Belo Horizonte (MG)

(Foto: Mariana Gil/ WRI Brasil Cidades Sustentáveis)

A capital mineira tem uma população de 2,4 milhões de habitantes, sendo o sexto município mais populoso do Brasil. Cercada pela Serra do Curral, Belo Horizonte foi indicada pelo Population Crisis Commitee, da Organização das Nações Unidas, como a metrópole com melhor qualidade de vida na América Latina e ficou na 45ª posição entre as 100 melhores cidades do mundo. A cidade também exibe o diploma de "Cidade Modelo na Área Ambiental", com seus 32 metros quadrados de área verde por habitante, o triplo do índice recomendado pela Organização Mundial de Saúde.


View Larger Map

Desde a assinatura do Termo de Cooperação Técnica, em 2010, o WRI Brasil Cidades Sustentáveis é parceiro da capital mineira e trabalha para qualificar e tornar mais sustentável o mais novo sistema de transporte coletivo da cidade, o BRT MOVE. Conheça as principais ações desenvolvidas:

  • Auditorias de Segurança Viária: com o apoio da Bloomberg Philanthropies, o WRI Brasil Cidades Sustentáveis prestou auxílio técnico à Prefeitura de Belo Horizonte por meio de Auditorias de Segurança Viária nos projetos de corredores BRT da cidade. Os trechos auditados foram o Antônio Carlos / Pedro I; Cristiano Machado, e o Pedro II / Carlos Luz. 60% das sugestões por mais segurança foram acatadas. A medida é um passo fundamental para reduzir o risco de acidentes e salvar vidas. Saiba mais.

 

  • Workshop de Marketing BRT: entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro de 2011, o WRI Brasil Cidades Sustentáveis e a BHTrans reuniram cerca de 140 participantes para ouvir e debater o marketing aplicado aos sistemas BRT. As palestras apresentaram experiências de sucesso, ministradas por especialistas do Brasil, México, Colômbia e Estados Unidos. O workshop foi transmitido pela twitcam @WRIcidades, o que proporcionou a participação ao vivo de internautas de diversas parte do mundo. Saiba mais.

 

  • Alinhamentos Estratégicos: entre 2010 e 2014, o WRI Brasil Cidades Sustentáveis promoveu encontros com a equipe responsável pela implantação do sistema BRT MOVE em Belo Horizonte. O objetivo foi colocar em um mesmo ambiente técnicos, operadores e gerentes do projeto afim de rever riscos e oportunidades para lançamento e operação bem sucedidos do sistema. Saiba mais.

 

  • SimBRT: em 2011, o Simulador de projetos BRT do WRI Brasil Cidades Sustentáveis foi utilizado para testar e aprimorar o funcionamento do corredor Antonio Carlos, na parte central da cidade, onde se localiza o chamado Rotor do Hipercentro. O corredor tem uma extensão de 16 km e atende a uma demanda máxima de 20 mil passageiros/hora/sentido. Saiba mais.

 

  • Estudo de Exposição Pessoal: em novembro de 2011, o WRI Brasil Cidades Sustentáveis realizou o estudo de exposição pessoal a material particulado fino (PM2.5) e dióxido de nitrogênio nas Avenidas Paraná e Santos Dumont, área central de capital mineira onde haverá corredores BRT. Os dados recolhidos foram armazenados para, após o inicio das operações do BRT, serem comparados com a futura aferição que será realizada nos mesmos locais e pelo mesmo período da pesquisa. Saiba mais.

 

  • Capacitação em Engenharia de Segurança Viária: com o apoio do WRI Brasil Cidades Sustentáveis, a Secretaria Municipal de Saúde e a BHTrans realizaram o workshop de Auditoria de Segurança Viária, com o consultor dinamarquês Carsten Wass. O evento marcou a abertura da programação oficial das ações da capital mineira em incentivo à Década de Ação pela Segurança no Trânsito da ONU, lançada em 11 de maio de 2011. Saiba mais.

 

  • QualiÔnibus - Segurança em Primeiro Lugar: em uma força-tarefa para diminuir o número de incidentes com ônibus, o WRI Brasil Cidades Sustentáveis realizou uma pesquisa e um treinamento de boas práticas de segurança viária entre agências e operadores de transporte em Belo Horizonte. O projeto, financiado pela FedEx, teve o objetivo de estimular a preocupação com a segurança viária, a partir da gestão interna e do treinamento de motoristas para reduzir o número de incidentes envolvendo ônibus urbanos nos países latino-americanos. Saiba mais.

 

  • QualiÔnibus - Dia Um de Operação: aprender com experiências internacionais de cidades que operam sistemas BRT é fundamental. O WRI Brasil Cidades Sustentáveis reuniu especialistas em inaugurações de sistemas BRT icônicos, como TransMilênio em Bogotá e TranSantiago no Chile, para compartilharem erros e acertos enfrentados durante os primeiros dias de operação. O workshop resultou na elaboração de manuais de operação e planos de contingência para o BRT MOVE. Saiba mais.

 

  • SOLUTIONS: BH integra o projeto SOLUTIONS, uma iniciativa da União Europeia que conta com apoio do WRI Brasil Cidades Sustentáveis, de fomento à troca de experiências em mobilidade urbana sustentável entre cidades. O objetivo é implantar soluções inovadoras com base em seis pilares: transporte público, infraestrutura de transportes, logística urbana, planos de mobilidade urbana, gestão das redes de mobilidade urbana e veículos não poluentes. Saiba mais.

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se