Identificar riscos climáticos e vulnerabilidades para ajudar líderes a agir e tornar suas cidades mais resilientes.

A área prática de Resiliência Urbana Climática representa a interseção entre o WRI Ross Centro para Cidades Sustentáveis e a Iniciativa de Vulnerabilidade e Adaptação do World Resources Institute. Trabalhamos com cidades a fim de identificar seus riscos climáticos e vulnerabilidades e ajudamos líderes a agir para tornar suas cidades mais resilientes.

Construir resiliência às mudanças climáticas é complexo, particularmente em cidades em rápida expansão. Os impactos das mudanças climáticas variam entre as diversas cidades em função de fatores como geografia local e meio ambiente, bem como características sociais, políticas e econômicas.

Apesar desses desafios, cidades ao redor de todo mundo têm atingido um ponto de inflexão, e a resiliência está consolidada em suas agendas. Colaboramos com um leque de stakeholders em municípios de todo mundo para identificar oportunidades nas seguintes categorias:

  • Criar planos municipais de resiliência;
  • Integrar a resiliência aos planos diretores;
  • Integrar a resiliência em planos setoriais ou projetos específicos.

Atuamos em Mumbai (Índia), Rio de Janeiro e Porto Alegre (Brasil). Após estruturar, com sucesso, a resiliência nessas cidades, pretendemos atuar em mais cidades e ampliar nossos esforços através de governos estaduais, nacionais e redes globais de cidades. 

 

Foto: Betina Carcuchinski​/PMPA 

Especialistas

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se