BRTData - Observatório Centro de Excelência BRT

(Foto: Mariana Gil / WRI Brasil | EMBARQ Brasil)

Em abril de 2012, foi lançado o mais completo banco de dados sobre sistemas Bus Rapid Transit (BRT) e corredores de ônibus do mundo, o BRTdata.org. A plataforma foi desenvolvida pelo Across Latitudes and Cultures - Bus Rapid Transit (ALC-BRT), um centro de excelência (CoE) em BRT, e pelo WRI, com colaboração da Associação Latino-Americana de Sistemas Integrados e BRT (SIBRT) e a Agência Internacional de Energia (IEA).

O WRI Brasil Cidades Sustentáveis é responsável pela manutenção e atualização do observatório online do ALC-BRT CoE. As atividades incluem a coleta, confirmação da autenticidade dos dados, análise e benchmarking das características físicas e operacionais de sistemas prioritários de ônibus em operação no mundo. No total, já foram coletadas informação de 385 corredores em 190 cidades de 42 países, somando 4.991 km de faixas com prioridade ao ônibus (informações de fevereiro de 2015). Juntos, os corredores catalogados atendem 31,6 milhões de usuários diariamente.

São coletadas informações sobre 116 indicadores dentro de diferentes categorias, que englobam desde dados gerais sobre população da cidade e demanda por transporte público até número de estações, presença de integração tarifária e tipo de pavimento dos corredores.

Clique aqui e tenha acesso às informações mais completas sobre os sistemas BRT ao redor mundo.


BRT MOVE, em Belo Horizonte (Foto: Mariana Gil / WRI Brasil Cidades Sustentáveis)

  Sobre o ALC-BRT

Across Latitudes and Cultures - Bus Rapid Transit (ALC-BRT) é um centro de excelência (CoE) em BRT com sede em Santiago no Chile e financiado pela Fundação Volvo de Pesquisa e Educação (VREF). Os integrantes do CoE são: WRI, a Pontificia Universidad Católica de Chile, a Technical University of Lisbon, o Massachusetts Institute of Technology e The University of Sydney.

O CoE ALC-BRT trabalha para identificar elementos que são transferíveis entre os sistemas BRT, existentes e futuros, e os elementos que são específicos de cada projeto. O objetivo principal do CoE é desenvolver um novo panorama para concepção, planejamento, financiamento, implementação e operação de sistemas BRT em diferentes áreas urbanas.

Desse modo, reúne dados para orientar de maneira clara e coerente os tomadores de decisão sobre quando e como os projetos podem efetivamente melhorar a mobilidade e a acessibilidade das cidades.

 

  BRT e corredores de ônibus no mundo

Baseado nos dados presentes no BRTdata.org, o WRI Brasil Cidades Sustentáveis elaborou uma apresentação que aponta, de maneira objetiva, o atual panorama do BRT e de corredores de ônibus pelo mundo, abrangendo extensão, demanda e número de cidades nas quais opera. Além disso, o documento contempla dados de cidades que planejam a expansão de seus sistemas ou que possuam projetos de implantação. Também foi elaborado um gráfico com a evolução do número de cidades que adotaram alguma forma de priorização de transporte de ônibus e a evolução da extensão desses corredores.

Clique aqui para fazer o download da apresentação sobre os BRT e corredores de ônibus pelo mundo.
Atualizada em 09/06/2016.


TransMilenio, em Bogotá (Foto: Mariana Gil / WRI Brasil Cidades Sustentáveis​)

  Pesquisas desenvolvidas

Através da análise dos dados coletados no BRTdata.org, a equipe do WRI Brasil Cidades Sustentáveis trabalha no desenvolvimento de pesquisas para apontar inovações e tendência nos sistemas de corredores de ônibus e BRT. Estas pesquisas são publicadas nos principais congressos sobre o tema.

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se