Fortaleza (CE)

A capital do Ceará é mundialmente conhecida por suas praias, marcadas por falésias, palmeiras, dunas e lagoas. Lar para uma população estimada em 2,5 milhões de pessoas, a cidade é a quinta capital mais populosa do país. Além de um dos principais destinos turísticos brasileiro, Fortaleza tem despontado como eixo emergente para o turismo de negócios. 

Em 2015, Fortaleza foi selecionada pela Bloomberg Philanthropies para fazer parte de sua Iniciativa para a Segurança Viária Global. Desde então, a capital cearense vem trabalhando na implementação de uma série de medidas para qualificar e priorizar o transporte ativo e intensificar a segurança viária, a fim de evitar acidentes e salvar vidas no trânsito.

O WRI Brasil Cidades Sustentáveis faz parte do grupo de Mobilidade Segura e Vias Seguras da Iniciativa Bloomberg e apoia a cidade no desenvolvimento de ações de segurança viária.

  • Workshop de Redução de Velocidades: organizado como parte das atividades do grupo de Mobilidade Segura e Vias Seguras da Iniciativa Bloomberg, o workshop apresentou os impactos positivos de limites de velocidade reduzidos e a importância da manutenção, fiscalização, monitoramento e sinalização das vias no processo de implementar esses novos limites. Saiba mais.
  • Missões técnicas: com o objetivo de contribuir para a capacitação do corpo técnico da Prefeitura de Fortaleza no que diz respeito à importância do investimento em segurança viária, o WRI Brasil Cidades Sustentáveis organizou, em novembro e dezembro de 2015, duas missões técnicas para promover a troca de experiências entre a capital cearense e São Paulo e Belo Horizonte.
  • Workshop para identificar pontos críticos de segurança viária: para reduzir acidentes, é essencial conhecer os pontos onde acontecem e entender as condições da área que contribuem para essas ocorrências. Realizado em fevereiro de 2016, o workshop debateu metodologias de análise e tratamento para os “pontos críticos” de acidentes, visando à melhoria da segurança viária na cidade. Saiba mais.
  • Workshop de Desenho Seguro: realizado em abril de 2016 pelo WRI Brasil Cidades Sustentáveis, o evento reuniu técnicos da Prefeitura de Fortaleza para aprender sobre os principais elementos do desenho viário seguro e debater os benefícios da redução dos limites de velocidade. Saiba mais.

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se