Capacitação em Engenharia de Segurança Viária

(Foto: NYCDOT)

O conhecimento dos profissionais que trabalham com mobilidade pode salvar vidas no trânsito. Com o intuito de mostrar a importância de bons projetos e aprimorar o trabalho de técnicos responsáveis pelos projetos viários, o WRI Brasil Cidades Sustentáveis promove cursos de capacitação técnica com enfoque na segurança das vias.

As atividades são ministradas por especialistas responsáveis pelo desenvolvimento e análise de projetos de diversos países. As aulas são estruturadas em exposições teóricas e exercícios práticos, que orientam profissionais do setor público e privado, além de estudantes que trabalham e se interessam pelo tema.

A capacitação conta com o apoio da Fundação Bloomberg através do Bloomberg Global Road Safety Program. A instituição investe em projetos mundiais de prevenção de mortes no trânsito e de promoção da saúde através da adoção de soluções sustentáveis no transporte urbano.

Para servir de guia aos participantes, o WRI Brasil Cidades Sustentáveis desenvolveu um manual de segurança viária especialmente para a capacitação.

Clique aqui para baixar o material completo.

 

Cursos já realizados

  • Workshop Auditoria de Segurança Viária – Porto Alegre – setembro 2011

O especialista internacional Philip Gold ministrou o Workshop de Auditoria de Segurança Viária, na Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, em setembro de 2011. Participaram alunos, professores e profissionais da área.

O workshop mesclou exposições teóricas e atividades práticas. O consultor apresentou exemplos de vias bem construídas, debateu temas de mobilidade e levou os alunos a analisar as condições de vias específicas da capital gaúcha.


  • Curso de Engenharia de Segurança Viária – Belo Horizonte – setembro 2011

Visando trazer mais segurança ao sistema viário da capital mineira, o WRI Brasil Cidades Sustentáveis promoveu em parceria com a Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS) o Curso de Engenharia de Segurança Viária, em setembro de 2011. O curso foi ministrado em Belo Horizonte por Carsten Wass, auditor certificado com PhD em Segurança Viária. O curso foi destinado a técnicos da BHTRANS que trabalham com tratamento de locais com alta incidência de acidentes e com a elaboração de projetos viários.

Durante uma semana, foram apresentados conceitos e boas práticas de engenharia de segurança viária para a identificação de pontos críticos e para o desenvolvimento de projetos para o tratamento destes. A metodologia do curso abrangia exposições teóricas e exercícios práticos, que incluíam a análise técnica e proposição de soluções para pontos críticos da cidade.

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se