Impacto Ambiental de Projetos de Transporte

(Foto: Mariana Gil / WRI Brasil | EMBARQ Brasil)

O setor de transportes é uma das principais fontes de emissão de gases de efeito estufa, sendo responsável por 22% das emissões globais devido ao consumo energético. A poluição atmosférica gerada pelas atividades de transportes provoca uma série de efeitos que contribuem para problemas ambientais e de saúde, afetando pessoas em todo o mundo.

O WRI Brasil Cidades Sustentáveis desenvolve estudos do impacto da poluição causada pelas externalidades do transporte urbano. O objetivo é mensurar e analisar a influência do sistema de transporte coletivo por ônibus para a qualidade do ar nas cidades brasileiras. As intervenções podem envolver a renovação da frota de ônibus, mudança para combustíveis mais limpos, adoção de sistemas de transporte mais rápidos e eficientes (BRT), entre outros.

  • Avaliação das emissões de projetos de transporte no Distrito Federal

O WRI Brasil Cidades Sustentáveis elaborou o “Inventário de poluentes atmosféricos do transporte coletivo urbano por ônibus no Distrito Federal”, uma análise do cenário antes e após a renovação de 90% da frota de ônibus do Distrito Federal, incluindo o início das operações do Expresso DF, sistema BRT (Bus Rapid Transit) da cidade.

O objetivo foi avaliar os impactos da modernização da frota sobre a qualidade do ar. A pesquisa do WRI Brasil Cidades Sustentáveis considerou os principais poluentes locais - CO, NOx, HC, MP – e o CO2, principal poluente do efeito estufa. Esses poluentes geram uma série de impactos negativos sobre a saúde humana e ao meio ambiente. 

O impacto da renovação da frota foi muito positivo para a qualidade do ar. Além disso, a ação conjunta do BRT (Bus Rapid Transit) Expresso DF, da renovação da frota dos ônibus e da reestruturação das linhas do transporte coletivo tem potencial para reduzir 55% das emissões dos gases de efeitos estufa por ano.

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se