Impacto

O WRI Brasil Cidades Sustentáveis atua em escala global através de escritórios do WRI no México, Índia, Turquia, China e Estados Unidos. O trabalho é desenvolvido junto a governantes, parceiros multilaterais e setor privado para realizar mudanças práticas e, ao mesmo tempo, influenciar o cenário político em nível local e nacional. O impacto de todos os projetos relacionados a meios de transporte, bicicletas, pedestres e desenvolvimento urbano é medido por meio de cinco indicadores-chave de performance que são atualizados regularmente ao longo do ano. As figuras abaixo mostram o impacto cumulativo desde 2005, quando o acompanhamento foi iniciado. Para saber mais, leia sobre como os cálculos são feitos.






Cálculos

As figuras acima representam o acumulado dos impactos anuais desde 2005. Novos projetos passam a ser considerados nesses cálculos a cada ano, e o impacto tende a crescer ao longo do tempo à medida que projetos aplicados in loco ganham em ímpeto. Dados são coletados de forma colaborativa pelo trabalho em cooperação com governos locais, líderes de negócios, operadores de transporte e outros atores relevantes. Abaixo, estão comentários específicos sobre a metodologia utilizada em cada um dos cálculos.

Emissões de CO2 reduzidas:

Para todos os projetos, espera-se que a redução nas emissões de gases de efeito estufa seja atingida de três  maneiras: diminuindo os quilômetros rodados por veículo por meio de viagens motorizadas mais curtas ou totalmente evitadas; transferindo os deslocamentos de modais com alto índice de emissão para meios mais limpos; e reduzindo a emissão por quilômetro rodado através de melhorias na eficiência energética e do uso de combustíveis e tecnologias com baixo índice de emissão.

Pessoas atendidas:

O número de pessoas atendidas representa o total de usuários diários de um projeto, sejam passageiros de BRT, ciclistas utilizando uma nova ciclovia ou moradores de uma área urbana revitalizada. Esse número indica o total de pessoas atendidas pela por projetos que o trabalho conjunto da rede ajudou a desenvolver direta ou indiretamente. Por exemplo, se a organização participou de metade do processo de planejamento de um projeto de moradia, apenas metade dos moradores são contados. Além disso, usuários podem ser contados mais de uma vez. Esses dados são coletados com a colaboração dos governos locais e de operadores de trânsito.

Tempo economizado:

O indicador de tempo economizado reflete o total da redução no tempo de deslocamento (incluindo o acesso ao sistema, a espera, a viagem em si e as conexões) de todos os usuários em decorrência do aumento da velocidade, da diminuição no número de conexões necessárias e/ou da melhora na frequência do serviço.

Vidas salvas:

Nossa metodologia para calcular as vidas salvas é composta por três fatores principais: redução das fatalidades no trânsito, aumento da atividade física e diminuição da exposição a material particulado. Nas fatalidades no trânsito, estão incluídos motoristas, pedestres e ciclistas, e o indicador é resultado tanto da redução do número de veículos na estrada para minimizar o risco quanto da implantação de infraestrutura adequada à segurança viária. O aumento na prática de atividade física é o primeiro resultado do incentivo ao transporte não motorizado, em particular a bicicleta e a caminhada. Por fim, a redução da exposição a material particulado decorre de dois pontos-chave: menos veículos nas ruas e melhorias nas tecnologias e eficiência dos combustíveis.

Investimento levantado:

Nesse indicador, são considerados os recursos externos investidos em projetos de transporte e desenvolvimento urbano sustentável que não teriam sido investidos sem a nossa intervenção ou participação. Se o investimento em um projeto teria acontecido sem o WRI Brasil Cidades Sustentáveis, mas nós estamos participando para melhorar a qualidade desse projeto, o valor do investimento levantado inclui a proporção do custo do projeto em que nós atuamos. Esses custos podem incluir o planejamento do projeto, capital, mão de obra, comunicação e marketing e iniciativas para a educação do usuário.

Para mais informações sobre nossos dados, por favor entre em contato com Erin Cooper, Analista de Pesquisa.

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se

Blogs