Joinville (SC)

(Foto: Mariana Gil/ WRI Brasil Cidades Sustentáveis)

Com 554.601 habitantes, Joinville é a cidade mais populosa de Santa Catarina, ultrapassando mesmo a capital. É conhecida como “Cidade das Bicicletas” e abriga o único museu voltado ao modal da América do Sul. Dentre seus aspectos culturais, a dança também é tradição, pois a cidade sedia um dos maiores festivais de dança do país, o Festival de Dança de Joinville, e a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Em mobilidade urbana, Joinville está entre as 26 cidades brasileiras contempladas na segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do governo federal e recebeu 105 milhões de reais para executar as obras previstas.

Desde a assinatura do Termo de Cooperação Técnica, em 2014, o WRI Brasil Cidades Sustentáveis é parceiro de Joinville e trabalha para qualificar e tornar mais sustentáveis os projetos de mobilidade urbana da cidade. Conheça as principais ações desenvolvidas:

  • Auditorias de segurança Viária: com financiamento da Bloomberg Philanthropies, o WRI Brasil Cidades Sustentáveis prestou auxílio técnico à prefeitura de Joinville, em 2014, por meio de auditorias de segurança viária corredores de ônibus dos eixos Norte-Sul e Leste. A medida é fundamental para reduzir o risco de acidentes nos corredores e salvar vidas. Saiba mais.

 

  • QualiÔnibus - Pesquisa de Satisfação: o WRI Brasil Cidades Sustentáveis realizou na cidade a aplicação da Pesquisa de Satisfação do Programa QualiÔnibus, financiado pela FedEx. A metodologia consiste em 20 tópicos de avaliação que abrangem todos os aspectos inerentes ao funcionamento do sistema com o grande objetivo de entender melhor as necessidades dos clientes do transporte coletivo nas cidades brasileiras, além de unificar pesquisas deste tipo no país e estimular a criação de sistemas de gestão da qualidade nas cidades. Saiba mais.

 

  • Do PAC ao Plano: realizado em Joinville em duas edições ao longo de 2014, o projeto auxilia cidades de médio porte a aperfeiçoar seus projetos do PAC Médias Cidades e dá suporte à elaboração de Planos de Mobilidade Urbana sustentáveis. A metodologia criada pelo WRI Brasil Cidades Sustentáveis envolve a disseminação das melhores práticas mundiais e a discussão em grupos formados por diversas organizações locais. Dessa forma, é estimulada a colaboração entre as instituições envolvidas com os projetos e a participação popular na elaboração do plano. O projeto conta com o apoio da LARCI Brasil (Iniciativa Clima para América Latina) e da Fundação Alcoa. Saiba mais.

 

  • Aplicação dos Critérios Técnicos em projetos do PAC Mobilidade Urbana: em 2014, o WRI Brasil Cidades Sustentáveis auxiliou Joinville a qualificar os projetos do PAC Mobilidade Urbana. O trabalho foi desenvolvido com base nos Critérios Técnicos para Avaliação de Projetos de Mobilidade Urbana, uma publicação elaborada pelo Ministério das Cidades com apoio técnico do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Voltada a técnicos das cidades, da Caixa Econômica Federal e do Ministério das Cidades, visa garantir que padrões mínimos de qualidade estejam presentes nos projetos municipais. Saiba mais.

 

  • Alinhamento Estratégico: o WRI Brasil Cidades Sustentáveis promoveu, em 2014, encontro com os responsáveis pela implantação do sistema BRT em Joinville. O objetivo foi reunir técnicos, operadores e gerentes do projeto e auxiliar na identificação de oportunidades e dificuldades a serem enfrentadas pelas equipes. Saiba mais.

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se