Curitiba (PR)

(Foto: Mariana Gil/ WRI Brasil Cidades Sustentáveis)

Lar para 1,8 milhão de habitantes, Curitiba é reconhecida por apresentar um dos melhores índices de área verde do Brasil, com 52 metros quadrados per capita. É também berço dos sistemas BRT (Bus Rapid Transit), concebidos na década de 1970 pelo então prefeito Jaime Lerner. Pela qualidade de vida, a cidade acumula prêmios como “Cidade Verde”, obtido durante a Rio+20, e o prêmio internacional Hermès de Inovação 2014.


View Larger Map

A Prefeitura e o WRI Brasil Cidades Sustentáveis assinaram Termo de Cooperação Técnica em 2007, e desde então vêm trabalhando em parceria para qualificar a Rede Integrada de Transporte (RIT) de Curitiba. Conheça as principais ações desenvolvidas:

  • QualiÔnibus - Pesquisa de Satisfação: o WRI Brasil Cidades Sustentáveis realizou a aplicação-piloto da Pesquisa de Satisfação do Programa QualiÔnibus, financiado pela FedEx. A metodologia consiste em 20 tópicos de avaliação que abrangem todos os aspectos inerentes ao funcionamento do sistema com o grande objetivo de entender melhor as necessidades dos clientes do transporte coletivo nas cidades brasileiras, além de unificar pesquisas deste tipo no país e estimular a criação de sistemas de gestão da qualidade nas cidades. Saiba mais.

 

  • Inspeção de Segurança Viária: Em 2011, foi realizada inspeção de segurança viária em dois eixos da RIT de Curitiba: o Eixo Sul, que compreende cerca de 9,7 km de extensão, e o Eixo Boqueirão, de 10,7 km de extensão. Além da elaboração de um relatório de recomendações, o trabalho também contribuiu para a publicação “Segurança Viária em Corredores de Ônibus”, da rede EMBARQ. Saiba mais.

 

  • SOLUTIONS: Curitiba integra o projeto SOLUTIONS, uma iniciativa da União Europeia que conta com apoio do WRI Brasil Cidades Sustentáveis, de fomento à troca de experiências em mobilidade urbana sustentável entre cidades. O objetivo é implantar soluções inovadoras com base em seis pilares: transporte público, infraestrutura de transportes, logística urbana, planos de mobilidade urbana, gestão das redes de mobilidade urbana e veículos não poluentes. Saiba mais.

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se