Londrina (PR)

(Foto: Mariana Gil/ WRI Brasil Cidades Sustentáveis)

A 381 km da capital Curitiba, Londrina é a segunda cidade mais populosa do Paraná e a quarta em toda a região Sul, com 543 mil habitantes. Polo de desenvolvimento estadual e regional, a cidade é um dos principais eixos de ligação entre as regiões Sul e Sudeste. Considerando a população de toda a região metropolitana, a Grande Londrina chega a transportar mais de quatro milhões de passageiros por mês.

Depois de ter passado por um processo de crescimento econômico e populacional ao longo do século XX, a cidade hoje tem o desafio de oferecer um sistema de transporte coletivo de qualidade para a população e desenvolver um projeto qualificado para acessar os recursos disponibilizados pelo PAC. Desde a assinatura do Termo de Cooperação Técnica, o WRI Brasil Cidades Sustentáveis é parceira de Londrina, tendo desenvolvido o projeto:

  • Alinhamento Estratégico: em novembro de 2014, Londrina selou parceria com o WRI Brasil Cidades Sustentáveis com alinhamento estratégico que ajudou a definir as etapas de implementação do projeto de mobilidade desenvolvido para acessar os recursos disponibilizados pelo PAC. O evento reuniu técnicos e funcionários da prefeitura com o objetivo de identificar oportunidades e desafios e definir as responsabilidades das diferentes equipes no desenvolvimento do projetos. Saiba mais.

 

  • Do PAC ao Plano: realizado em dezembro de 2014, auxiliou a cidade a aperfeiçoar seu projeto do PAC Médias Cidades e deu suporte à elaboração do plano de mobilidade. A metodologia criada pelo WRI Brasil Cidades Sustentáveis envolve a disseminação das melhores práticas mundiais e a discussão em grupos formados por diversas organizações locais. Dessa forma, é estimulada a colaboração entre as instituições envolvidas com os projetos e a participação popular na elaboração do plano. O projeto conta com o apoio da LARCI Brasil (Iniciativa Clima para América Latina) e da Fundação Alcoa. Saiba mais.

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se