Desenvolvimento Habitacional Sustentável

(Foto: Mariana Gil / WRI Brasil | EMBARQ Brasil)

O WRI Brasil Cidades Sustentáveis trabalha para que as cidades previnam e solucionem seus problemas de mobilidade também através da adoção de medidas de planejamento e gestão urbana. O Desenvolvimento Urbano Orientado ao Transporte Sustentável busca a qualificação urbanística de novos empreendimentos no país, especialmente aqueles realizados através do programa Minha Casa Minha Vida, a partir da ótica da mobilidade sustentável e escala humana. O objetivo é mudar o paradigma de cidades “3D” – distantes, dispersas e desconectadas – para cidades “3C” – compactas, coordenadas e conectadas.


Rio Grande (Foto: Mariana Gil / WRI Brasil Cidades Sustentáveis)

Distantes de serviços, oportunidades de trabalho, educação e lazer, comunidades monofuncionais impõem aos moradores uma perda excessiva de tempo com deslocamentos diários. A tendência “3D” caminha em direção contrária ao desenvolvimento de cidades densificadas, funcionais e harmoniosas.


Rio Grande (Foto: Mariana Gil / WRI Brasil Cidades Sustentáveis)

Para auxiliar na organização dos projetos urbanos, o WRI Brasil Cidades Sustentáveis também auxilia as cidades a planejar a gestão dos mesmos por meio de alinhamentos estratégicos. O encontro técnico reúne os diferentes atores envolvidos em um momento de debate, análise e programação das ações, recursos, identificação e mitigação de riscos e atribuição de responsabilidades. A metodologia permite que o projeto seja pensado e executado de maneira organizada, dando atenção às necessidades locais. 


(Foto: Mariana Gil / WRI Brasil Cidades Sustentáveis)

 


  • Rio Grande (RS) - Projeto Minha Casa Minha Vida

As ações previstas para o projeto foram pensadas para catalisar e ajudar na implementação de soluções sustentáveis de mobilidade urbana nos empreendimentos habitacionais previstos em Rio Grande (RS). Viabilizados pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, e financiados pela Caixa, por meio do programa Minha Casa Minha Vida, os projetos preveem a colaboração técnica do WRI Brasil Cidades Sustentáveis nas áreas de mobilidade, desenvolvimento urbano, acessibilidade e articulação dos atores envolvidos.


(Foto: Mariana Gil / WRI Brasil Cidades Sustentáveis)

O Projeto Junção vai beneficiar 1.297 famílias através da modalidade entidades, com 5 cooperativas habitacionais responsáveis pelo empreendimento. O projeto encontra-se em fase de elaboração. Outro empreendimento, em fase de chamamento público da Prefeitura Municipal será no Bairro Cidade de Águeda e deverá contemplar 2.883 famílias. Nesses projetos, a participação do WRI Brasil Cidades Sustentáveis tem como metas melhorar a qualidade e a eficiência do sistema de circulação e transporte e dos espaços públicos, promover a acessibilidade e a segurança viária, aprimorar o parcelamento e uso do solo, a saúde e segurança públicas, além de reduzir impactos ambientais.


(Foto: Mariana Gil / WRI Brasil Cidades Sustentáveis)

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se