Olinda (PE)

Olinda tem na exuberância cultural uma de suas marcas mais fortes, sendo a mais antiga entre as cidades brasileiras a receber o título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. Essa riqueza cultural leva, todos os anos, em média um milhão de visitantes à cidade, que se somam aos quase 390 mil habitantes locais. Com 481 anos de história, a cidade pernambucana prepara-se para os próximos pensando na mobilidade sustentável.

A proximidade com Recife – apenas sete quilômetros separam as duas cidades – gera oportunidades de emprego mas também impõe um desafio à mobilidade, já que são muitos os deslocamentos diários de quem mora em uma cidade e trabalha na outra. A fim de qualificar a mobilidade, em março de 2016, Olinda assinou o termo de cooperação técnica com o WRI Brasil Cidades Sustentáveis, que passou a prestar apoio técnico à cidade no desenvolvimento de seu Plano de Mobilidade Urbana.

  • Alinhamento Estratégico: o evento reuniu representantes da sociedade civil e técnicos da Prefeitura de Olinda para identificar desafios e oportunidades e elencar os elementos que devem ser considerados no Plano de Mobilidade. A partir da parceria com o WRI Brasil Cidades Sustentáveis, espera-se construir um plano capaz de beneficiar tanto moradores, em suas necessidades e deslocamentos diários, quanto os turistas que todos os anos visitam a cidade. Saiba mais.
  • Oficina de participação social: uma das etapas fundamentais para o desenvolvimento de um bom Plano de Mobilidade Urbana é envolver a população no processo, ouvindo suas necessidades e expectativas e incorporando-as no documento. Olinda conta com o apoio da equipe de Governança Urbana do WRI Brasil Cidades Sustentáveis para realizar encontros com os moradores de diferentes bairros e entender o que esperam do Plano de Mobilidade de sua cidade. Cerca de 80 pessoas participaram da primeira oficina, realizada em abril de 2016. Saiba mais.

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se