a Universidade Federal de Pelotas.

O município dispõe também de recursos da ordem de R$ 100 milhões provenientes do PAC Mobilidade Médias Cidades, destinados ao reordenamento do sistema viário com foco no transporte coletivo, à pavimentação, a melhorias no passeio público e à implantação de ciclovias e vias dedicadas ao ônibus.

Desde a assinatura do Termo de Cooperação Técnica, em 2013, o WRI Brasil Cidades Sustentáveis é parceiro de Pelotas para qualificar seus projetos de mobilidade urbana com o seguinte projeto:

  • Do PAC ao Plano: o projeto auxilia cidades de médio porte a aperfeiçoar seus projetos do PAC Médias Cidades e dá suporte à elaboração de Planos de Mobilidade Urbana sustentáveis. A metodologia criada pelo WRI Brasil Cidades Sustentáveis envolve a disseminação das melhores práticas mundiais e a discussão em grupos formados por diversas organizações locais. Dessa forma, é estimulada a colaboração entre as instituições envolvidas com os projetos e a participação popular na elaboração do plano. O projeto conta com o apoio da LARCI Brasil (Iniciativa Clima para América Latina) e da Fundação Alcoa. Saiba mais.

 

  • Aplicação dos Critérios Técnicos em projetos do PAC Mobilidade Urbana: Em 2014, o WRI Brasil Cidades Sustentáveis auxiliou Pelotas a qualificar os projetos do PAC Mobilidade Urbana. O trabalho foi desenvolvido com base nos Critérios Técnicos para Avaliação de Projetos de Mobilidade Urbana, uma publicação elaborada pelo Ministério das Cidades com apoio técnico do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Voltada a técnicos das cidades, da Caixa Econômica Federal e do Ministério das Cidades, visa garantir que padrões mínimos de qualidade estejam presentes nos projetos municipais. Saiba mais.

 

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se