Florianópolis (SC)

(Foto: Zé Paiva)

A capital de Santa Catarina abriga 421.240 habitantes entre ilha e continente. Capital de maior Índice de Desenvolvimento Humano do País (0,847), é também um dos mais populares destinos turísticos da Região Sul do Brasil graças às praias e vida noturna que movimentam o município. Além disso, é um importante polo educacional por abrigar a Universidade Federal de Santa Catarina.

A cidade conta com um total de R$ 500 milhões do PAC Mobilidade direcionados a projetos de corredores estruturantes de transporte coletivo. Desde a assinatura do Termo de Cooperação Técnica, o WRI Brasil Cidades Sustentáveis é parceira de Florianópolis. Abaixo, conheça os principais projetos desenvolvidos:

  • PLAMUS (Plano de Mobilidade Sustentável da Grande Florianópolis): o PLAMUS é um estudo contratado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, apoiado pelo BNDES, cujo objetivo é propor soluções para a melhoria da mobilidade urbana em 13 municípios da Região Metropolitana de Florianópolis. O WRI Brasil Cidades Sustentáveis presta apoio nas áreas de estudos, comunicação e participação social. Saiba mais.

 

  • Alinhamento Estratégico: com apoio financeiro da Embaixada Britânia no país, o WRI Brasil Cidades Sustentáveis vai auxiliar a cidade com a implantação de corredores estruturantes de transporte coletivo. Para qualificar todas as etapas de execução, o WRI Brasil Cidades Sustentáveis conduzirá alinhamentos estratégicos com os atores envolvidos. Técnicos, operadores e gerentes do projeto definirão etapas, oportunidades e dificuldades a serem enfrentadas pelas equipes. Saiba mais.

 

  • Aplicação dos Critérios Técnicos em projetos do PAC Mobilidade Urbana: Em 2014, o WRI Brasil Cidades Sustentáveis auxiliou Florianópolis a qualificar os projetos do PAC Mobilidade Urbana. O trabalho foi desenvolvido com base nos Critérios Técnicos para Avaliação de Projetos de Mobilidade Urbana, uma publicação elaborada pelo Ministério das Cidades com apoio técnico do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Voltada a técnicos das cidades, da Caixa Econômica Federal e do Ministério das Cidades, visa garantir que padrões mínimos de qualidade estejam presentes nos projetos municipais. Saiba mais.

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se