Alinhamento Estratégico para Planos de Mobilidade Urbana

Dia foi de trabalho coletivo em Anápolis. (Foto: Maria Fernanda Cavalcanti / EMBARQ Brasil)

Desde 2012, com a aprovação da Lei 12.587/2012 que institui a Política Nacional da Mobilidade Urbana, os municípios acima de 20 mil habitantes são obrigados a desenvolver seus planos de mobilidade para garantir recursos de financiamento do governo federal a projetos de mobilidade. O Alinhamento Estratégico para Planos de Mobilidade Urbana tem como objetivo fornecer diretrizes e suporte técnico à elaboração dos planos.

A metodologia criada pelo WRI Brasil Cidades Sustentáveis envolve a disseminação de conceitos e melhores práticas mundiais, fomentando a discussão em grupos formados por diversas organizações locais, tanto governamentais quanto de representantes da sociedade. Através de um roteiro com os sete principais passos para a elaboração dos planos de mobilidade, os participantes são direcionados a pensar em uma visão da cidade que se deseja construir, considerando e ajustando o plano em desenvolvimento.

Através de workshops e do acompanhamento das atividades locais, o alinhamento estimula a colaboração entre os diversos departamentos das prefeituras para alinhar planos de transporte, habitação, saneamento e educação. Representantes dos mais diversos setores são convidados a participar dos encontros procurando garantir a efetiva participação popular na elaboração dos planos de mobilidade desde a sua concepção.

O projeto tem o apoio financeiro da CIFF – Children’s Investment Fund Foundation.

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se